SóProvas


ID
1627318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) o próximo item.

O quadro de instabilidade gerado pela Grande Guerra de 1914, com o país, embora vencedor, se sentindo ludibriado pelos aliados mais poderosos, levou os fascistas de Benito Mussolini ao poder na Itália, em 1922. A Marcha sobre Roma pretendeu ser uma demonstração de força do partido e de seu líder supremo, que acabou sendo convidado pelo rei para assumir a condução do governo italiano.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    "Como o primeiro dos déspotas destes regimes, Benito Mussolini, “Il Duce”, gabou-se por vinte anos de ter tomado o poder através da força, pela revolução, materializada em sua altamente propagandeada “Marcha sobre Roma”. Mussolini, contudo, foi trazido ao poder por vias inteiramente legais – foi convidado pelo rei Vittorio Emanuele III para formar um novo governo, com o posto de Primeiro-Ministro – em 30 de outubro de 1922."


    Fonte: Livro Mussolini e a Ascensão do Fascismo



  • Depois Mussolini derruba o Rei Vitor e se alia a Hittler...e depois vocês já sabem.

  • Que acabou sendo convidado?Não tinha sido golpe?
     

  • Convidado?

  • Gab.: Certo

    O objetivo da Marcha sobre Roma era pressionar o rei italiano para que ele nomeasse Benito Mussolini ao cargo de primeiro-ministro da Itália. Os fascistas pensavam que, caso fosse necessário, o poder seria tomado à força por meio de um golpe. Se essa saída tivesse sido utilizada, muito provavelmente, as forças italianas trucidariam os mal-armados grupos de fascistas. De toda forma, o fascismo alcançou legalmente o poder.

  • pensei que era 1919.. PMAL 2020 FOCO

  • Em outubro de 1922, com um público amplo e heterogêneo, num comício, Mussolini sentenciou: “Ou nos entregam o governo ou nós o tomaremos marchando sobre Roma”. Poucos dias depois, Mussolini, com o apoio de seus seguidores fascistas, iniciou uma exibição de força para intimidar o rei Vitorio Emanuel III. O evento ficou conhecido como a MARCHA SOBRE ROMA e tinha o objetivo maior de fazer Mussolini ascender e tomar o poder central.

    Alguns parlamentares exigiram que o Exército defendesse o governo contra um golpe fascista. O rei, porém, apenas um dia depois da Marcha, nomeou Mussolini primeiro-ministro, acreditando que assim salvaria a Itália. Na ocasião, os fascistas tinham apenas 35 das 535 cadeiras no Parlamento, o que, em tese, obrigaria Mussolini a conviver com antifascistas.

    Resposta: Certo

  • "pensei que era 1919.. PMAL 2020 FOCO"

    Não é proibido, mas é curioso essa necessidade dos aspirantes às polícias de externar suas intenções...

  •  e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão.

    Engraçado: Hitler e Mussolini integravam partidos socialistas, não entendo o entendimento da banca em adotar no texto que ambos eram de direita.

    Ou melhor, nem deveriam adotar este termo. Mas pelo período da prova, fica bem fácil saber o motivo.