SóProvas


ID
1632418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em observância aos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma empresa resolveu implantar projeto de coleta seletiva e encaminhamento à reciclagem dos resíduos sólidos gerados em seus escritórios. Esses resíduos constituem-se, primordialmente, de papéis, copos descartáveis e resíduos orgânicos do refeitório. Para a eficácia desse projeto, lixeiras de coleta seletiva foram espalhadas por toda a área da empresa, e o conselho responsável pela implantação do projeto iniciou campanha educativa junto aos seus funcionários.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Conforme padrão empregado em coleta seletiva, as lixeiras de cor verde receberão maior quantidade de resíduos na referida empresa.

Alternativas
Comentários
  • As lixeiras de cor verde são para coleta de vidro.

    ERRADA
  • Papel - AZUL. Plástico - VERMELHO. Resíduos orgânicos - MARROM. Daria pra marcar a assertiva como errada mesmo sem saber as cores específicas para cada tipo de resíduo. É só atentar para o fato de o texto se referir a 3 tipos de resíduos diferentes como sendo primordiais, sem estabelecer qual deles representa a maior parcela, então não se pode afirmar que apenas as lixeiras de uma cor (ainda que adequada para um dos tipos de resíduos) receberão a maior quantidade de resíduos.

  • Gabarito: Errado

    Considerando os resíduos gerados no escritório, na coleta seletiva, as seguintes lixeiras receberão maior quantidade de resíduos:

    Azul- Papel/papelão

    Vermelho- plástico

    Marrom- orgânicos.

    A questão sugere que as lixeiras verdes receberão a maior quantidade de resíduos, o que é errado, já que verde é para vidros.

    Para quem quiser se aprofundar: Resolução CONAMA 275.

  •  Padrão de cores (pág. 41)

     A coleta é efetuada por diferentes tipologias dos resíduos sólidos, segundo a Resolução CONAMA no275 de 25 de abril de 2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. 

     

    AZUL: papel/papelão;

    VERDE: vidro;

    PRETO: madeira;

    BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

    MARROM: resíduos orgânicos;

    VERMELHO: plástico;

    AMARELO: metal;

    LARANJA: resíduos perigosos;

    ROXO: resíduos radioativos;

    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

    Gabarito: Errado.

    Fonte: colega do QC (Gabriel Gomes).