SóProvas


ID
1634278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                  

O Globo, Planeta Terra, mar/2010, p. 3



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Cientistas demonstram preocupação com as variações climáticas que envolvem o planeta nos últimos tempos, conferindo especial destaque ao fenômeno do aquecimento global.




Alternativas
Comentários
  •   O principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados ao aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esse grupo de especialistas reitera que o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos é causado, principalmente, pela ação humana não sustentável, ou seja, que não se preocupa com a preservação dos recursos e do meio ambiente para as próximas gerações. A intensificação do efeito estufa, decorrente da permanência de práticas como queimadas e desmatamento, dá forças ao fenômeno de aquecimento global.

       Atualmente, a preocupação sobre o tema está na pauta da comunidade internacional. Em dezembro, será realizada em Paris uma grande conferência internacional (a COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes em relação à diminuição da emissão de gases de efeito estufa.


    Resposta: CERTO
  • O principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados ao aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esse grupo de especialistas reitera que o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos é causado, principalmente, pela ação humana não sustentável, ou seja, que não se preocupa com a preservação dos recursos e do meio ambiente para as próximas gerações. A intensificação do efeito estufa, decorrente da permanência de práticas como queimadas e desmatamento, dá forças ao fenômeno de aquecimento global.
      Atualmente, a preocupação sobre o tema está na pauta da comunidade internacional. Em dezembro, será realizada em Paris uma grande conferência internacional (a COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes em relação à diminuição da emissão de gases de efeito estufa.  A questão está correta. 


  • Questão antiga, mas ainda atual. Aliás, ao se tratar de questões sobre meio ambiente, sustentabilidade e aquecimento global, infelizmente o conteúdo não costuma variar muito...

    (...) Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superfície aumentou cerca de 0,74ºC, nos últimos cem anos. Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um acréscimo médio da temperatura global de 2ºC a 5,8°C, segundo o 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007.

    Em resumo, a primeira parte do 4º relatório do IPCC, que compila os estudos sobre base científica da mudança do clima, considera o aquecimento global um fenômeno inequívoco e, muito provavelmente, causado pelas atividades antrópicas. A comunidade científica tem tido um papel importante para subsidiar os países em sua tomada de decisão, fornecendo projeções da mudança do clima sob diferentes cenários futuros, dentro de margens de erro aceitáveis, indicando desafios e apontando oportunidades.

    Efeito estufa e aquecimento global - Ministério do Meio Ambiente.

    Fonte: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global

  • Na minha opinião a questão ficou meia controversa, pois fala que Cientistas demonstram preocupação com as variações climáticas em especial aquecimento global, sendo que boa parte deles nem se quer acredita em aquecimento global, generalizou.

  • errei pq achei que estava extrapolando do texto.