SóProvas


ID
1640512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      Basicamente, existem dois tipos de pólvora: a pólvora negra e a pólvora sem fumo. Quase todas as armas de fogo modernas usam a pólvora sem fumo. A pólvora negra, classificada como explosivo, é composta por enxofre, carvão e nitrato de potássio. Entre as várias reações que ocorrem na explosão da pólvora negra, a mais simples está descrita pela seguinte equação química:

2KNO3(s) + S(s) + 3C(s)-> K2S(s) + N2(g) + 3CO2(g).

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

O nitrato reage com a água conforme a reação NO3 – + H2O -> 6 HNO3 + OH , aumentando significativamente o pH da solução formada, haja vista que o caráter básico do OH– é mais forte que o caráter ácido do NO3 – .


Alternativas
Comentários
  • HNO3 é ácido forte, logo tende a ficar ionizado 

  • NO3 é uma base fraca, logo não tem força pra tirar um próton da água.

  • Gente, a questão também não estaria errada por causa da falta dos coeficientes estequiométricos? Não está balanceada. 

  • O principal motivo do erro aí é que, após balancear, sobram 3 moles OH- "contra"  6 moles de HNO3. Logo, haverá mais HNO3 do que OH- na solução final, sacramentando o caráter ácido. Não tem a ver com um ser mais forte que o outro.

  • Como o Danillo disse, o nitrato tende a ficar ionizado, logo não haveria esse aumento significativo do pH

  • Eu pensei da seguinte forma: o NO3- , de acordo com a questão, é derivado do sal KNO3, que é um sal derivado de ácido forte e base forte, sendo portanto, um sal neutro. Sal neutro derivado de ácido forte e base forte não sofre hidrólise e o pH é neutro.