SóProvas


ID
1642387
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato (2014), com relação às novas abordagens da administração, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B).  A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:17

    1. Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira? 2. Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho. 3. Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe. 4. Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “quê” e o “porquê” e não o “como” do processo. 

    16 Michael Hammer & James Champy, Reengenharia: Revolucionando a Empresa, Rio de Janeiro, Campus, 1994.

    17 Michael Hammer & James Champy, Reengenharia, op. cit., p. 37-38.

    18 Michael Hammer & James Champy, Reengenharia, op. cit., p. 51-65.


  • Segundo CHIAVENATO (2014) 

    a) O erro da alternativa está em dizer que: "o gerenciamento da qualidade total além de evitar o enxugamento (downsizing)". Chiavenato explica que a qualidade total provocou o enxugamento (downsizing) dos Departamentos de Controle de Qualidade (DCQ) e sua descentralização para o nível operacional. (Pag 590)  

    b) CORRETA. Trata-se de uma das 9 consequências da reengenharia para organização. (Pag 592)

    c) O erro da alternativa está em dizer que: " subjetiva para a fixação de metas e objetivos." O benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar oportunidades de mudanças dentro da organização. A meta é definir objetivos de gestão e legitimá-los por meio de comparações externas. (Pag 594)

    d) Capital Intelectual é considerado ativo intangível.

    e) Na Era da Informação, o capital financeiro cede o trono para o capital intelectual. (Pag 579)

  • Reengenharia

    "A reengenharia se fez por meio de uma nova concepção de organização baseada não mais na estrutura vertical e hierárquica, mas no foco nos processos organizacionais, fazendo com que a antiga visão verticalizada fosse substituída por uma visão horizontalizada. O organograma foi deitado de lado. A base fundamental da reengenharia foi a substituição de departamentos isolados por equipes multifuncionais de processos, como veremos adiante."

    A Era da Informação:

    Mudança e Incerteza

    "A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos. Essa jovem senhora é um produto típico do século XX. No decorrer do século, ela passou por grandes transformações. Agora, está enfrentando a forte turbulência da Era da Informação. o começo da década de 1990 marca o surgimento da Era da Informação, graças ao tremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação. Na Era da Informação, o capital financeiro cede o trono para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante."

    CHIAVENATO