SóProvas


ID
1645486
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais.

( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade.

( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola.

( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Colegas, comentem! Apesar de acertar não sei exatamente o erro da questão.

  • Essas questões sobre interdisciplinaridade são sempre um balaio de gatos e não há estudo no mundo que garanta que a pessoa vai acertar. As opções são geralmente esquizofrênicas. Então, eu pensei assim:

    Primeira lacuna: V:  tudo bonitinho, não tem nenhum erro aparente; então, aparentemente, é verdadeira.

    Segunda lacuna: ?: achei forte demais dizer que projetos dissociados "não geram resultados efetivos". Por uma questão de bom senso, eu diria que está errado, mas não se trata realmente de bom senso. Então deixei em branco até ler as outras lacunas.

    Terceira lacuna: F: lógica cartesiana? Essa gente transversal, multidisciplinar e inter-disciplinar-pós-qualquer coisa e contrária à "educação bancária" deve achar que lógica cartesiana é um horror. Imaginem só: rigor lógico na escola! É falsa. 

    Quarta lacuna: F: agora, só tem uma opção com V-x-F-x; então essa deve ser falsa. É falsa por dizer "procedimentos que podem ser generalizados para qualquer contexto social": quer dizer, quem escreveu quis exagerar a ideia de generalização.

    E acredito que muitas das questões sobre interdisciplinaridade, plano nacional de educação, idealismos lunáticos sobre educação - ex: currículo em movimento - são respondidas com esse "método". 

  • GABARITO D- VVFF

    VISÃO CARTESIANA - ERRADO