SóProvas


ID
1647424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação pública e da opinião pública, julgue o próximo item.

A atuação da mídia na formação da opinião pública é limitada, já que o processo de agendamento do público acontece na relação entre os próprios indivíduos, sem necessidade de intermediação.

Alternativas
Comentários
  • A origem do conceito de agendamento está no pensamento de Walter Lippman. Jornalista norte-americano de grande atuação em pesquisas de opinião nos Estados Unidos da primeira metade do século passado, Lippman constituiu uma das mais respeitadas obras de estudos da cultura de massa e opinião pública da época, com ressonância até hoje. Para ele, " a notícia não é um espelho das condições sociais, mas um relato de um aspecto que se impôs". É seguindo esta linha de pensamento , que o autor aproxima os conceitos de notícia e opinião pública.

    A Teoria do Agendamento pressupõe que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados.
  • Cuidado:

    A Teoria do Agendamento não é de Walter Lippman e sim baseada em sua obra "Public Opinion", de 1922.

    A autoria da teoria (que é de 1972) é de Maxwell McCombs & Donald Shaw.

  • O erro da questão está no trecho em negrito:

    A atuação da mídia na formação da opinião pública é limitada, já que o processo de agendamento do público acontece na relação entre os próprios indivíduos, sem necessidade de intermediação.

    A formação da opinião pública exige sim uma intermediação, seja a mídia ou qualquer outro intermediário. De resto, a assertiva está correta, porque, segundo a Teoria do Agendamento, a mídia nos fala sobre o que pensar, portanto ela influencia os assuntos que debatemos socialmente; mas a mídia tem um efeito limitado, porque ela não nos diz como pensar a respeito de dado assunto