SóProvas


ID
1651669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os metais alcalinos são altamente reativos, reagindo inclusive com traços de água encontrados no ar. A reação desses metais com a água pode ser representada pela equação M + H20 -> MOH +  1/2 H2, em que M representa um metal alcalino. Devido à elevada reatividade, os metais alcalinos são encontrados na natureza sempre na form a de compostos. Para produzi-los na form a metálica, é necessário realizar a eletrólise de um sal. Como exemplo, pode-se citar o processo de Downs para produção do sódio m etálico, cuja reação global é NaCl -> Na +1/2 Cl2. 


Considerando a constante de Faraday igual a 96.500 C/mol e as informações apresentadas acima, julgue o próximo item. 

A partir da localização do N a e do K na tabela periódica, é correto concluir que a eletrólise do KC1 requer a aplicação de um potencial elétrico maior que aquele requerido para a eletrólise do NaCl. 


Alternativas
Comentários
  • Alguém compreendeu a explicação da professora nesta questão? Se o Na(sódio) tem menor raio deveria ter maior potencial elétrico ou seja é mais difícil separar o Na do Cl em relação ao KCl....alguém pode contribuir com o meu raciocínio!?

  • Eu não concordo com o gabarito, pelo raciocinio do raio, o K tem maior raio e menor potencial de ionização, ou seja, mais facil de remover um elétron. Se consultar uma tabela de potencial padrão, veremos -2,71 e -2,93 eV respectivamente para o Na e K. Então, o KCl exigiria menor potencial, o e gabarito seria errado.