SóProvas


ID
165640
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas questões 69 a 72, baseadas em Manuel Bandeira, escolha o segmento do texto que não está isento de erros gramaticais e de ortografia, considerando- se a ortodoxia gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: b)
    O correto seria: "Os livros de medicina é provável que os lesse em busca de conhecimento para tratamento e lenitivo de sua medonha enfermidade".
  • Acertei porèm raciocinei de maneira diferente 

    Os livros de medicina é provável que os lessem em busca de conhecimento para tratamento e lenitivo de sua medonha enfermidade.

    Esse"é provável"  não teria que ser " São prováveis"????

    pela regra da concordância do verbo " Ser"  que diz que o verbo concorda com o predicativo


    se não for eu excluo o cometário pra n confundir a galera rsrsr abraços



  • Contribuindo para a dúvida de Renê, entendo que o verbo "ser" deve necessariamente ficar no singular, pois se trata de um sujeito oracional. "Isso ( que 'ele' lesse 'os livros de medicina' em busca de conhecimento para tratamento e lenitivo de sua medonha enfermidade) é provável"

  • Só para complementar a explicação do Mário:

    Realmente, trata-se de um sujeito oracional. No caso, a oração "que os lesse em busca de..." é oração subordinada substantiva subjetiva. Ela pode ser substituída por isso. É provável isso ("que os lesse em busca de..."). A oração principal não possui sujeito e é formada por verbo ser na 3ª pessoa do sing + adjetivo.
  • "lessem" não está errado, não há sujeito definido na frase, mesmo que a questão inteira esteja falando de Aleijadinho, esse item não o apresenta como sujeito, então "lessem" está correto.


    pensei assim:

    os livros de medicina, (deveria ter uma vírgula aqui) é provável isso

    isso = que os lessem em busca de conhecimento para tratamento e lenitivo de sua medonha enfermidade.

    o "isso" é uma oração subordinada subjetiva  de "é provável". 
    "os livros de medicina" seria um termo solto, que serve para dar sentido ao pronome relativo "os"; no caso, há o uso de anacoluto na construção. não sei dizer que esse termo é um aposto, só penso que deveria haver vírgula ali, também para que o texto fique claro - tanto ficou confuso que muita gente achou que fosse sujeito de  "é provável".