Alternativas
os testes psicológicos não são considerados ferramentas essenciais nas organizações no âmbito da seleção de pessoal. Sua utilização, segundo pesquisas recentes, é de apenas 15% em empresas de todo o mundo. A maioria das organizações utiliza a dinâmica de grupo e a prova de conhecimentos específicos.
a escolha de um teste psicológico, em uma seleção empresarial, não precisa ser feita obrigatoriamente por um psicólogo. É o próprio administrador que determina quais fatores de personalidade devem ser considerados. Caberá ao psicólogo apenas aplicar os testes e detectar suas aptidões.
são exemplos de técnicas projetivas os testes de aptidões, de interesse, de habilidades e de inventários de personalidade. Todos são voltados para a análise ocupacional do candidato, avaliando sua vocação para a função.
um teste psicológico voltado para a seleção de pessoal tem como objetivo avaliar características de personalidade, conhecimentos e competências do candidato, no momento em que ele concorre a uma vaga. Tal avaliação tenta prever possíveis formas de desempenho que ele poderia apresentar, em funções ligadas ao trabalho pretendido.