-
Errado
Acredito que aumentar juros e diminuir impostos é intervenção direta na economia.
-
Tem que interpretar o que a banca entende por controle direto e indireto da economia. Para mim, aumentar juros e diminuir impostos é intervenção direta na economia.
Gabarito: E
Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/concurso-ati-coment-rios-das-quest-es-relativas-ao-sistema-pol. Acessado em setembro de 2015.
Força, Foco e FÉ – 2015, em 1º Lugar.
“Quem quiser ser o primeiro, sirva a todos – Marcos 10;44”
-
Olá pessoal (GABARITO ERRADO)
O governo exerce a função estabilizadora, intervindo diretamente na economia ao diminuir impostos ou aumentar taxa de juros.
-----------------------------------
função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos..
--------------------
Fonte: aulas professor Sérgio Mendes
-
No meu entendimento, toda medida que não inclua a oferta de bens e serviços pela adm. direta/indireta é contrle indireto. Mas...
-
Errado, entendo como indireta, casos em que o Estado delega suas competências, seja por outorga ou por delegação. Nesse caso o próprio Ente Federado instituiu medidas, portanto estes são controles diretos.
-
Wrong, pessoal. GIACOMONI (2010):
Richard Musgrave propôs uma classificação das funções econômicas do Estado,
que se tomaram clássicas no gênero.3 Denominadas as “funções fiscais”, o
autor as considera também como as próprias “funções do orçamento”, principal
instrumento de ação estatal na economia. São três as funções:
a) promover ajustamentos na alocação de recursos (função alocativa);
b) promover ajustamentos na distribuição de renda (função distributiva);
e
c) manter a estabilidade econômica (função estabilizadora).
-
se o governo diminui impostos, aumenta ou diminui taxas de juros, com certeza, essas são medidas que irão afetar DIRETAMENTE a economia do País.Nesse caso, como o próprio governo foi quem implementou tais medidas, logo, essa será uma forma DIRETA de controle.
-
Pelo contrário, é direto.
-
Controle direto. Função redistributiva.
-
E o que seria intervir indiretamente?
-
Gente do céu... Vocês ficam questionando as teorias. Hey! Aprendam como as bancas entendem os assuntos para acertar o máximo na prova, apenas isso.
Quando forem empossados e já estiverem em exercício aí terão tempo para pesquisar mais a fundo os pensadores que criaram tais teorias e questionar com argumentos sólidos suas opiniões e ideias.
#fikdik
-
Funções do governo – Política Econômica.
Função distributiva: consiste na redistribuição de renda, sendo que a maioria vem dos valores pagos nos impostos por todos os brasileiros. Esta função permite que o governo repasse parte do que foi recolhido para serviços de bem comum, como educação e saúde. Ela se chama distributiva pois ela destina seus recursos a serviços públicos que são geralmente utilizados por pessoas de menor renda.
Função alocativa: como o nome já diz, é a alocação dos recursos no oferecimento de bens e serviços públicos de uso geral, como rodovias, educação, infraestrutura e etc..
Função estabilizadora: é agir ativamente no mercado diante de suas falhas promovendo através das políticas públicas o pleno emprego, o desenvolvimento econômico e social, estabilidade econômica e etc.
Ao instituir um teto para o preço dos medicamentos, aumentar a taxa de juros ou determinar a diminuição de impostos, o governo estabelece um controle indireto na economia. Errado! Seria controle direto.
-
A
questão exige conhecimento acerca das funções do governo e suas políticas
econômicas. A afirmação relaciona-se à função estabilizadora, que é
interventiva e procura agir ativamente no mercado, frente às suas falhas e
promovendo, por meio das políticas públicas, o pleno emprego, o desenvolvimento
econômico e social, além da estabilidade econômica. Contudo, tal função implica
em controle direto na economia (e não indireta, como aponta a
assertiva).
Gabarito
do professor: assertiva errada.
-
Gab: ERRADO
Os exemplos citados na questão se referem à intervenção DIRETA na economia. Tendo em vista que o Estado atua como agente econômico.
- Função Estabilizadora: aplica políticas para promover o DESENVOLVIMENTO econômico, o governo intervém na economia visando ao equilíbrio (intervenção do Estado na economia, na política fiscal, na monetária e na creditícia).
Meus resumos.
-------
OBS: Vendo meu resumo de AFO + Lei 4.320/64, acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!
-
Gabarito Errado:
função estabilizadora, implica
em controle direto na economia (e não indireta, como aponta a
assertiva).