-
Interpretei da seguinte forma:
Todos os termos são explicados no texto, exceto o item C, pois não explica como se deu essa colaboração.
-
Errei. Mas faz sentido o comentário do colega acima.
-
Além de ter q acertar as questões, o importante nas questões da FGV é saber interpretar a pergunta! Oh céus, oh vida! :/
-
Dificil essa""
-
Explicitação: Ato ou efeito de tornar explícito, derivado da forma verbal "explicitar" . Redução de um texto ou frase a um único título ou termo.
Diferente de explicados.
Exemplo do uso da palavra Explicitação:"Um espectro ronda a Justiça brasileira neste final de ano: a Reforma do Judiciário" Minguel Pachá, Informativo TJ/RJ e EMERJ, n.12.
Observe que após os dois pontos existe o termo " a Reforma do Judiciário" que reduz todo o texto anterior.
Atenção! Não confundir com explicação, essa definiria ou completaria o que houvera sido anteriormente citado:
um espectro ronda a Justiça brasileira neste final de ano: é a tão falada e perigosa Reforma do Judiciário.
-
Marquei letra E pelo seguinte: no meu entendimento, o que está sendo explicitado após os dois pontos é o termo brincadeira e não o termo tudo, como sublinhado.
A letra C tb pode ser considerada errada, mas menos do que a letra E, pelo seguinte: se levarmos em conta que o trecho "entre eles o brasileiro Eduardo Saverin" explicita quem colaborou, então julgaria a letra C correta.
-
Vamos combinar que a FGV tá péssima com essas respostas que geram obviamente a opção de mais de uma resposta!
Marquei a Letra E pois fiz a mesma interpretação do Felipe Lima. O que é explicitada é a brincadeira. Tudo é algo muito abrangente.
A letra C alguém mencionou que não foi explicitada como se deu essa colaboração. No entanto, a frase já diz que foi no desenvolvimento do facebook e explicita a colaboração / participação do brasileiro.
Alguém com algum professor pra perguntar?
-
Concordo com o Felipe e com a Giovana! Também marquei a letra E, pelas mesmas razões que eles colocaram aqui. As questões interpretativas da FGV estão muito confusas.
-
Eu também marquei letra E. Indiquei a questão para comentário do professor. Vamos aguardar.
-
Errei, marquei a alternativa E, mas relendo a questão, de fato, a letra C, gabarito, não explicita, mas sim exemplifica - colaboração de colegas, ENTRE ELES EDUARDO SAVERIN.
-
Também marquei a letra E por ter entendido que a palavra brincadeira foi explicitada não tudo... Caso tivesse feito a a prova teria entrado com recurso
-
a letra E confundiu pq o termo é explicitado no texto e nao no segmento destacado (e na pergunta nao há a definiçao de que teria q ser no segmento a explicitação). No caso da letra C, há um exemplo de colaborador, mas nem no segmento, nem no texto, há a explicitação de como se deu a colaboração.
-
Questão maconhística
-
-
correta letra C. CONSIDERAÇÕES: Partindo da ideia de que explicitar é "redução de um texto ou frase a um único título ou termo" temos que na letra C o autor diz : "o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin"; assim a "colaboração" foi de várias pessoas e não somente a do brasileiro, assim, não houve redução do texto a um único termo ou frase. na letra de, apesar da palavra "tudo" existe sim referente ao fato que fez "tudo" ocorrer.
Flórida!
-
Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior. As conjunções que merecem destaque são: que, porque e pois (obrigatoriamente anteposto ao verbo). Introduzem as orações coordenadas sindéticas explicativas.
Exemplos:
Vou embora, que cansei de esperá-lo.
Vinícius devia estar cansado, porque estudou o dia inteiro.
Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário.
muito
importante
colaboração
lucrativa
tudo
Bom não entendi
-
Não entendi mt bem o que a questão queria, mas para responder tentei buscar alguma semelhança entre 4 das palavras sublinhadas e uma 5ª diferente.
A diferente, forçosamente, que achei, foi a opção C.
Vejamos: "importante, muito, lucrativa e tudo" podem representar qualidades/quantidade de algo, enquanto que "colaboração" não representa nada disso.
-
Questão ridícula!
-
Também teria entrado com recurso pelo mesmo motivo do Felipe Lima. Essa FGV viu? ¬¬
-
Ententer eu entendi, mas não concordo com a explicação do glorioso professor Alexandre Soares, que foi no mesmo caminho da banca e forçou a mão para justificar a questão. Na letra C colaboração precisa sim de explicitação e é explicitada; na letra E tudo é sinônimo do negócio Facebook e brincadeira, pra mim, é que se faz justificada na explicitação.
-
Gente, a questão é ruim, mas encontrei algum nexo:
C)“... o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin"; O brasileiro colaborou realmente, mas qual foi a colaboração propriamente dita? Não foi explicitada.
E)... mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria
colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia,
para que os colegas escolhessem qual a mais bonita".
O "tudo" foi comparado a uma brincadeira (veja a conjunção "como") e depois esse "tudo-brincadeira" foi explicitado.
-
Não adianta você saber Português na FGV. Sempre, sempre, SEMPRE, em toda prova da FGV, vai existir uma questão mal formulada, uma questão feita de forma tão subjetiva que a intenção da banca não é que você interprete o texto, mas que você adivinhe o que se passava na cabeça do elaborador da questão. Ridículo. Parece que eles fazem a propósito para que ninguém feche.
-
A questão tem dois gabaritos: na letra C Eduardo Saverin explicita colegas e não colaboração e na letra E quem é explicitado é brincadeira e não tudo.
E na hora da prova, meus amigos, o que fazer?
-
Eu interpretei assim: na C, o termo "colaboração", não se refere ao Eduardo Severin; isto é, não desencadeia a ideia do Eduardo, não representando uma progressão textual.
O termos correto seria colegas. Foi o que eu entendi...
-
Marquei a letra E por pensar que na verdade o explicitado na alternativa é BRINCADEIRA e não TUDO.
-
A colaboração foi explicitada sim... no texto diz que Eduardo Saverin foi o co-fundador do FB... isso não é colaboração?
-
Nao entendi a explicação pois: Na letra "e" esta parte que diz o q o Mark fez nao estaria explicando a "brincadeira" e nao o "tudo"? Pois essa foi a brincadeira que ele fez e nao o tudo.
-
Até agora não vi a explicitação do lucrativo, pois faturamento alto e muitos usuários não é ser lucrativo.
-
A explicação da Valéria Santos faz muito mais sentido do que a do professor. Do jeito que o professor explica você consegue achar a resposta em qualquer uma das alternativas. Esses professores do QC têm mania de dizer que obviamente a resposta da questão é esta. Não reparam nas estatísticas que apenas 37% dos alunos acertaram a questão. É todo mundo burro e eles são muito espertos, só pode.
-
LETRA C.
Em muitas passagens do texto 1, alguns termos são explicitados na progressão textual. Entre os termos sublinhados abaixo, aquele que NÃO recebe explicitação alguma é:
a) “Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos investimentos"; IMPORTANTE PORQUE? REVELOU
b) “... ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem"; O QUE COMPARTILHAVAM? FOTOS (REVELOU)
c) “... o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin";
CONCRETIZOU - EXEMPLIFICOU (CASO CONCRETO)
d) “...uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários, faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares"; POR QUE LUCRATIVA? ENUMEROU
e) “... mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita". (QUAL BRINCADEIRA? EXPLICA +REVELA)
-
Olha...sinceramente, isso tá muito errado. Ok, a mais CORRETA seria a letra C...mas o próprio enunciado diz: sem explicitação NENHUMA. E tá lá o brasileiro... foda a FGV...desculpa, mas não dá pra engolir algumas questões dela.
-
Muito show esse prof. de português! Entendi com ele o que é explicitar.
-
Discordo do gabarito.
-
c) Colaboração de quem? Eduardo Saverin, houve explicitação.
e) Tudo - refere-se a toda história do Facebook é um elemento dêitico. O que está sendo explicitado nesta alternativa é a expressão brincadeira e não o termo tudo.
A mais correta é a E
Gabarito da Banca B
-
as pessoas tentam justificar dizendo " mas não diz qual colaboração foi feita". ora a questão não pede "qual colaboração". A questão diz o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin";
Logo podemos pensar quem colaborou? ora um deles foi eduardo. então a alternativa mostra uma das pessoas que colaborou.
então não venham justificar o injustificável. inclusive pq se o gabarito fosse outro já já iam arrumar outra maneira de dizer q estaria correta.
-
Quanto à explicação do professor: A letra B é o gabarito não porque a palavra "colaboração" não precisa ser explicitada, mas porque o que vem após explicita o termo "mais colegas". O termo "colaboração" poderia ser explicitado de que forma os colegas colaboraram.
-
Tbm marquei letra E
So acrescentando "que na letra C o termo colaboração é sim explicitado enquanto o autor revela: "brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site". Ora ser co-fundador é sim explicitação da natureza da colaboração. Não foi fornecedor, nem financiador, nem consultor técnico. Foi co-fundador.
Será que ninguém impetrou recurso com esse fundamento?
-
desanimador, mas vamos que vamos!
-
gabarito C
explicitação: explicação ou enumeração (x exemplo)
Entre os termos sublinhados abaixo, aquele que NÃO recebe explicitação alguma é
(A) “Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos investimentos”; (enumeração)
(B) “... ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem”; (enumeração)
(C) “... o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin”; (exemplo de quem colaborou), como por exemplo Eduardo Saverin
(D) “...uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários, faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares”; (enumeração)
(E) “... mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita” (explicação)
Marcio Henrique
não desanime, é só o tempo de pegar o jeito da banca.
-
Na e deveria estar sublinhado brincadeira, pq ele explica a brincadeira p, não o tudo. :(