SóProvas


ID
1667869
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Facebook

Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos investimentos. Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia. É o caso da maior rede social do mundo, o Facebook.
Segundo o seu criador Mark Zuckerberg, em seu segundo ano da Universidade de Harvard (2004), ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem. Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade – a primeira versão do que se tornaria essa famosa rede social.
Mas há quem diga que a história inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita. Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site.
De qualquer forma, e intrigas à parte, inovação e agilidade transformaram esse pequeno projeto/brincadeira em uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários, faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner. (Paulo Roberto Moraes, Urbanização e Metropolização, São Paulo, 2011)

O segmento do texto 1 que NÃO expressa qualquer variação de grau de um adjetivo é:

Alternativas
Comentários
  • O comando da questão ficou, ao meu ver, pouco claro.
    O que o examinador quer saber é qual oração que não tem um adjetivo precedido de um modificador (advérbio), alterando sua carga semântica.

    A) extremamente (advérbio) lucrativo (adjetivo)
    B) mais (advérbio) bonita (adjetivo)
    C) menos (advérbio) importante (adjetivo)
    D) tão (advérbio) sublime (adjetivo)
    E) GABARITO (percebam que ~"simples" não vem acompanhado de nenhum modificaor antes)

    Bons estudos a todos 
    :)
  • A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau comparativo e o superlativo.

    O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma: 

    * Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão.
    * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão. 
    * Comparativo de superioridade: Lucas é mais extrovertido (do) que seu irmão. 

  • Porque o "mais" da letra E não é  considerado ?

  • Na letra E, apesar de somente podemos comparar características de um mesmo ser, ENCONTRO um comparativo de superioridade SEMÂNTICO: "uma ideia simples pode valer MAIS DO QUE muita tecnologia". Igualmente temos em: "uma imagem vale mais que mil palavras" 

    Quem tiver compreendido a "lógica" FGV, por favor, compartilhar ...


  • O adjetivo pode estar no grau normal, no comparativo ou no superlativo:

    - Normal: indica a mera atribuição das características do adjetivo ao substantivo. Ex: Gabriel é alto.- Comparativo : Compara dois seres por meio de características expressas pelo adjetivo A) De igualdade:  tão + adjetivo+ quanto(como)B) De superioridade: Mais+ adjetivo+ a do que (que)C) De inferioridade : menos + do que (que)-Superlativo Absoluto: Expressa a característica do adjetivo num grau muito elevado, sem estabelecer qualquer relação com outros seres. Pode ser:
    a) Analítico: adjetivo modificado por advérbio de intensidadeEx: A mulher é muito bela.b) Absoluto Sintético : Intensifica o adjetio por meio de sufixos ( - imo, íssimo, rimo)Ex: Belíssima, dificílima.-Superlativo Relativo: Adjetivo intensifica a característica de uma ser( grau elevado ou menos elevado) em relação à totalidade dos seres da mesma natureza.A) Superioridade: o(a) mais +adjetivo+ de + equivalente a "todos" Ex: Vasco é o time mais forte do rio ( entre vários outros times).B) Inferioridade: o(a) menos +adjetivo+ de+ equivalente a "todos" Ex: A torcida vascaína é a menos fanática.
    As formas mais bom, mais mau, mais grande são usadas somente quando caracterizam um único substantivo:Ex: Cauê é mais bom do que mau.
    "uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia = não está comparando.  Não segue : mais + adjetivo+ a do que.
  • Há comparação apenas entre ideia e tecnologia quanto ao valor de ambas e não quanto a simplicidade. Simples está adjetivando apenas ideia de forma isolada e não tem relação com "mais do que" que se refere ao valor. Se a frase fosse algo do tipo "uma ideia é mais simples do que uma tecnologia" teria a comparação com o adjetivo.


    Eu errei essa, diga-se de passagem. Questão lazarenta mesmo. O enunciado está mal elaborado e dá a entender que está pedindo comparações de grau do tipo "mais do que" e etc, o que não incluiria o "extremamente" da alternativa A.

  • A variação de grau se da para comparar ou intensificar as características; 
    Ideia e Tecnologia não são características. 

  • a) Adjetivo: lucrativa/ Termo que expressa variação de grau: extremamente

    b) Adjetivo: Bonita/ Termo que expressa variação de grau: mais

    c) Adjetivo: importante/ Termo que expressa variação de grau: não menos

    d) Adjetivo: sublime/ Termo que expressa variação de grau: tão

    e) Adjetivo: simples/ Termo que expressa variação de grau: nenhum (segmento do texto 1 que NÃO expressa qualquer variação de grau de um adjetivo)

    O termo "mais" modifica o verbo "valer" e não o adjetivo "ideia".

    A palavra "mais" denotaria variação de grau de um adjetivo se em vez de dizer que “uma simples ideia pode valer (verbo) mais do que muita tecnologia", o autor tivesse dito que "uma simples ideia pode ser mais valiosa (adjetivo) do que muita tecnologia".

  • Síntese Teórica II – Graus dos adjetivos

    1) Grau comparativo: usado para comparar a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais características a um único ser.

    a) Igualdade

    Ela é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.

    b) Superioridade

    Ela é mais exigente que (ou do que) sua mãe.

    c) Inferioridade

    Ela é menos exigente que (ou do que) sua mãe.

    Atenção!

      Os adjetivos bommaugrande epequeno apresentam formas sinéticas para o grau comparativo de superioridade: melhor, pior, maior, menor. Veja só:

      Ela é melhor do que eu.  (mais boa)

      Ela é pior do que eu.  (mais má)

      Ela é maior do que eu.  (mais grande)

      Ela é menor do que eu.  (mais pequena)

      Em se tratando de qualidades do mesmo ser, as formas analíticas devem ser usadas.  Veja:

    Ela é mais grande do que propriamente gorda.

    2) Grau superlativo: consiste na intensificação do sentido do adjetivo.  Há dois tipos. Vamos a eles.

    a) Relativo: destaca um ser diante de outros da mesma espécie.  Pode ser de:

    Superioridade: Ela é a mais dedicada da turma.

    Inferioridade: Ela é a menos dedicada da turma.

      Observe dois fatos: a presença do artigo e a ausência do conector comparativo (que / do que).

    b) Absoluto: destaca um ser sem compará-lo com os outros da mesma espécie. Pode ser:

    Analítico: Você é muito sério.

    Sintético: Você é seriíssimo.

      Observe outras formas de intensificar um adjetivo:

      Ela é bela, bela. (repetição do adjetivo)

      Ele é branco como vela. (por comparação)

      Blusa branquinha. (uso do diminutivo)

  • Um bizuzinho: quando essas questões aparecerem, geralmente a resposta está na identificação das classes gramaticais, então tente classificar todas as palavras que estão sendo modificadas por um advérbio de intensidade... você provavelmente vai descobrir que alguma delas é um substantivo e não um adjetivo.

  • Muito bom Miro Rocco!

  • Rodei tbém nesta.... Não entendi o comando da questão....

  • O que me ajudou foi a dica num comentário de outra questão. Dizia para ler a frase retirando o termo anterior ao adjetivo. Se a frase tiver sentido após retirar o termo é porque este é um modificador (advérbio) do adjetivo. Veja que a única frase que fica sem sentido após a retirada é a letra E, gabarito da questão.

    *Não sei se funciona sempre. Como eu não entendi muito bem esta questão, experimentei a dica, e deu certo.

  • Perfeito o comentário/correção do professor, precisamos de mais cometários assim.

  • Muito bom o comentário desse professor. Bastante esclarecedor. Porque que não foi ele quem fez os comentários de todas?!

  • Não entendi essa questão...

    Estremamente não é adv?

    adv não é invaríavel?

  • Vendo o comentário do professor, percebo que errei uma questão que não tinha metade do nível de dificuldade que eu achei

  • A QUESTAO PEDE UM SEGMENTO QUE NÃO TEM EXPRESSOES COM VARIACAO DE GRAU DE UM ADJETIVO

     

     

     

    a)

    “transformaram esse pequeno projeto/brincadeira em uma empresa extremamente lucrativa"; “EXTREMAMENTE” É UMA VARIACAO DE GRAU DO ADJETIVO “LUCRATIVA”

     b)

    “Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita"; ”MAIS” É UMA VARIACAO DE GRAU DO ADJETIVO “ BONITA”

     c)

    “Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou..."; “ MENOS” É UMA VARIACAO DE GRAU DO ADJETIVO “ IMPORTANTE”

     d)

    “a história inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira"; “ TAO” É UMA VARIACAO DE GRAU DO ADJETIVO “SUBLIME”

     e)

    “uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia". “SIMPLES” E “MUITA” É UMA VARIACAO DE GRAU, PORÉM VARIANTE DE SUBSTANTIVO E NÃO DE ADJETIVO COMO AS QUESTOES ANTERIORES

     

    A QUESTAO PEDE UM SEGMENTO QUE NÃO TEM EXPRESSOES COM VARIACAO DE GRAU DE UM ADJETIVO

     

     

     

    RESPOSTA E

  • Variação de grau de adjetivos

    Comparativoé tão divertido quanto

    Superlativo

    ¹ Absoluto analítico → muito humilde

    ² Absoluto sintético → inteligentíssimo

    ³ Relativo superioridade → o mais inteligente dentre

    ⁴ Relativo inferioridade → o menos inteligente dentre

  • ADJETIVO MODIFICA SUBSTANTIVO

    ADVÉRBIO MODIFICA NOME (VERBO, ADJETIVO E ADVÉRBIO)

    _________________

    PRESTA ATENÇÃO, NILTON!

    GRAU SUPERLATIVO ABSOLUTO ANALÍTICO = ADVÉRBIO INTENSIFICA ADJETIVO

    GRAU SUPERLATIVO ABSOLUTO RELATIVO = SUFIXO INTENSIFICA ADJETIVO

    GRAU SUPERLATIVO RELATIVO DE SUPERIORIDADE = O MAIS GRANDE DE

    GRAU SUPERLATIVO RELATIVO DE INFERIORIDADE = O MENOS GRANDE DE

    ________________

    ESQUEMA DO BAGULHO:

    GRAU DO ADJETIVO

    1 - COMPARATIVO (COMPARAÇÃO)

    1.1 - IGUALDADE

    1.2 - SUPERIORIDADE

    1.3 - INFERIORIDADE

    2 - SUPERLATIVO (INTENSIFICAÇÃO)

    2.1 - ABSOLUTO

    2.1.1 - ANALÍTICO

    2.1.2 - SINTÉTICO

    2.2 - RELATIVO

    2.2.1 - SUPERIORIDADE

    2.2.2- INFERIORIDADE

    ____________________________

    Obs.: O grau comparativo de superioridade "mais do que" se refere ao substantivo ideia, sim. O fato de o adjetivo se referir à ideia não muda a situação de as outras alternativas trabalharem com advérbio que muda adjetivo.

  • A questão pede variação de grau de um adjetivo, e na letra E não temos adjetivos e sim dois substantivos "ideia" e "tecnologia".

  • A comparação na letra E ocorre entre IDEIA-TECNOLOGIA, e não entre o adjetivo ''simples''.

    LETRA E

    APMBB