-
O perfil é um descrição, uma demanda história passa por um documento que descreva determinado momento e um estado físico revela a descrição de objeto...
-
O perfil dos usuários, as demandas dos historiadores e o estado físico da documentação servem de base, entre outros elementos, para fundamentar??? UMA POLÍTICA DE DESCRIÇÃO.............
-
Fonte: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística.
Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf
a) ERRADA. Tabela
de Temporalidade: Instrumento de destinação, destinação aprovado por
autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em
vista a transferência, transferência recolhimento, recolhimento descarte ou
descarte eliminação de eliminação documentos. (p. 159)
b) ERRADA. Plano
de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em documentos
classes, de classes acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a
partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo(1)
por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes. (p. 132)
c) CERTA. Descrição:
Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de
conteúdo dos documentos para mentos elaboração de instrumentos de pesquisa. (p.
67)
d) ERRADA. Diagnóstico:
“estudo e análise prévia de um setor ou instituição com a finalidade de se
colher informações para se realizar um projeto arquivístico”.
Fonte: http://arquiveros.blogspot.com.br/2010/10/disgnostico.html
e) ERRADA. Prazo
de Guarda: Prazo, definido na tabela de temporalidade tabela de
temporalidade e baseado em estimativas de uso, em que documentos deverão ser
mantidos no arquivo corrente(2) ou no arquivo intermediário(2) ao fim do qual a
destinação é destinação efetivada. Também
chamado período de retenção ou prazo
de retenção. (p. 135)
-
Norma brasileira de descrição arquivística - NOBRADE
Esta norma, aprovada pela Resolução nº 28 do CONARQ, estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD (G) e ISAAR (CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.
Alternativa C
" Campeão, vencedor, Deus dá asas, faz teu voo"
"Concurseira hoje, nomeada amanhã"
-
Na minha opinião, a política de descrição depende do perfil dos usuários porque cada instituição possui um tipo de documentação e ela pode interessar a usuários diferentes e específicos, que podem necessitar de informações mais ou menos completas, mais ou menos detalhadas, mais ou menos relacionadas umas com as outras. Um funcionário aposentado buscando o seu dossiê funcional é diferente de um historiador buscando saber a história da instituição.
Uso o mesmo raciocínio para a demanda dos historiadores. Cada um procura um tipo de documento, em níveis diferentes de detalhamento e relacionamento diferentes, em datas diferentes. Uma política deve estar preparada para proporcionar o acesso a todos eles.
Agora, uma coisa que não entendi foi a relação entre o estado físico da informação e a política de descrição. Se estivéssemos falando de política de preservação tinha tudo a ver mas não consegui saca o que o examinador buscou relacionar. Se alguém souber, por favor, complemente.
Obs: sei que é um raciocínio extremamente subjetivo mas se vocês pensarem no conceito de política de descrição, entenderem que cada instituição é uma instituição e por isso possui informações e necessidades diferentes, vão entender o meu comentário. Espero ter ajudado!
-
Olá Serenna e a todos os guerreiros e guerreiras que acordam cedo e vão dormir tarde se debruçando na arte de passar em concurso.
Eu vi o seu comentário e resolvi ajudar.
Algumas vezes as questões não fazem sentido do ponto de vista arquivístico, mas são posições de autores ou instituições arquivísticas de renome na área. Contudo, não é o caso dessa questão.
A relação entre políticas de descrição e o estado físico dos documentos faz todo o sentido na minha cabeça. Vamos pensar da seguinte forma: se eu quero disponibilizar o acesso aos documentos por meio da política de descrição, mas todo o meu acervo ou parte dele está comprometido, como eu farei isso?
O estado de conservação dos documentos é fundamental para o acesso, pois se os documentos estão rasurados, o pesquisador terá dificuldade em extrair as informações que busca.
Essa questão Serenna, foi retirada do livro da Bellotto. Vamos ver:
"As respostas a essas questões estão no estabelecimento de uma política de descrição que conteha em seu bojo diretrizes para elaboração correta dos instrumentos. Para tanto, deve-se estudar a situação do arquivo quanto a: recursos humanos e financeiros; preparação técnica e científica do pessoal; qualidade dos recolhimentos; estado físico da documentação."
Referência: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. ARQUIVOS PERMANENTES. Editora FGV 2ª edição P. 219 e 220.
Mesmo que nós discordemos de algumas questões, o interessante é saber se ela é ou não um ponto de vista de algum autor ou instituição arquivística. Porque se for, não adianta brigar com a banca, pois ela está apenas copiando a questão de uma autoridade da área, mesmo que seja polémica.
-
O perfil e a demanda dos usuários, além das condições físicas de conservação dos documentos, servem para elaborar ferramentas que melhor atendam as necessidades dos usuários.
Das listadas acima, a ferramenta que tem como objetivo atender as demandas do usuário são os instrumentos de pesquisa, que são elaborados tendo como base a descrição de documentos. Sendo assim, essas informações devem constar da política de descrição de documentos de arquivo.
Portanto está correta a alternativa de letra "C".
-
Acho que a política de descrição, por auxiliar o acesso aos documentos, deve considerar o estado físico dos documentos. Afinal, documentos frágeis, deteriorados etc devem ser acessados por outras formas que não comprometam ainda mais o seu estado físico.
-
Entendi perfeitamente seu comentário, Matheus. Muito obrigada pela ajuda! :)
-
Em 29/08/2017, às 11:20:45, você respondeu a opção B.
Em 01/08/2017, às 16:20:56, você respondeu a opção B.
Em 28/07/2017, às 18:42:55, você respondeu a opção B.
Demônio de questão!!!
GABARITO. C