SóProvas


ID
1671895
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte.
                                                       (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

Alternativas
Comentários
  • STORYBOARD são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.

    Os storyboards apresentam o esboço das cenas; neles, indicam-se até mesmo as mudanças no ângulo da câmera.

    Ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, ângulos, ritmos e as expressões e atitudes dos personagens. (FCC 2013)

  • Story-board - Sequência de desenho que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado. Quando produzido em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico. Sequência de desenhos que, ilustrando matéria jornalística, apresentam detalhes e momentos sucessivos do fato noticiado ou de uma versão do acontecimento.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 262

    Storyboard: permite organizar as cenas de um vídeo para uma edição não-linear. As cenas para o storyboard podem ser criadas a partir da timeline. Elas são dispostas no storyboard em fileira, uma abaixo da outra, mas cada cena (clip) pode ser retirada e inserida entre as demais e efeitos podem ser acrescentados entre as cenas.

    Fonte: Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV - Manual de Telejornalismo