SóProvas



Questões de Criação e Direção de Arte


ID
49411
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Briefing é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
72664
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A mensagem curta, veiculada em diversos meios de comunicação, geralmente é usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre a estratégia.
(O Estado de S. Paulo, 8/6/2008)

Esse recurso é chamado, no meio publicitário, de

Alternativas
Comentários
  • A função do teaser é gerar comentário sobre o que será dito na campanha, já introduz o conceito sem deixar vazar do que se trata, pondo a audiência para discutir o assunto. 

  • a) Teaser - Mensagem provocadora que intenta atrair atenção e curiosidade.

    b) Budget - Orçamento

    c) Recall - Em pesquisa, se refere ao nível de memorização (Recall test) Ou pode ser o procedimento de alertar o consumidor para defeitos de produtos, para que estes possam ser reparados. O recall de produto é bastante comum na indústria automobilística, por exemplo.

    d) Slogan - Frase curta e de efeito, geralmente é a assinatura da marca, traduz um conceito, pela repetição visa consagrar um produto ou marca.

    e) Target - O público-alvo


ID
95869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque

Alternativas
Comentários
  • Não acho correto o gabarito dessa questão. Os anúncios realmente são feitos pelas agências (na maioria das vezes - os clientes tmb fazem), mas não seguem regras do mercado e sim do veículo. Ele é que tem um formato certo e definido que deve ser seguido por quem quer anunciar na revista por exemplo. Por isso acho que a resposta C é a mais correta. Pois o anunciante precisa providenciar que seu anúncio seja adequado ao formato do jornal x ou da revista Y.
  • Apesar de possuírem padrões definidos e formato estabelecidos, os anúncios são pensados também em funcção das regras de mercado, do peso que cada mídia tem, o que impacta no custo dos espaços a serem utilizados para veiculação.
  • Ainda bem que não fiz esta prova, pois não está medindo conhecimento e sim a sorte do candidato.


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
97570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As principais mídias apresentam características diferentes. As vantagens e desvantagens de cada uma são levadas em conta durante a elaboração da campanha publicitária. Aspectos como credibilidade, circulação, audiência dos veículos, público atingido, tiragem, entre outros, também devem ser considerados pelos atores envolvidos no processo. Sendo assim, pode-se dizer que a utilização de mala-direta é correta quando o anunciante tem por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D

    A mala direta é um veículo de comunicação dirigida, logo, atinge uma audiência selecionada por meio de uma mensagem segmentada. 


ID
97573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O desenvolvimento do conceito criativo de uma campanha publicitária é um dos pontos primordiais durante o processo de criação. É consenso, entretanto, que o planejamento e a criação publicitária moderna se dão com a(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Discordo do enunciado da questão quando da utilização do termo "consenso", pois acredito que haja autores com visão discordante, ainda que minoritária.

    De qualquer forma, hodiernamente, o planejamento de uma campanha publicitária se dá com a união de forças dos atores envolvidos, basicamente agência e cliente; um irá precisar de informações fornecidas pelo outro, de modo que possam chegar a um denominador comum quando da produção da campanha e o item B diz exatamente isso.

ID
97579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Algumas empresas usam a propaganda para a criação de demanda primária, ou seja, para a divulgação de um gênero de produto. Exemplo: os produtores de leite podem, em conjunto, fazer anúncios visando ao aumento de consumo de toda a categoria do produto. Nesse caso, os custos dos anúncios são rateados entre os membros de uma associação. A este tipo de propaganda, com o compartilhamento das despesas pelos anunciantes, dá-se o nome de propaganda

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A propaganda cooperativa ocorre quando os varejistas dividem as despesas de propaganda entre eles ou quando algum atacadista patrocina uma parte e divide a outra entre os demais anunciantes.

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/estrategias-de-comunicacao-no-varejo/56562/


ID
97582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A mensagem dos anúncios publicitários direciona-se para o mundo dos sonhos, no qual a realização do consumo não só é possível, mas também desejável. Seu objetivo é conseguir persuadir o público-alvo a realizar seus desejos através do produto ou serviço em questão. Para se atingir tal feito, algumas ferramentas lingüísticas são largamente utilizadas. Um recurso que NÃO é utilizado nesse processo é o uso da(do)

Alternativas
Comentários
  • Na verdadde, ocorre o uso das linguagem injuntiva e da função CONATIVA. Na verdade, O texto injuntivo usa a função contativa da linguagem. Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), a fazer ou a não fazer algo, seja ordenando ou pedindo gentilmente.
     

    Função apelativa ou conativa
    A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo. Exemplo:"Fique antenado com seu tempo..."; "Compre já, e ganhe dicas surpreendentes!"
     

    Já na função fática o canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cacoetes de linguagem como alô, né?, certo?, ahã, dentre outros, são um exemplo bem comum para se evidenciar contato entre emissor e receptor.
     

  • A bem da verdade, acertei meio por eliminação das alternativas, porque nunca ouvi falar desta tal "linguagem injuntiva", que acho que não existe. Daí, tasquei-lhe a alternativa A e me dei bem.....
  • Apenas o recurso linguagem injuntiva não é usado em publicidade. Apesar de usar as funções conativa e fática, é um texto com caráter um tanto quanto normativo e educativo. Visa convencer o receptor a OBEDECER uma orientação.

    Os demais recursos:

    1- Função fática: focada no canal, estabelece um contato com o receptor para verificar o funcionamento do canal. Em publicidade transmite ao receptor a sensação de proximidade, intimidade com o emissor. Ex: "Ei, você", "Oi".

    2-  Função conativa : focada no receptor, visa convencê-lo, influenciá-lo a algo através de ordem, sugestão, apelo. Ex: "Não fique aí parado, garanta já o seu."

    3-  Unidade textual : o texto publicitário deve tratar de um único assunto, conter uma única proposição de venda (USP: "Unique Selling Proposition"). Sua variedade deve ser utilizada dentro da unidade do tema central.

    4-  Técnica do circuito fechado : o tema principal é dado no título e deve também ser usado no encerramento do texto. A técnica é usada para evitar o questionamento e levar o leitor a decisões definitivas.

    5-  Metalinguagem:  focada no código, a mensagem utiliza outra mensagem como seu objeto, é explicar um código através do próprio código. Ex: um poema que explica como se faz um poema.

    6-  Discurso deliberativo : tem como objetivo aconselhar o público a julgar favoravelmente o objeto anunciado, resultando na ação futura do receptor.
     
    7-  Metáfora:  substituição de um termo por outro por uma relação de semelhança. Usada no texto publicitário para aproximar o discurso do universo semântico do receptor, causando reações positivas e proporcionando familiaridade.

    8-  Apelo à autoridade : uso de especialistas para confirmar, validar o que se afirma. Fortalece o discurso.

    9-  Eufemismo:  emprego de termos mais agradáveis para suavizar uma expressão, visa reduzir a tensão. Ex: "Partiu dessa pra melhor" em vez de "morrer".

    * Referências:
    Redação publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. - Carrascoza.
    Publicidade. A linguagem da sedução. - Nelly de Carvalho.
  • Claro que publicidade tem linguagem injuntiva. E fática também.


ID
97594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

Alternativas
Comentários
  • Essa dá pra resolver apenas pela lógica: "posicionamento por atributo" tem a ver com alguma qualidade especifica, ou seja algum aspecto que diferencie o produto. Daí, fica fácil deduzir e optar pela alternativa B.  Mamata!!!
  • Não há resposta.

    Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.


ID
141595
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na criação publicitária, um título ou chamada pode ser caracterizado(a) como um(a)

Alternativas

ID
162001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As atividades de uma agência de publicidade na qual a direção de arte se faz diretamente presente incluem a

Alternativas
Comentários
  • A produção de vídeo é, na maioria das vezes, feita por uma produtora, e não por uma agência. Alternativa "a" como correta é questionável.

  • Concordo que a produção de vídeo, na maioria das vezes, é feita por produtora terceirizada e especializada nisso. 


ID
213442
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Photoshop, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
214405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

Todo anúncio deve conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido, isto é, todas as descrições, alegações e comparações que se relacionem com fatos ou dados objetivos devem ser comprobatórias, ainda que não caiba à agência produtora fornecer tais comprovações.

Alternativas
Comentários
  • Cabe tanto ao cliente como à agência produtora fornecer as comprovações dos dados divulgados.


ID
214585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da
administração e da comunicação, especialmente na área da
publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se
seguem.

O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
214588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da
administração e da comunicação, especialmente na área da
publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se
seguem.

O briefing, resumo informativo preliminar ao planejamento e à criação publicitária, deve conter, de forma precisa e completa, clara e objetiva, todas as informações que referenciem a solução de uma demanda de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
222364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

Quando o profissional de comunicação conduz o briefing com o profissional de atendimento da agência de publicidade responsável pela divulgação da sua instituição, cabe a ele explicar exclusivamente as demandas relativas à publicidade, ficando por conta de representante da direção as explicações acerca das políticas, objetivos, produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
222367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de mídia tem por finalidade conhecer a linha editorial dos jornais.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa de mídia é ferramenta indispensável para a escolha e definição dos melhores meios, veículos de comunicação e a melhor alternativa para a veiculação de campanhas e maximização da verba do anunciante. 

ID
222370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo.

Alternativas
Comentários
  • A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo, além de outros como credibilidade, audiência, cpm...

     

  • - Target: público-alvo (parcela da população à qual é dirigida a mensagem)

     

     

     


ID
222373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado nessa questão?
  • Ao meu ver, estratégias e objetivos não devem vir no item custos por não serem relevantes e não serem mensuráveis financeiramente falando.
  • Acredito que o plano de mídia contemple apenas os gastos com mídia e não aspectos como criação e produção como diz a questão: "o item custos...deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia".
  • O erro está no próprio texto:

    item custos, por meio do qual é feito o levantamento eo planejamento da utilização da verba(...)
    deve contemplar (...) produção distribuição e veiculação na mídia.

    É um plano, não quer dizer que vai ser executado, que no caso entra a parte de produção, distribuição e veiculação.
  • Erro por extrapolação: o item custos de um plano de MÍDIA deve contemplar apenas a veiculação do anúncio. A definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção são realizadas no planejamento da campanha.


ID
222385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Provérbios, ditos populares, expressões consideradas clichês são melhor percebidas pelo público nas propagandas.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: clichê é lugar-comum, portanto está longe de inspirar criatividade, o real interesse de uma mensagem publicitária.


ID
222481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

O humor contido na associação das frutas e vegetais aos títulos dos filmes objetiva fixar os produtos e a marca da empresa na memória do consumidor.

Alternativas

ID
222484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Como os títulos dos filmes não foram criação da agência, as peças possuem leveza e são engraçadas, mas não podem ser consideradas criativas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Naturalmente que as peças também são criativas. 


ID
222487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Pelos filmes escolhidos, alguns deles mais antigos, infere-se que o objetivo da empresa Hortifruti era atingir o segmento de público formado por pessoas mais velhas.

Alternativas
Comentários
  • A empresa só fez paródia com filmes consagrados pela mídia e bem conhecidos.


ID
265336
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente os Links Patrocinados são muito mais baratos em relação aos banners devido à grande quantidade de palavras-chave disponíveis. Porém a grande vantagem é que, através de uma estratégia bem definida, possa separar os anúncios que tenham relação com o seu produto e cujo custo seja compatível com o retorno esperado. Lembrando que, os custos dos Links Patrocinados tendem a aumentar à medida que o número de concorrentes, usando as mesmas palavras-chave, aumente também.

    Outra vantagem é que seu anúncio é direcionado a um público-qualificado, ou seja, que buscaram por uma palavra-chave associada ao produto e que, naturalmente, devido ao seu interesse, são mais propensas a clicar e  visitar a página de destino. De fato, o percentual de usuários que clicam em Links Patrocinados é maior do que aquele verificado nos banners

    Fonte:http://blog.7pontos.com.br/vantagens-dos-links-patrocinados-x-banners/

  • Me digam o que está errado aqui:

    Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.


ID
289372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

O planejamento de mídia consiste no ajuste do orçamento à necessidade de comunicação, por meio da seleção de veículos, definição de formatos, datas, locais, horários e quantidades de exibição, e elaboração de mapas de inserção referentes a cada veículo; destes originam-se as autorizações de exibição, a serem assinadas pelo cliente, pela agência de propaganda (se houver) e pelo veículo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar que o veículo de comunicação assina mapa de inserção.
  • Os veículos asinam as AUTORIZAÇÕES DE EXIBIÇÃO (que se originam dos mapas).  
  • 4 dicas práticas para criar o seu planejamento de mídia

     

    1. Defina claramente o público-alvo em seu planejamento de mídia

    É de extrema importância identificar claramente qual é o seu público-alvo e os elementos demográficos e psicográficos (atitudes, interesses e comportamentos) que o compõem. Sem isso, é impossível desenvolver uma comunicação adequada e selecionar as mídias certas para alcançá-lo.

    Após definir quais perfis de clientes melhor se encaixam em seu produto ou serviço, busque mais informações, como:

    motivações pessoais;

    meios que usam para se comunicar;

    jornais ou revistas que costumam ler;

    sites que visitam regularmente;

    mídias mais utilizadas;

    assuntos preferidos nas redes sociais.

    Todos estes dados devem ser obtidos antes de realizar seu planejamento de mídia.

     

    2. Selecione as mídias mais eficazes de acordo com as características da sua marca

    Nem todo mundo acessa o Facebook ou lê revistas. Além de perguntar quais canais seus clientes mais usam, reflita sobre os pontos fortes e fracos de determinada mídia para ampliar o alcance da marca e como ela vai ajudar você a cumprir suas metas.

    Seja implacável na escolha (e rejeição) de mídias. É melhor se concentrar naquelas mais eficazes do que tentar fazer sua marca estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

     

    3. Mantenha sua identidade visual consistente

    A identidade visual é muito mais do que o logo. Seu conceito implica um padrão único de design, das cores às fontes. Todos estes elementos devem se manter consistentes.

    Qualquer pessoa que ver um anúncio na TV deve estabelecer uma conexão visual imediata ao visitar o site ou acessar o blog da empresa. Do contrário, não se pode dizer que a marca tem uma identidade visual. E o mais provável é que ela não seja lembrada facilmente.

     

    4. Crie conteúdos adaptáveis a diferentes mídias

    Para que sua marca seja fortalecida, o planejamento de mídia deve programar o desenvolvimento de mensagens claras, atraentes e capazes de transitar por diferentes plataformas. Ou seja, cada conteúdo que você criar (vídeo, estudo de caso, postagem para blog etc.) deve poder ser utilizado em tantos lugares quanto possível.

    Por exemplo: deve ser factível que determinada peça usada em uma newsletter sirva para publicação no LinkedIn, no Twitter, em uma inserção na TV ou para fundamentar um anúncio impresso.

    Não tenha receio de utilizar diferentes mídias, canais e plataformas para promover e fortalecer sua marca. Seu planejamento de mídia deve adotar uma abordagem estável, informada e colaborativa para que suas ações de marketing alcancem os clientes no momento certo.

     

    Fonte: http://atalhocomunicacao.com.br/planejamento-e-estrategia/4-dicas-praticas-para-criar-o-seu-planejamento-de-midia/


ID
289396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Na mensagem publicitária, identifica-se a mesma função de linguagem verificada na mensagem jornalística, a conativa, centrada no conteúdo da mensagem e caracterizada pelo emprego do verbo no modo imperativo, objetivando-se persuadir ou seduzir o receptor para um determinado comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Para saber a diferença entre denotativa e conotativa:
    Denotativa- D de dicionário
    A partir daí não dá para esquecer que conotação é em sentido figurado!
  • Função apelativa ou conativa

    A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo.

    Exemplo: Você é como o sol que ilumina minha manhã"
     

    Função referencial ou denotativa

    Referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

    Características
    • Neutralidade do emissor;
    • Objetividade e precisão;
    • Conteúdo informacional;
    • Uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela).

    Exemplo:"Nos vertebrados, esta resposta inclui uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas coletivamente denominadas inflamação." Descrição da inflamação em um artigo científico.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem


ID
289423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.

Alternativas

ID
289468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

Alternativas

ID
289477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

Alguns recursos tecnológicos de geração de imagens, como imagens em movimento e efeitos especiais, contribuem para tornar o texto publicitário verbal veiculado pela televisão mais dinâmico e eficaz.

Alternativas

ID
289480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

O rádio é um dos meios menos eficazes para promover a fixação de slogans entre os ouvintes, visto que a comunicação por meio desse veículo é dependente do código verbal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer o que está errado nessa questão?
  • A Rádio não é um dos meios menos eficazes, e sim mais eficazes para promover a fixação de slogans

  • Por exigir baixo grau de concentração e permitir que o usuário desempenhe diversas tarefas ao mesmo tempo, não solicitando atenção exclusiva, o rádio é a mídia ideal para campanhas com slogans simples, que possam ser facilmente decorados. As características dos meios estão bem explicadas na obra de J.B Pinho, vale dar uma olhada. 
  • Quem nunca passou dias cantando um jingle que ouviu no rádio?


ID
289483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

A pesquisa, importante ferramenta tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista mercadológico, é utilizada na avaliação de produtos, serviços, embalagens, entre outros objetos.

Alternativas

ID
289489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

O planejamento estratégico de médio prazo, além de contemplar as grandes decisões de uma organização, deve ser condizente com o ambiente, a missão, os objetivos, as estratégias e as táticas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento Estratégico de médio prazo traça os objetivos da organização, no médio prazo; orientando também as estratégias e táticas organizacionais. Ou seja, esses elementos é que devem ser condizentes com o planejamento estratégico (não o contrário). 
  • CREIO QUE O ERRO SE ENCONTRA EM AFIRMAR QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÉDIO PRAZO CONTEMPLA AS GRANDES DECISÕES DE UMA ORGANIZAÇÃO, ESSAS NA VERDADE SÃO CONTEMPLADAS PELO PLANAJAMENTO ESTRATÉGICO DE LONGO PRAZO.
  • Planejamento Operacional

    Por fim, temos o Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações eCronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

    Na hora de pensar no Planejamento Operacional de sua empresa, além das informações do 5W2H, algumas questões que podem ajudar são:

    Como fazer?

    Quem vai fazer?

    Qual o prazo esperado?

    Quais as ferramentais e recursos necessários?

    Quanto vai custar?

    Quais as alternativas?

    Além disto, é essencial uma avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência para caso um desses riscos se concretize.

    .

    Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional

  • Planejamento Tático

    Avançando um pouco, o próximo passo é a criação do Planejamento Tático. Estes são planos com foco nomédio prazo e com um pouco menos de detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística.

    Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização. Ou seja, podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para cada setor, para cada área da empresa.

    No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos. E nesta etapa que vamos ter os planos de marketing, os planos de produção, planejamento de pessoal e tudo isto resultando no planejamento financeiro empresarial, com a visão geral de entradas e saídas da companhia para o período que está sendo planejado.

    Para facilitar o entendimento, separamos também algumas questões a serem abordadas:

    O que fazer?

    Dá para fazer?

    Vale a pena fazer?

    Vai funcionar?

    Quando vamos fazer?

    A partir do Planejamento Tático temos como saída os Objetivos Táticos para cada unidade específica da organização (produção, finanças, marketing e de recursos humanos, etc.). Estes objetivos devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Estratégicos sejam alcançados.

    Alguns exemplos de Objetivos Táticos:

    Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 01 dia;

    Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;

    Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

    É fundamental pensar no Planejamento Tático como a conexão entre o Planejamento Estratégico e o Planejamento Operacional (que vamos ver na sequencia).

  • Planejamento Estratégico

    Tudo começa com o Planejamento Estratégico, onde definimos as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos e seria bastante complicado e muito pouco provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.

    O importante aqui é levar em conta todos os fatores internos e externos a organização, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

    Mas antes de falar de forças e fraquezas e começar a analisar o mercado ou cenário econômico, sua empresa precisa ter muito bem definido quem ela é, aonde quer chegar e o que considera mais importanteno caminho. A isto damos o nome de Missão, Visão e Valores, um dos instrumentos de gestão mais importantes e ao mesmo tempo mal utilizados pelas empresas (em geral). Recomendamos bastante que antes de continuar você de uma olhada neste post que escrevemos sobre isto recentemente.

    E então, a partir deste mapeamento inicial, você precisa definir as Metas e Objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado. Mas muito cuidado! Não estamos falando aqui de objetivos como volume de produção ou metas de vendas e sim os Objetivos Estratégicos que empresa pretende atingir, como a posição de mercado que pretende ocupar ou como quer ser reconhecida por seus clientes em dentro de alguns anos. Lembre-se de sempre criar Metas e Objetivos SMART que vão facilitar a todos na empresa entenderem.

    Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

    Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;

    Reduzir os custos produtivos em 15%;

    Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;

    Para deixar mais simples, separamos algumas questões fundamentais que podem ajudar na hora de realizar o Planejamento Estratégico de sua empresa são:

    Quem somos?

    O que fazemos?

    Por que fazemos?

    Onde estamos?

    Onde queremos chegar?

    O que valorizamos?

    É importante ressaltar que apesar de o Planejamento Estratégico ser criado para um horizonte de até 10 anos, é essencial que ele seja revisado e atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, os planos sofrem um sério risco de ficarem obsoletos e serem abandonados dentro da empresa.

    E aqui vai uma dica Treasy: o Planejamento Estratégico precisa ser inspirador e motivador. Os planos de longo prazo são uma das formas mais simples e poderosas de engajar seus colaboradores com os objetivos da empresa e gerar grande satisfação em todos com o alcance dos resultados.

  • O planejamento estratégico é de longo prazo.


ID
289498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

O briefing, documento contendo as informações que o cliente fornece à agência, deve ser utilizado para orientar o planejamento publicitário.

Alternativas
Comentários
  • O briefing - resumo em inglês - é um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los (fornecidos pelo cliente). É a base do processo de planejamento .
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
289504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

A definição do tipo de campanha a ser realizada, que pode ser de venda, de propaganda, institucional, promocional ou cooperada, constitui uma das etapas do planejamento da campanha.

Alternativas
Comentários

  • Propaganda: "é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto. A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento desta." 

    Indo um pouco mais além, os autores ainda apresentam os tipos de propaganda (algo que você dificilmente encontra em outras publicações direcionadas apenas a profissionais de publicidade e propaganda): 

    - Propaganda de marca ou produto; 
    - Propaganda de lançamento de produto; 
    - Propaganda de sustentação de produto; 
    - Propaganda institucional; 
    - Propaganda comparativa; 
    - Propaganda cooperada; 
    - Propaganda promocional; 
    - Propaganda de categoria; 
    - Propaganda de proteção ou defesa; 

    Fonte: http://www.conceitoideal.com.br/Publicidade-e-Propaganda/qual-a-diferenca-entre-propaganda-e-publicidade.html

    ..

    ..

    Tipos de Campanha

    • INSTITUCIONAL • PROMOCIONAL • VAREJO • COOPERADAS OU COOPERATIVAS • TESTEMUNHAL • INTERESSE SOCIAL • COMPARATIVAS • TEASER

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/3409745/apresentacao-de-publicidadepropaganda


ID
289525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

A criação de um manual de identidade visual, documento no qual são estabelecidos padrões de utilização da marca, contribui para o fortalecimento dessa marca diante do público.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Imagens e sons devem ser os principais elementos considerados no planejamento de um sítio, uma vez que os visitantes atêm-se à estética para julgar o desempenho de sítios.

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo apurado e linguagem correta são tão importantes quanto os citados na assertiva.

ID
289531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Ao longo do mesmo anúncio publicitário, devem ser apresentadas diversas proposições de venda em vez de uma única.

Alternativas
Comentários
  • Em um anúncio, deve-se concentrar na mensagem central da campaha, para não dispersar a atenção do leitor. 
  • PODEM, não DEVEM.


ID
289534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

É necessário vincular a marca, que não deve ser tratada apenas como um nome, a associações positivas, visto que ela deve identificar os bens e serviços da empresa, diferenciando-os dos da concorrência.

Alternativas

ID
396496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

O departamento de criação trabalha a partir do planejamento estabelecido pelo departamento de mídia.

Alternativas
Comentários
  • Eles trabalham em conjunto, e não um após o outro como antigamente que a criação fazia os anúncios e o pessoal de mídia o "encaixava" em determinada mídia. Hoje o  anúncio  é planejado e criado de acordo com a mídia ou meio em que ele será veiculado (criação + mídia).

ID
396499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

No storyboard, uma espécie de leiaute do audiovisual, é realizada a descrição ilustrada das cenas do roteiro de filmagem de uma peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    Storyboard
    é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos sem balões. Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio. O story é um desenho-ferramenta, um auxiliar do cineasta.

    Na publicidade, o storyboard era presença infalível em todas as grandes campanhas que envolviam filmes para TV, junto com seu parente próximo, a “mancha de layout” (desenho de anúncio ou qualquer material de campanha, colorido com pinceladas rápidas e sugestivas).

    Há uma década o uso do story está em declínio. Hoje em dia existem muito mais recursos visuais para simular o resultado final de um filme, para fins de apresentação. A internet e os bancos de imagens são uma fonte aparentemente infindável de “pedaços da vida” com que são montadas as mensagens de consumo.

    Bom estudo ;)
  • Story-board - Sequência de desenho que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado. Quando produzido em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico. Sequência de desenhos que, ilustrando matéria jornalística, apresentam detalhes e momentos sucessivos do fato noticiado ou de uma versão do acontecimento.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 262


ID
396502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Diretor de arte é um cargo da publicidade, mas pode, ainda consistir em uma função específica no contexto de uma produção audiovisual.

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de diretor de arte é o responsável pela concepção visual de toda a produção, seja filme, programa de TV ou anúncio. Cabe a ele orientar o trabalho da equipe de arte, que inclui o cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o aderecista Produtor de Objetos, entre outros.
     
    O chamado "production designer" seria "um titulo mais fantasioso para o diretor de arte", como disse o cineasta Sidney Lumet. No entanto, algumas vezes, o trabalho do "production designer" vai um pouco mais além do trabalho do diretor de arte. Esse fica responsável por todo o aspecto visual do filme, desde sets e figurino até efeitos especiais e trabalho de laboratório. O anglicismo "projetista de produção" (ou, às vezes, "desenhista de produção" ou ainda "designer de produção"), embora utilizado algumas vezes pela mídia, não foi incorporado ao vocabulário profissional da área de cinema e televisão nos países de língua portuguesa.

ID
396505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

O termo leiaute é empregado para definir a peça cuja função é expressar visualmente o anúncio publicitário antes de sua impressão.

Alternativas

ID
396508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

Alternativas
Comentários
  • Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

    MINIMIZAR, com menos brilho.
  • Errado

    Ora, pois, se o papel é fosco, é exatamente para minimizar o brilho, como a colega acima falou. O papel cujo brilho é uma característica é o couché.
  • Em geral, o verniz fosco é utilizado em páginas com muito texto para difundir a luz, reduzir o brilho e assim aumentar a legibilidade. Fornece um acabamento liso mas sem brilho para a página impressa.

  • Papel fosco é usado exatamente para diminuir o brilho.


ID
396928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a mídia social, julgue os itens subsequentes.

Para a publicidade, a característica mais importante da Web 2.0 é permitir a produção e execução de peças publicitárias com movimentos, por meio do uso de software como o Flashplayer.

Alternativas
Comentários
  • A Web 2.0 se caracteriza por ter os produsers, ou seja, os produtores e usuários de conteúdo.
    Acredito que a característica mais importante é atrair os consumidores por meio da interação que o meio internet oferece.

  • Partindo da metodologia proposta pelo senhor Klaus, afirmo que a Web 2.0 fica bem no meio das Web's 1.0 & 3.0.

  • Errado 

    A simples criação de anúncios em flash não representa o maior mérito da web para a publicidade. Há diversas potencialidades que podem ser exploradas: interatividade, customização, multimidialidade etc.

  • Bom comentário Carolina! A principal evolução da web 2.0 com relação a 1.0 foi a possibilidade do usuário comum interagir, comendar, produzir conteúdo por meio dos blogs, por exemplo - Grande protagonista desse segundo momento. Já a web 1.0 é marcada por uma relação vertical programador - usuário. Algo estático, sem interação.
  • A característica mais importante da Web 2.0 é a INTERATIVIDADE.


ID
550828
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em

Alternativas

ID
550831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 
    Take one - expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

    Wobbler

    Wobbler ou Dangler

    É um material de Merchandising utilizado geralmente em supermercados, é colocado a frente das prateleiras das gôndolas, geralmente na altura dos olhos, com o intuito de informar sobre um lançamento ou somente sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Seu formato geralmente é redondo em torno de 15 a 18 centímetros de diâmetro, outra característica do Wobbler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente, Acetado caso ele seja fabricado em papel (para campanhas curtas) ou no próprio material que ele é fabricado, geralmente ele é encaixado no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica “flutuando” em frente à prateleira. Wobbler é um dos material de Merchandising mais utilizados em Ações Promocionais no Ponto de Venda pelo seu baixo custo de produção, embora estatísticas provem que sua duração na gôndola é menor que 7 dias em média.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf

    Stopper

    Stopper ou Divisor de Categorias

    A diferença básica entre o Stopper e um Divisor de Categorias é no seu tamanho, por tradição os Stoppers possuem de 20 a 40 centímetros de altura e com o máximo de 15 centímetros de largura para não atrapalhar a locomoção no Ponto de Venda, já que ele fica perpendicular a gôndola. Existem dois tipos básicos de Stoppers os produzidos em papel que são indicados para campanhas curtas e são fixados por dobras especiais e fitas dupla face, já os feitos em material plástico (PSAI, PETG, Acrílico, etc) estes são indicados para durar mais no Ponto de Venda e são fixados através de suportes mais robustos e com roscas ajustáveis, o Grupo HSD desenvolveu um método de fixação exclusivo e patenteado que além de ser ecologicamente correto, propicia níveis altíssimos de produção.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf



ID
593356
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, em seu “Dicionário de Comunicação” (São Paulo, 1987), “Uma sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado”, conceitua:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça/Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, na pág. 262:

     

    Story-board - Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado. Quando produzida em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico.

     

    Ver Q71138


ID
593398
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Flavio Ferrari, em “Planejamento e Atendimento” (São Paulo, 1998), NÃO é Função do atendimento empublicidade:

Alternativas

ID
593401
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Levando emconta a sua função primordial, um bombriefing deve:

Alternativas

ID
593407
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Das atividades mencionadas qual faz parte da função do diagramador?

Alternativas
Comentários
  • Não estariam certas a letra A, B e D? Por que estão erradas as demais?

  • Criação de layout e definição de fontes são papel do designer. O diagramador, até pelo volume de trabalho que sempre será à toque de caixa (devido ao fechamento do material), apenas executa o projeto gráfico já estabelecido.


ID
593413
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O profissional que gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções empublicidade, design editorial, internet, cinema e propaganda, na agência é:

Alternativas
Comentários
  • Diretor de criação em propaganda e marketing é o responsável pelo departamento de criação, aprovar e lapidar as peças criadas pelo redator e diretor de arte.Além de supervisionar e aprovar as criações, orienta a equipe, dando ritmo e direção as campanhas para que estejam de acordo com o briefing de comunicação e de criação.Também sai para o campo físico a observar o mercado. Buscar certeza do seu desempenho e o que está pela frente ou a enfrentar. (wiki)

    Diretor de Arte é o responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos, figurinos etc. (https://www.aicinema.com.br/o-que-faz-um-diretor-de-arte/)

    Produtor Gráfico o serviço deste profissional começa na criação das peças a serem impressas, pois é esse profissional que vai avaliar a viabilidade de impressão, custos x benefícios, expectativas dos clientes, aproveitamento de papéis e insumos, formatos, tipos de impressão, tipos de acabamentos, tudo isso na forma de uma consultoria técnica.(http://www.aartedasartesgraficas.com.br/artigos/produtor-grafico.html)

    Redator publicitário ou copywriter (termo original em inglês), é o profissional de comunicação responsável pela criação do conteúdo das peças publicitárias.O redator publicitário trabalha em agências de publicidade (mas pode ser freelancer) e exerce a função de criativo em parceria com o diretor de arte. Em conjunto, formam a dupla de criação, uma equipe encarregada de criar e conceber ideias a partir do posicionamento definido pela agência para atender à necessidade apontada pelo marketing do cliente.A dupla de criação responde diretamente para o diretor de criação, responsável pela aprovação e direcionamento criativo das ideias apresentadas no departamento criativo.Além da autoria criativa de peças publicitárias e seus conteúdos, o profissional responsável pelas palavras, termos, traços estilísticos, discurso, e tudo mais que se refere à linguagem empregada nas peças, de acordo com a temática eleita para a campanha. Uma das principais atribuições do redator publicitário é conceituar: criar e estabelecer a linha comunicativa que vai traduzir o conceito definido pela equipe de criação. (wikipedia)

    O profissional de Mídia é o responsável por estabelecer as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação que publica o anúncio. Ele realiza negociações, planejamento, compra e execução de todo o projeto de mídia do cliente.(http://www.fapcom.edu.br/blog/tecnologia/profissional-midia-publicidade.html)


ID
739666
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência de propaganda criou duas personagens: Dominika e Michaela. A partir de novembro as duas personagens ganharam a internet pelo blog We Luv Brasil e caíram no gosto dos internautas como anunciadoras de uma nova cerveja no mercado. Fez parte da estratégia incluir as contratadas em um programa de televisão nos moldes de reality show, que teve oito capítulos. Outras ações foram acrescentadas para popularizar as tchecas, como ficaram conhecidas no meio. Esse tipo de técnica de marketing é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • TIE-IN - Inclusão sutil de um produto ou marca em cenas de filmes e novelas. Muitos chamam, imprecisamente, de 'merchandising', palavra que se refere à exposição e apresentação dos produtos em pontos de vendas externos. 

    HEAVY USER - Parte minoritária do público de um produto/serviço que é responsável pela maior fatia do consumo/contratação.

    HARD SELL - Método que usa linguagem direta e insistente 

    PACK-SHOT - Foto, close do produto exibida no fim do comercial, ou no início. Apresenta o produto/serviço acompanhado de locução e texto gráfico. 

  • O teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante), do verbo tease, "provocar") é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teaser


ID
816541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios, ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema.

Alternativas
Comentários
  • A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios... até aqui tudo certo!

     

    ...ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema. Isso sequer seria possível.

  • Errada.

    A questão coloca "identidade" do produto e "forma" de veiculação no mesmo plano. Um acompanha o outro, sim. Mas a "forma" de veiculação deve ser específica p/ cada formato/plataforma diferente: rádio, tv, impresso, internet etc.

  • Na verdade é algo complicado. Não deve favorecer por exclusão mesmo. Há debates sobre isso rsrs Mas não podemos discutir com a banca, paciencia...


ID
816544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

Plantas baixas consistem em desenhos simples, no estilo de histórias em quadrinhos, de cada cena do roteiro. Cada planta corresponde a um quadro numerado contendo um desenho e cada quadro se refere a uma cena.

Alternativas
Comentários
  • PLANTAS NÃO SÃO DESENHOS SIMPLES, SÃO DESENHOS COMPLEXOS. 

  • VISUALIZAÇÃO DA DECUPAGEM: PLANTA BAIXA

     

    Em arquitetura: "Representação gráfica do corte horizontal de uma construção" (Houaiss).

     

    Em decupagem, a planta baixa é uma visualização esquemática, em plongê absoluto, do local onde se passa uma CENA, com representação dos personagens, objetos e suas movimentações, bem como de todas as posições de câmara e seus movimentos. (Às vezes, a planta baixa é também chamada de "mapa de câmara".)

     

    Fonte: http://www.casacinepoa.com.br/giba/plantab.htm


ID
816547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de atendimento, mídia e redação publicitária, julgue o item.

O briefing específico de um produto é a referência para a construção de um texto informativo para uma peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Briefing é o instrumento utilizado tanto para coletar quanto para transmitir informações importantes a respeito de um projeto. Trata-se de um questionário comum, ou em formato de “canvas”, elaborado preponderantemente por agências de comunicação e de marketing para discutir e compreender a necessidade do cliente. Esse tipo de documento serve de apoio às equipes de planejamento e criação por descrever as diretrizes básicas relacionadas ao projeto, campanha, ação, programa, produto.


ID
816550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de atendimento, mídia e redação publicitária, julgue o item.

O target de determinado produto e serviço norteia a mídia a ser utilizada para a veiculação de uma peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Target marketing–identificação de segmentos de mercado.


ID
816562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, referentes a produção e legislação publicitárias na televisão, rádio e Internet.

A remoção de um banner hospedado em uma página na Internet é tão difícil e custosa quanto a de uma propaganda televisiva.

Alternativas

ID
816571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, referentes a produção e legislação publicitárias na televisão, rádio e Internet.

Em uma produção publicitária para televisão, as gravações de sons externos de fundo, como barulho de tráfego, mar, crianças, entre outros, são realizadas concomitantemente à gravação dos diálogos. Essa estratégia imprime realidade à produção.

Alternativas
Comentários
  • A gravação de sons externos de fundo é importante para produção jornalística de televisão.


ID
816592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos novos cenários mercadológicos, artísticos e culturais que se criaram a partir da Internet 2.0, julgue o item.

O caráter doloso é precisamente a condição para que uma ação mercadológica via rede seja considerada marketing viral.

Alternativas
Comentários
  • Aprofundando:

     

    Qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

    Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

    O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

    Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

    Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

    Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

     

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/


ID
821173
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como “conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido”. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821176
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
828193
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em propaganda, qualquer mensagem pode ser apresentada em diferentes estilos de execução. A forma Fantasia caracteriza-se por

Alternativas

ID
828223
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na elaboração de uma interface em ambiente digital, devem ser respeitados diversos fatores, como consistência ou unidade projetual, que

Alternativas

ID
828226
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os elementos gráficos requerem atenção especial no desenvolvimento de uma composição, para que a mensagem seja transmitida de forma adequada. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
849835
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tânia Márcia Cezar Hoff afirma, em um artigo publicado na revista Comunicação & Educação, de agosto de 2007, que, para Bakhtin, “a vida começa apenas no momento em que uma enunciação encontra outra, ou seja, quando começa a interação verbal, mesmo que não seja direta, ‘de pessoa para pessoa’, mas mediatizada pela literatura e acrescente-se, aqui, pelos meios de comunicação de massa. O discurso publicitário enseja, pois, a possibilidade de estudar o dialogismo ou a polifonia, em especial as relações interdiscursivas nele existentes”.

Por dialogismo deve-se entender

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra C


ID
850243
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma expressão comum no dia a dia de uma agência - “dar unidade a uma campanha” - significa

Alternativas
Comentários
  • fonte: agencia mplan

    Uma campanha integrada reúne diversas táticas e canais de marketing em um mesmo vetor estratégico. Ou seja, todas as peças de rádio, TV, jornal, revista, outdoor, mídias sociais, Rede de Pesquisa, Display, entre outros, falarão a mesma língua. Isto é muito importante para a unidade da campanha e para que a mensagem seja consistentemente gravada na mente do consumidor.

    É só lembrar do banco Itaú, que utiliza o mesmo padrão em toda comunicação, fazendo com que qualquer peça laranjada e azul que você veja, você reconheça a marca.

    No entanto, falar da mesma maneira em diversas mídias não é algo tão simples assim.

    Isso porque, para elaborar uma campanha integrada de marketing, é preciso pensar estrategicamente, utilizando o posicionamento da empresa como base, tendo em mente a continuidade da campanha, para que o seu público consiga identificar a sua marca sempre que se deparar com seu padrão de linguagem.

    Esse padrão deve estar presente em toda a comunicação da empresa, desde os anúncios em mídias tradicionais, até as postagens na sua página do Facebook. Contudo, isso não significa que você simplesmente irá replicar uma peça para todos os meios possíveis. Você deve adequar a linguagem e o tom da mensagem com base nas características do meio.

     


ID
850246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Por eliminatória é barbada!

    Gabarito:
    c) despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante.

ID
867910
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando o ambiente proporciona ..........................., isso fortalece a resposta e se aprende o comportamento apropriado. Uma empresa de relógios pode anunciar uma propaganda mestrando um adulto triste e deitado na cama no sábado à noite porque não tinha o relógio.


Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Reforço - Skinner

    Estabelece que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente (os reforços).

     

    A aplicação da Teoria do Reforço na gestão é, em grande parte, decorrente dos estudos de Skinner sobre o condicionamento operante. Para ele, se as pessoas fossem submetidas a consequências positivas em decorrência de um comportamento desejado, elas tenderiam a adotar esse comportamento de forma mais frequente.

     

    Assim, não se trata, em sentido estrito, de uma teoria motivacional, uma vez que não considera aspectos internos ao individuo diretamente, mas apenas seu comportamento como resposta a estímulos ambientais que podem ser controlados pela organização.

     

    Para essa teoria, os reforços positivos geram melhores resultados, mas há outras intervenções possíveis:

    Reforço positivo: recompensa por um comportamento desejado.

     

    Reforço negativo: retirada de uma consequência negativa que existia anteriormente. Isso é feito após os funcionários apresentarem comportamentos desejados.

     

    Punição: introdução de uma consequência negativa por conta de um comportamento indesejado.

     

    Extinção: retirada de elementos positivos que o funcionário recebia, após a constatação de um comportamento indesejado.


ID
919567
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É comum, nas agências de propaganda, o modelo de criação publicitária chamado duplas de criação. Ela é formada por:

Alternativas

ID
929827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Campanhas de prevenção de acidentes no trânsito focam a
prudência, mas a velocidade é um diferencial ressaltado
constantemente nos comerciais de novos modelos de carros.
Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

No campo da comunicação, a interdisciplinaridade que permite compreender o desconforto gerado nos receptores de mensagens em função de estímulos conflitantes é a teoria da dissonância cognitiva.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Dissonância cognitiva é um termo da psicologia social, que se refere ao conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável, os indivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torná-las mais compatíveis.
  • "A teoria da dissonância cognitiva afirma que cognições contraditórias entre si servem como estímulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenças, ou modifique crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonância (conflito) entre as cognições." By Wikipédia

ID
1036171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem dos meios de comunicação, julgue os seguintes itens.

O briefing é um conjunto de informações e imagens que, na atividade de assessoria, serve para definir as estratégias de um planejamento de campanha.

Alternativas
Comentários
  • briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

    *não é feito pela assessoria de imprensa e normalment não coleta imagens, apenas informações

  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
1200010
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha destinada a divulgar a inauguração de um núcleo de extensão da universidade na periferia de uma cidade no interior do Sertão, quais peças mereceriam layout, produção e veiculação?

Alternativas
Comentários
  • Não sou programadora visual, mas pelo conhecimento de Comunicação Organizacional, me baseio pelo público que se pretente atingir, neste caso, pessoas do interior do Sertão, que certamente não teriam acesso à revistas e outbus (busdoor). Por eliminação, somente a alternativa A não possui um dos dois. Outro ponto é que as mídias de distribuição em massa, tais como cartaz e panfletos são mais acessíveis a tal público.

  • Brindes? 


ID
1200016
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Livros, revistas, jornais, mídia exterior, folders, cartazes, malas-diretas, catálogos e manuais são produtos concebidos pelo programador visual em seu cotidiano. Dadas as afirmativas seguintes quanto a um projeto gráfico,

I. Independentemente do estilo do programador visual, um projeto gráfico deve levar em conta o conceito do editor.

II. O programador visual tem seu estilo e liberdade de desenhar como lhe convier, decidindo por cores, formas, ilustrações e texturas.

III. O programador visual deve seguir as etapas contidas no briefing, que além do texto, pode sugerir cores, texturas e ilustrações.

IV. O programador visual elabora apenas o layout das peças; cabe ao editor decidir com a gráfica levando em conta o custo-benefício.

Verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas

ID
1200028
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha publicitária que requeira exclusivamente o outdoor, de baixo custo, qual a impressão com melhor custo-benefício, sem limitar a criação de um programador visual?

Alternativas
Comentários
  • E o "sem limitar a criação do programador visual" foi pra onde? Letra "D" gabarito, monocromia, limita. Não?


ID
1200043
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As peças de uma campanha publicitária, ao serem produzidas de acordo com o tema, não podem deixar algumas regras básicas. Dadas as afirmativas abaixo,

I. O programador visual tem total liberdade de desenvolver o assunto que remete ao consumidor.

II. O programador visual não pode abdicar de sua criação, desde que remeta ao tema da campanha.

III. O programador visual define formato, forma e cores do layout.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Prova para Programador Visual feita por programador visual. Só pode. Desde quando programador visual tem tanto poder? Só se for na UFAL.


ID
1200046
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A campanha institucional visa construir/fortalecer a image building de uma empresa/instituição. Dadas as afirmativas abaixo,

I. A produção de peças deve seguir o eixo central da campanha.

II. A programação visual, aliada ao texto, é importante para atingir o target.

III. O programador visual deve conhecer o público-alvo (interno e externo) da empresa.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200049
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas a seguir com relação à produção de peças para campanha institucional,

I. O trabalho do programador visual deve atender ao tema da campanha.

II. As ilustrações devem referir-se ao texto.

III. O layout representa a forma visual (imagética) do texto.

IV. O título da peça tem que ser impactante (teaser).

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200070
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São termos de campanhas institucionais e/ou publicitárias com os quais o programador visual deve estar familiarizado:

Alternativas

ID
1200088
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas a respeito dos objetivos das campanhas promocionais,

I. Apresentar um fato novo.

II. Informar uma promoção.

III. Informar um acontecimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200091
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas acerca de campanhas promocionais e institucionais,

I. A campanha institucional não tem compromisso com data de veiculação.

II. A campanha promocional apresenta algo novo e tem datas de início e término bem definidas.

III. O fator tempo deve ser considerado na opção por uma campanha institucional ou promocional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Acertei, mas a Banca forçou na alternativa I. Apesar de eu não ter referência bibliográfica para afirmar, mas dizer que não tem compromisso com data é um exagero. Se fosse assim, podíamos pegar uma campanha da Coca-Cola da década de 1960 e publicar agora, em 2017. No mínimo, estaria fora de contexto - ao menos visual.


ID
1200097
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro da criação publicitária existem vários tipos de campanhas, tais como campanha institucional, campanha de propaganda, campanha guarda-chuva, campanha de promoção e campanha de promoção de vendas. Uma campanha guarda-chuva

Alternativas

ID
1200109
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No universo das grandes agências, o briefing é um instrumento largamente conhecido e utilizado no processo de elaboração de campanhas; contudo, ainda existe um grande contingente de agências (na sua maioria pequena e média), que pecam por não trabalhar com esse instrumento de extrema importância, que pode fazer a diferença no acerto da campanha. Assinale a alternativa correta a respeito do conceito de briefing.

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
1200115
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O uso de uma campanha publicitária se dá por uma questão de persuasão do consumidor e fixação do que está sendo anunciado por parte do consumidor. É necessário que o produto/serviço seja anunciado em diferentes mídias para aumentar a memorização da mensagem e dessa forma levá-lo ao consumo. Uma campanha publicitária pode seguir dois padrões básicos: Abordagem Racional e Abordagem Emocional. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a premissa está incompleta. Deveria ser: a abordagem emocional faz menção aos benefícios simbólicos ou experimentais do consumidor.

  • Questão mal elaborada. O grau de dificuldade está na falta de sentido das alternativas.


ID
1222552
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência contratada para fazer uma campanha para o Ministério da Saúde definiu em seu planejamento que o público-alvo mais adequado seria o de mães com filhos de cinco e seis anos de idade. Para tal campanha, foram elaboradas peças gráficas como cartazes, folders e panfletos. Assinale a alternativa que pressupõe a melhor estratégia para atingir o público definido.

Alternativas

ID
1222567
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um mapa de mídia para a veiculação de publicidade em outdoor, o circuito elaborado será composto de 15 painéis, a serem fixados no decorrer de três quinzenas. Para cada painel fixado, serão gastos R$ 500,00 por quinzena e R$ 1.500,00 ao final de todo o período. Considerando que, em cada ponto, 100 mil pessoas terão visto os anúncios; ao final da exposição, a mensagem terá chegado a 1.500.000 pessoas. Assinale a alternativa que apresenta o custo para que o anúncio seja visto por mil pessoas.

Alternativas
Comentários
  • 1.500 x 15 = 22.500
    22.500.000 ÷ 1.500.000 = 15

    letra a = R$15,00

  • Sem resposta.

    Se para 1.500.000 pessoas eu gastei 1.500

    para 1000 pessoas eu gastei X

    1500000/1000 = 1500/X

    X=10


ID
1222573
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um planejamento de campanha, ficou decidido que as mídias utilizadas seriam: televisão, rádio, mídia volante, busdoor, outdoor e Internet. Assinale a alternativa que apresenta mídias cujos conteúdos são elaborados prioritariamente pelo designer gráfico e estão acompanhadas dos processos indicados para a sua produção.

Alternativas

ID
1246126
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para impressão de um flyer da Desenvolve SP, o responsável pela comunicação visual da agência optou por um papel resistente, de textura lisa nas duas faces, brilhante e com gramatura de 150 g. O papel indicado pelo comunicador visual corresponde ao tipo

Alternativas
Comentários
  • d)

    couchê.

  • Quem já trabalha na área não tem como errar essa kkk
  • Papel Couchê é mais mais resistente que o offset, possui gramatura e qualidade maiores, possui revestimento e pode ter brilho ou não (ser fosco).

    É o mais indicado para impressos que requerem boa durabilidade, estética e qualidade. Por isso é mais indicado para revistas, folders, catálogos, flyers e cartões


ID
1246168
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o título composto de tipos da família romana.

Alternativas
Comentários
  • Família romana??? Chutei na times-new-roman letra D. Que questão é essa? O que isso tem a ver com marketing???

  • Nossa mancada essa. Como a pessoa vai gravar o nome de todas as fonte tipograficas existentes na face da terra kkkk

ID
1364125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.
Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

Alternativas
Comentários
  • Seria necessário saber qual era a meta a ser alcançada para mensurar se 10% de crescimento foi um sucesso ou fracasso.


ID
1364191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a evolução constante da tecnologia, os jogos de computador, sejam eles simples ou complexos, passaram a ocupar um espaço considerável da internet.
Do ponto de vista da atuação publicitária on-line, essa migração significou, entre outras coisas, uma

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Quer dizer que somente os abaixo de 14 anos consomem jogos de computador?

  • Para mim a resposta correta é a B

  • Eu concordo com a alternativa C pessoal. Tentei raciocinar da seguinte forma: um dos produtos consumidos pelos pré-adolescentes são os games que antes não estavam na internet. Hoje com a internet sendo uma plataforma de games, abre um leque para as empresas de publicidade atingirem esse público mais efetivamente, com ofertas direcionadas e personalizadas a partir dos seus gostos, preferências, caminhos de navegação. Acredito que seja isso.


ID
1625404
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei n. 12.232, de 29 de abril de 2010, dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestadas por intermédio de agências de propaganda no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre essa lei, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art 2º

     § 2o  Os contratos de serviços de publicidade terão por objeto somente as atividades previstas no caput e no § 1o deste artigo, vedada a inclusão de quaisquer outras atividades, em especial as de assessoria de imprensa, comunicação e relações públicas ou as que tenham por finalidade a realização de eventos festivos de qualquer natureza, as quais serão contratadas por meio de procedimentos licitatórios próprios, respeitado o disposto na legislação em vigor. 

    GAB C


ID
1631041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É chamado de briefing o documento que contém (as/os)

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
1671805
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma companhia elétrica estadual promoveu uma campanha sobre segurança e a rede de distribuição de energia durante o período de carnaval. A ação envolveu campanha publicitária, coletiva de imprensa, ações educativas e parcerias com os poderes públicos. Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica foi

Alternativas
Comentários
  • Como se chega nesse gabarito? Fiquei entre ''a'' e ''b'', mas não marquei a ''a'' porque não é mencionado no enunciado que na época de carnaval ocorrem grande números de acidentes com energia elétrica.

  • Em resposta à Concursanda Fit, o objetivo da campanha estava implícito no enunciado. Foi feita especificamente para o Carnaval e os riscos dos trios, e isso fica claro quando a questão eumera o público alvo:

     "Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica".

    Ajuda também saber que os trios são geradores de problemas às companhias elétricas. Como eles são altos muitos acabam arrastando os fios elétricos que cruzam as ruas. Frequentemente pessoas dos trios morrem eletrocutadas quando os caminhões alcançam a fiação.

    Por isso, em cada trio, costuma existir um profissional "elevador de fios", responsável por tentar subir os cabos com luvas ou haste de madeira.

    Segue matéria sobre o assunto: https://bhaz.com.br/noticias/bh/cemig-levantamento-fios/#gref


ID
1671886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

Alternativas

ID
1671895
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte.
                                                       (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

Alternativas
Comentários
  • STORYBOARD são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.

    Os storyboards apresentam o esboço das cenas; neles, indicam-se até mesmo as mudanças no ângulo da câmera.

    Ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, ângulos, ritmos e as expressões e atitudes dos personagens. (FCC 2013)

  • Story-board - Sequência de desenho que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado. Quando produzido em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico. Sequência de desenhos que, ilustrando matéria jornalística, apresentam detalhes e momentos sucessivos do fato noticiado ou de uma versão do acontecimento.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 262

    Storyboard: permite organizar as cenas de um vídeo para uma edição não-linear. As cenas para o storyboard podem ser criadas a partir da timeline. Elas são dispostas no storyboard em fileira, uma abaixo da outra, mas cada cena (clip) pode ser retirada e inserida entre as demais e efeitos podem ser acrescentados entre as cenas.

    Fonte: Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV - Manual de Telejornalismo


ID
1684960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais.

O diretor de arte é o responsável geral pelo aspecto visual e pelos diálogos do filme. Sob a orientação do diretor e do roteirista, ele deve harmonizar e procurar as combinações, as tonalidades certas entre cenografia, figurino, maquiagem e até roteiro.

Alternativas
Comentários
  • diretor de arte, ou editor de arte é o profissional que, geralmente, gerencia a atividade de design e concepção artística de umproduto audiovisual, incorporando uma série de funções, em publicidade, design editorial, internet, videogames (br) / videojogos(pt), cinema e propaganda.

  • Erro por extrapolação: de fato o diretor de arte é responsável pelo aspecto visual; mas os diálogos, não.

  • Aspecto visual: sim. Diálogos do filme: não.

  • O redator é o responsável pela criação dos textos, que serão escritos para diferentes formatos, como a web, rádio, tv e impresso.


ID
1684963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais.

O cenógrafo é uma espécie de arquiteto do cinema: é ele quem, por meio de desenhos e maquetes que devem ser aprovados pelo diretor, cria todos os ambientes que se transformam em cenário.

Alternativas
Comentários
  • Cenógrafo [do gr. skenográphos.] é o profissional que cria, conceitua, projeta e coordena a construção do cenário de teatro, show, teledramaturgia, eventos e entretenimento em geral. Ele supervisiona a realização e montagem de todos os espaços necessários à cena, incluindo a programação. Aquele que idealiza o espaço cênico. Cria, desenha, acompanha e orienta a montagem do projeto cenográfico. Resumindo, é quem prepara o cenário para um espetáculo.

  • Cenógrafo: responsável pela PLANTA BAIXA do cenário criado pelo desenhista de produção e diretor de arte,  ACOMPANHANDO DIRETAMENTE SUA EXECUÇÃO FINAL pelo cenotécnico.

     

     


ID
1684966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à direção de arte para meios audiovisuais.

Em geral, grande parte do trabalho do diretor de arte acontece fora do set e muitas atividades são executadas antes mesmo do início das filmagens. Durante as filmagens, ele continua construindo cenários que serão filmados posteriormente, acontecendo toda essa atividade em seu escritório, ateliê ou nas oficinas dos cenotécnicos.

Alternativas
Comentários
  • Essas bancas dizem o que querem. Na questão Q561652, o cenógrafo "é o cara". Cria, desenha, executa, decide, manda "pra caramba". Já aqui não. O diretor de arte "é o cara" dos cenários. Mesmo que tenha embasamento teórico, é incoerente. A não ser que o erro esteja na primeira parte da questão.


    Alguém?
  • Penso o mesmo que o colega, gostaria de saber qual a fonte o cespe usa para justificar essas questões, cada hora do diretor de arte tem uma função diferente nas provas :/


ID
1684969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à direção de arte para meios audiovisuais.

Na execução dos cenários, surgem alguns problemas bastante específicos, como a determinação do tipo de material a ser utilizado, a definição de cores; devendo até mesmo a implantação dos cenários ser escolhida segundo critérios próprios da arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei erro na assertiva. Alguém?

  • Acredito que o erro está em "devendo até mesmo a implantação dos cenários ser escolhida segundo critérios próprios da arquitetura"

  • Acredito que o critério técnico neste caso é o da fotografia. O diretor de fotografia que é responsável pela paleta de cores, filtros, enfim, pela conjunto estético do filme como um todo.


ID
1684972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais.

O trabalho do diretor de arte, juntamente com a sua equipe, é concretizar o projeto inteiro dos cenários, do figurino, da justaposição de cores, do sequenciamento e da iluminação.

Alternativas
Comentários
  • Cinema e televisão - Esse tipo de diretor de arte é o responsável pela CONCEPÇÃO visual de toda a produção (NÃO PELA CONCRETIZAÇÃO como consta no enunciado), seja filmeprograma de TV ou anúncio. Cabe a ele orientar o trabalho da equipe de arte, que inclui o cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o aderecista Produtor de Objetos, entre outros.

  • Inconstância da Banca, para não dizer incoerência. Pois na questão Q561653, o diretor de arte leva trabalho (elaboração de cenários) até pra casa. Aqui já não. Mas a questão não está dizendo ele com sua equipe? Honestamente, confesso não ter aprofundamento teórico sobre o tema, mas me parece não fazer muito sentido essa resposta.

  • Marcelo, acho que você se precipitou nessa conclusão. Vejamos:

     

    Q561653

    "Em geral, grande parte do trabalho do diretor de arte acontece fora do set e muitas atividades são executadas antes mesmo do início das filmagens. (isso não significa levar trabalho pra casa, mas sim que, antes da execução, há um planejamento, o qual se dá, muitas e muitas vezes, fora do set) Durante as filmagens, ele continua construindo cenários que serão filmados posteriormente, acontecendo toda essa atividade em seu escritório, ateliê ou nas oficinas dos cenotécnicos (novamente, não há qualquer menção sobre levar trabalho pra casa aqui)."

     

     

    Q561655

    "O trabalho do diretor de arte, juntamente com a sua equipe, é concretizar o projeto inteiro dos cenários, do figurino, da justaposição de cores, do sequenciamento e da iluminação." Veja bem, se existe um 'figurinista', um 'cenógrafo', um 'diretor de fotografia' etc, então por que seria trabalho do diretor de arte concretizar o projeto INTEIRO de cenário, figurino, luz e por aí vai? Não, o diretor de arte, junto com sua equipe, se encarrega de harmonizar os projetos de cenários, figurinos, cores, iluminação, etc, mas daí dizer que o diretor de arte e sua equipe concretizam tudo já é uma baita de uma extrapolação.

     

    Não há incoerência entre uma assertiva e a outra. Na verdade, apesar de ambas mencionarem a direção de arte, não creio sequer que tratem sobre o mesmo tema dentro desse assunto. Além disso, mesmo que o diretor de arte levasse trabalho pra casa, isso não significaria levar trabalho DOS OUTROS pra casa.

     

    É isso. No mundo dos concursos precisamos nos ater ao que está escrito nos itens e não ao que imaginamos quando os lemos.