SóProvas


ID
1672450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao processo orçamentário e aos métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público.

O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera. Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é o atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas.

Alternativas
Comentários
  • O orçamento-programa tem foco no resultado, visando diversos objetivos, metas, a eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental. Por isso a primeira parte da questão está correta! Aí que vem a lambança!!!

    Se existe um programa de combate a uma doença, quer dizer então que, o mínimo que se espera é vacinar uma quantidade “X” de indivíduos? Que tipo de doença é essa? Qual a sua causa? Vejam que está sem sentido a questão não é mesmo?

    Dentro do PPA existem diversos programas temáticos, com seus objetivos, metas e iniciativas as quais são executadas através da LOA. Restringir o exemplo da questão ao atingimento de meta de vacinação e regiões abrangidas é muito simplório!!

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • ERRADA

    Ao meu ver, a questão dá a resposta pois quando afirma: "O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera"


    PROGRAMA: combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito"


    Ação meio :(uma das) indivíduos vacinados e de regiões abrangidas.


    Produto final / Resultado: (exemplo) erradicação da doença. 


    O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera. Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é (exemplo) a erradicação da doença. 

  • O orçamento progarama, equivale a um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação econômica, este orçamento procura levar os decisores públicos a uma escolha racional, que maximize o dinheiro do contribuinte, destinando os recursos publicos a programas e projetos de maior necessidade. A definição dos produtos finais de um programa de trabalho é um dos desafios do orçamento-programa, já que algumas atividades também adicionam valores intangíveis,  em complemento aos físicos, como uma ação de qualificação do servidor. Esta qualificação é um resultado tangível. 

    Questão vinha linda, lindinha, porém pecou na parte final.

    SÉRGIO MENDES

    GAB ERRADO

  • O resultado esperado não é quantidade de indivíduos vacinados e nem de regiões abrangidas, o resultado esperando é que se combata a doença e se evite óbitos e a incapacidade para o trabalho. 

  • O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera. Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é o atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas. ERRADA

    Acredito que o produto final seria erradicação ou redução da doença. São objetivos qualitativos. O exemplo da questão se encaixa no conceito de objetivos derivados, que são quantitativos.

    ______________


    a) Definição dos objetivos do programa: diz respeito ao resultado que o programa tem por fim alcançar, levando em consideração a clientela a ser beneficiada. A seleção de objetivos é parte integrante da função de planejamento. O Objetivo tem que ser claramente definido. A doutrina classifica os objetivos do programa em finais e intermediários.

    - objetivos finais são os que expressam os fins últimos do programa em termos de resultados a alcançar, ou seja, qual (ais) o(s) produto(s) final (s) do programa. 

    - objetivos derivados correspondem a propósitos específicos e cuja consecução concorre para o alcance dos objetivos finais, sendo as ações-meio implementadas (produtos intermediários) que possibilitarão o programa atingir seu resultado. O produto final do programa é o seu resultado e não simplesmente o que o programa produz em termos de ações-meio. Num programa de melhoria da qualidade do ensino, por exemplo, o produto final não é a quantidade de professores reciclados, ou a quantidade de escolas construídas ou equipadas, mas sim em que grau a qualidade do ensino elevou-se decorrente das ações implementadas. Fonte:http://www.tce.ro.gov.br/arquivos//Downloads/IEP-Apost-18-12-12-11-48-59.pdf

    ______________

    Os objetivos finais (ou básicos) são definidos sob uma visão qualitativa e finalística. Já os derivados representam os propósitos específicos (mecanismos) do governo, representados quantitativamente para o alcance dos objetivos finais/básicos. Para ficar mais clara a diferença, veja o seguinte exemplo: No programa “Mais Educação”, o objetivo final/básico é fazer com que o aluno passe mais tempo na escola (educação integral) para melhorar a qualidade no processo de aprendizagem. O objetivo derivado (quantitativo) define as escolas a serem atendidas pelo programa, as atividades realizadas, o treinamento pedagógico para o acompanhamento dos resultados, etc."

    Fonte: Notas das aulas do professor de AFO Anderson Ferreira.


  • O orçamento-programa tem foco no resultado, visando diversos objetivos, metas, a eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental. Por isso a primeira parte da questão está correta! Aí que vem a lambança!!!

    Se existe um programa de combate a uma doença, quer dizer então que, o mínimo que se espera é vacina uma quantidade “X” de indivíduos? Que tipo de doença é essa? Qual a sua causa? Vejam que está sem sentido a questão não é mesmo?

    Dentro do PPA existem diversos programas temáticos, com seus objetivos, metas e iniciativas as quais são executadas através da LOA. Restringir o exemplo da questão ao atingimento de meta de vacinação e regiões abrangidas é muito simplório!!


    Gabarito E.


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-de-afo-mpogenap-cargo-2-recurso/. Acessado em outubro de 2015.


    Força, Foco e FÉ – 2015, em 1º Lugar.

    “Quem quiser ser o primeiro, sirva a todos – Marcos 10;44”

  • A qualidade dos examinadores da banca responde diretamente pela qualidade das questões. Logo ...

  • Pessoal, sem polêmica, a questão é lógica: Se não especifica qual é a doença, a questão já está errada, pois há doenças, por exemplo, que não possuem vacina, logo a meta não faria sentido. 

  • Acredito que a palavra principal para matar a questão é "efetivamente". Caso ela não tivesse na frase, acredito que o item estaria correto.
    "Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é o atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas".

    Efetividade está relacionado ao atingimento dos objetivos, e não com o atingimento de metas (eficácia) ou com um bom custo vs. benefício (eficiência).
    Ao introduzir a assertiva com o trecho seguinte, o examinador deu indícios de que não procurava ações eficientes ou eficazes, mas sim a efetivas. "O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera".

    Posso estar viajando, mas espero ter contribuído um pouquinho.
    Bons estudos.

  • Prof. Sérgio Mendes:

     

    O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera. Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é a erradicação ou a grande diminuição no número de novos indivíduos doentes e incapacitados para o trabalho (e não indivíduos vacinados e regiões abrangidas).

     

    O atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas é uma medida de eficácia (e não de efetividade).

  • Resultado esperado: Percentual de diminuição nos óbitos > efetividade

     

    Número de vacinados > Meio para se atingir o resultado (impacto) > eficácia

  • O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera. Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é o atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas. Resposta: Errado

     

    Comentário: essa parte invalidou a questão! Efetividade está relacionado ao impacto ou resultado gerado. Eficácia está relacionado ao atingimento de uma meta.

  • Exemplo do Programa Rodoviário, construir n quilômetros de estrada não é boa indicação do PRODUTO FINAL do programa. O indicador adequado para um programa que objetiva transporte eficaz e seguro são as horas de viagens economizadas, o número de acidentes evitados etc.

    Logo, o produto final refere-se ao objetivo alcançado: Erradicar a doença.

    E não ao tanto de pessoas que foram vacinadas. 
     

  • errada . O erro está quando ele afirma que o produto final é o seu resultado e excluem as ações geradas.

  • O produto final de um programa é o seu resultado e não simplesmente as ações-meio que ele gera. Assim, em um programa de combate a determinada doença que possa levar à incapacidade temporária para o trabalho e ao óbito, o que efetivamente se deve esperar é o atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas.

    Trata-se de eficácia.

    _______________

    Eficiência = Relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta frente a padrões estabelecidos.

    Eficácia = Medida de grau de atingimento das metas fiscais em relação ao previsto (atingimento de uma meta de indivíduos vacinados e de regiões abrangidas, p. ex.).

    Efetividade = Capacidade de transformar uma realidade a partir do objetivo estabelecido e sua continuidade ao longo do tempo. Permite verificar se um dado programa produziu efeitos no ambiente externo em que interveio.

  • De que adianta ter pessoas vacinadas, se estas continuam incapacitadas e mortas ?

  • (CESPE/MPOG/2015/Técnico) Um dos desafios do orçamento-programa é identificar os produtos finais que constituem o alvo das ações de governo: às vezes meros produtos intermediários ou de segunda linha e associados a dimensões estritamente quantitativas (CERTO)

  • Para Alexandre Marinho e Luís Otávio Façanha:

    No uso corrente, a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência denotaria competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete a condições controladas e a resultados desejados de experimentos, critérios que, deve-se reconhecer, não se aplicam automaticamente às características e realidade dos programas sociais.

    Desse modo, a questão descreve o conceito de eficácia uma vez que a efetividade está ligada aos resultados que uma ação produz. Portanto, a ação seria efetiva se o resultado da vacinação fosse a erradicação da doença.

    Gabarito: ERRADO

  • o que se espera efetivamente é uma mudança da realidade, é ir além do esperado...

    conceitos a estudar:

    >Eficiência: está relacionado ao custo benefício, menos desperdício, etc

    >Eficácia: está relacionado com o atingimento de uma meta

    >Efetividade: efetividade é ir além do esperado, como já dito

  • O Produto Final de um Programa é o seu IMPACTO!