SóProvas


ID
1672765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao processo orçamentário e aos métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público.

No processo orçamentário da União, são consideradas como tipicamente discricionárias as despesas relacionadas com sentenças judiciais transitadas em julgado, que serão pagas segundo as disponibilidades orçamentárias.


Alternativas
Comentários
  • Errada rs


    CF/88/Art. 100:  à exceção dos créditos de natureza alimentícia, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em virtude de sentença judiciária, farse-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.


     § 1º É obrigatória a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários, apresentados até 1º de julho, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente. 

  • SEGUNDO VINICIUS NASCIMENTO (ESTRATÉGIA CONCURSOS) - 

    113) No processo orçamentário da União, são consideradas como tipicamente discricionárias as despesas relacionadas com sentenças judiciais transitadas em julgado, que serão pagas segundo as disponibilidades orçamentárias.

    Quer dizer então que o juiz determina que a União deva fazer o pagamento e aí simplesmente decide se paga ou não? o_0

    Claro que não né? Eu hein!!! Despesa relacionada a sentença judicial transitada em julgado é OBRIGATÓRIA e não discricionária!

    Gabarito ERRADO!

  • Quer dizer então que o juiz determina que a União deva fazer o pagamento e aí simplesmente decide se paga ou não? o_0

    Claro que não né? Eu hein!!! Despesa relacionada a sentença judicial transitada em julgado é OBRIGATÓRIA e não discricionária!

    Fonte: Estratégiaconcursos.

  • Uma das funções da reserva de contingência.

  • Seria vinculada não discricionário.
  • Sentença Judicial com Transito em Jugado , Não combina com : DISCRICIONARIEDADE .

  • Se fosse assim, coitado dos jurisdicionados viu

  • Questão mais de lógica do que de conhecimento, é claro que sentença judicial nunca vai ser discricionária, executa e pronto (vinculada).

  • Só pensar no problema que o SUS tem. A justiça manda e os hospitais, com as contas em frangalhos, são obrigados a acatar - não há nada de discricionário por parte dos gestores hospitalares, eles são forçados a cumprir a decisão. Ademais, é possível inferir que as despesas relacionadas com sentenças judiciais transitadas em julgado, que serão pagas segundo as disponibilidades orçamentárias são ditas operações especiais, segundo o Manual Técnico de Orçamento, e não tipicamente discricionárias, como consta no enunciado.

    Resposta: Errado.

  • se já foi julgada será vinculada e não discricionaria....um dia chegamos lá.