-
A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
-
Acredito que o erro da questão se encontra na palavra "deve", já que existem diversos tipos de avaliação. A classificatória é apenas uma delas.
-
LDB, art 24,
V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
-
A LDb estabelece que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: avaliçao continiua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos esultados ao longo do periodo sobre os de eventuais provas finais.
Assm, a proposta avaliativa deve ser processual, continua e sistematica, aontecendo não em momentos isolados, mas ao longo de todo o processo em que se desenvolve a aprendizagem, de forma a reorientar a pr´tica educacional.
-
Concordo com o comentário da colega Pry Barros, o erro da questão está na palavra DEVE.
Se a questão fosse: "A Avaliação pode ser classificatória, pois é por meio desta..." estaria correta, pois a avaliação tambem pode ser classificatória, inclusive para o professor avaliar o seu trabalho e o rendimento do aluno. Portanto, o erro da questão está em especifiicar, com a palavra DEVE. Sendo que ela pode ser.
-
A avaliação que se verifica a eficácia do ensino do professor em relação ao aprendizado de seus educandos é a formativa.
-
ERRADO
A avaliação da escola tradicional ocorre de forma reprodutivista, estando interessada na classificação dos alunos e consequentemente na seleção dos mesmos.
Quando a avaliação é realizada como instrumento de classificação acaba instituindo as hierarquias, reforçando assim as desigualdades entre os alunos.
A avaliação formativa privilegia os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do processo sobre os de eventuais exames finais.