-
Gabarito: D
Contribuição da Ciência, segundo Weber:
a) acumulo de conhecimento por meio da técnica e da previsão;
b) nos oferece métodos de pensamento;
c) contribui para a clareza.
-
A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na ESPECIALIZAÇÃO.
Saber isso já elimina as assertivas A, B e C.
-
Weber entende que a ciência enquanto vocação encontra-se embasada na especialização e esta se apresenta como uma forma de tomada de consciência do indivíduo enquanto tal, bem como meio de promover o conhecimento das relações objetivas. Certo que, com o avanço da modernidade a ciência tem se dirigido cada vez mais para a especialização, e se tornado sempre mais dividida em áreas, dessa forma, não cabe mais falar que a ciência enquanto tal deva possuir um traço de totalidade. (fonte: material MEGE).
-
No Edital da DPE SP 2019 não há Max Weber.
-
D- a ciência fornece métodos de pensamento, isto e, os instrumentos e uma disciplina
-
Na obra Ciência e política: duas vocações, Max Weber define o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de um território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física.
A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina.
Por consequência, o ESTADO moderno é BUROCRATICO. O Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e procurou (com êxito) monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima como instrumento de domínio e que, tendo esse objetivo, reuniu nas mãos dos dirigentes os meios materiais de gestão. Equivale isso a dizer que o Estado moderno expropriou todos os funcionários que, segundo o princípio dos “Estados” dispunham outrora, por direito próprio, de meios de gestão, substituindo-se a tais funcionários, inclusive no topo da hierarquia”.
fonte: questões FCC sobre o tema