SóProvas


ID
1682350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item subsequente.

A concepção dialética compreende a realidade com base no princípio do conflito, da contradição e da transformação como algo permanente, enquanto a lógica positivista, por sua vez, investiga leis invariáveis da estrutura social para conservá-la. 


Alternativas
Comentários
  • questão certa:

    CONCEPÇÃO DIALÉTICA - começa por constatar que “nada fica onde está, nada permanece o que é”. Quem diz dialética diz movimento, mudança. Quando quisermos estudar as coisas segundo a dialética, iremos estudá-las nos seus movimentos, na sua mudança.

    Ao estudarmos a terra do ponto de vista dialético, veremos que ela não foi sempre o que é, sofreu transformações e sofrerá no futuro outras mais. Devemos considerar que o estado atual da terra é uma transição entre as mudanças passadas e as futuras. Considerar as coisas do ponto de vista dialético é considerar cada coisa como provisória, como tendo uma história no passado e devendo ter outra no futuro, tendo um começo e devendo ter um fim.

    LÓGICA POSITIVISTA - Concepção do Natural (naturalista/ Leis Naturais), ahistórica – não visa mudança no sistema, e acredita que a questão social é natural e não relaciona-se com uma questão histórica. Ideologia da ordem, e a noção de equilíbrio, normalidade e regulariedade.  Leis naturais invariáveis – leis totalmente seguras, propõe diretamente a explicar, com a maior precisão possível o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana (Comte) .
  • Gabarito Certo.

    Questão Linda! Lembrei do meu Professor de Filosofia I que falava constantemente do Devir ou vir a ser.  

    Vir a ser ou devir são termos sinônimos que se referem ao processo de transformação dos seres e das coisas, ao conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui.

    “Talvez nada permaneça no universo, tudo seja devir”, Heráclito de Éfeso.

    Perfeito!!!!

     

  • A abordagem dialética compreende a realidade como dinâmica e, por isso, todo e qualquer conhecimento produzido sobre ela será apenas aproximativo e nunca definitivo ou finito. Essa abordagem compreende a realidade como produto sócio-histórico e dialético e, devido a isso, é passível de transformação e ultrapassagem pelo homem. Já o pensamento positivista tem como objetivo preservar essa ordem social e para isso busca apresentar a realidade como intransponível, como algo dado e consolidado que não pode ser transformado. A abordagem dialética por ser o ponto de vista do proletariado almeja essa transformação social e busca produzir conhecimento verdadeiros, desmistifcando a realidade, pois essa classe não tem o interesse de distorcer o real. Enquanto a positivista pode ser apontada como o pensamento da classe dominante, a qual não deseja que essa sociedade seja alterada de forma que ela perca sua hegemonia e o conhecimento produzido por esta classe será sempre fetichizado, mascarado, como forma de conservar seu poder.


    RESPOSTA: CERTO


  • Comentários de alto nível!

    Nao digo o mesmo com relação aos do QC.