SóProvas


ID
1682662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Como forma de garantir a efetividade na arrecadação dos tributos, o fisco utiliza o mecanismo de retenção na fonte, na qual a entidade pagadora fica responsável pela retenção e pelo recolhimento dos tributos devidos. Com base nas disposições contidas na IN n.º 1.234/2012, da Receita Federal do Brasil, e na Lei n.º 9.430/1996, julgue os itens a seguir, relativos às retenções de tributos na fonte.



A referida IN prevê a retenção na fonte do IR e da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS), mas é silente com relação ao imposto sobre produtos industrializados (IPI).

Alternativas
Comentários
  • IN n.º 1.234/2012

    Art. 2º Ficam obrigados a efetuar as retenções na fonte do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas, pelo fornecimento inclusive obras, os seguintes órgãos e entidades da administração pública federal: 

    I - os órgãos da administração pública federal direta; 

    II - as autarquias; 

    III -as fundações federais;

     IV - as empresas públicas 

    V - as sociedades de economia mista; 

    VI - as demais entidades em que a União, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execução orçamentár Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). 


    Não fala sobre IPI.

  • O CESPE está usando muito o termo SILENTE que significa SILENCIOSO. 

  • RESUMINDO:

    O IN fala sobre a retenção do: IR, CSLL, PIS E COFINS