SóProvas


ID
1685341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

O portfólio é um instrumento que possibilita ao aluno refletir sobre seu processo de formação, mas não permite que ele avalie sua aprendizagem.


Alternativas
Comentários
  •  O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso.


  • O Portfólio de Trabalho é uma coleção dos trabalhos, cujo propósito é servir como um arquivo das atividades do aluno, que poderão futuramente ser selecionadas para compor outro tipo de portfólio. Pode ser usado para diagnosticar as necessidades do aluno e reorientar o ensino, pois o aluno e o professor poderão conhecer os pontos fortes e fracos do processo de aprendizagem em relação aos objetivos alcançados. Ao elaborar o portfólio e avaliar seu conteúdo, o aluno torna-se mais reflexivo e auto-orientado.

    Este portfólio estrutura-se em torno de um conteúdo específico e documenta o processo de aprendizagem do aluno em relação ao seu domínio de objetivos esperados, o que pode ajudar no redimensionamento do ensino.

    O Portfólio de Apresentação ou dos Melhores Trabalhos contém os melhores trabalhos realizados pelo aluno, podendo incluir atividades extra-escolares. (ex: participação em concurso ou evento científico, trabalho voluntário em Instituições Sociais etc.) Como aprendiz o aluno seleciona o que acredita ser importante para sua aprendizagem, o que valoriza e deseja mostrar a outros.

    O Portfólio de Avaliação documenta o processo de aprendizagem do aluno: seus comentários sobre pontos trabalhados de acordo com os objetivos curriculares.

    Fonte: http://www.uel.br/ccs/olhomagico/v8n1/portalun.htm

    Gabarito: errado.

  • Explicação: Se bem planejados e construídos, os instrumentos (trabalhos, provas, testes, relatórios, portfólios, memoriais, questionários etc.) têm fundamental importância para o processo de aprendizagem, não devendo ser usados apenas para a atribuição de notas na perspectiva de aprovação ou reprovação dos estudantes. Deve-se considerar a autoavaliação como parte do processo de autonomia, emancipação, que se espera dos alunos.

    Livro da fabiana Lagar.