-
e) A diminuição da dívida como proporção do PIB, assim como do déficit público total, significa que o Estado passou a avançar menos sobre os recursos disponíveis para financiar o setor privado. Isso viabiliza a ampliação dos investimentos, que pode ser financiada pelo aumento da poupança interna.
-
acho que seria correto
...a ampliação dos investimentos, que podem ser financiados pelo aumento da poupança interna. porque.. o "que" (os quais) PR, retomando a ideia de investimentos.
-
Resenha Eletrônica
Editorial - Rigor necessário
O Globo - 31/01/2008
...
A diminuição da dívida como proporção do PIB, assim como do déficit público total, significa que o Estado passou a avançar menos sobre os recursos disponíveis para financiar o setor privado. Isso viabiliza a ampliação dos investimentos, que pode ser financiado pelo aumento da poupança interna.
...
esse trecho faz parte do texto original, exatamente igual ao da letra e.
será que o jornal O Globo publicou um texto com erro de ortografia?
http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?page=&cod=437641
-
O erro está na letra d.
... o banco central projeta nova queda na dívida líquida, e queda também no déficit...
no texto original:
... o banco central projeta nova queda na dívida líquida, e também no déficit...
e também, o correto seria estacando-se e não estancando-se
questão passivel de anulação!
-
O colega de baixo viajou grandão.....rsrsrsr. A questão não quer saber qual texto foi transcrito igual ao original, por acaso quem aqui vai decorar palavra por palavra todos os textos possíveis de se cair numa prova????? Impossível....srsrsrsrsrs.
A questão pede ERRO GRAMATICAL, não tem nada a ver com as ideias que se passa no texto, e sim com erros quanto à gramática.
Eu não encontrei o erro na letra E. Marquei a letra D pensando que houve uma supressão da crase em "....equilibrando-se as contas públicas....", mas foi vacilo meu, pois QUEM EQUILIBRA, EQUILIBRA ALGO, sem preposição.
-
"Isso viabiliza a ampliação dos investimentos, que podeM ser financiadOS..."
-
e) errada. O certo seria " QUE PODEM SER FINANCIADOS. Pois "que" é pronome relativo e retoma ao termo antecedente, investimentos. Portanto, deve-se colocar o verbo na 3° pessoa do plural.
-
Na verdade, na letra "e", o pronome relativo "que" poderia retomar tanto "investimentos", quanto " ampliação dos investimentos".
Se retomar "investimentos", logicamente o verbo poder deve ser flexionado na 3° pessoa do plural.
Por sua vez se retomar " " ampliação dos investimentos", o particípio financiado deveria mudar para financiada.
De qualquer forma a questão está errada.
-
a ampliação dos investimentos, que pode ser financiado (FINANCIADA)
-
Letra E
Erro de concordância nominal.