-
Corrigindo as alternativas:
a) Nas seis maiores regiões metropolitanas, o índice apurado pelo IBGE caiu para a faixa de 7% em dezembro, o mais baixo da série estatística iniciada em 2002, com a adoção de uma nova metodologia. Na Grande São Paulo, segundo a Fundação Seade, a parcela de trabalhadores sem emprego formal caiu para 14% (índice que chegou a ultrapassar 19% há poucos anos).
b) Mesmo com um aumento significativo da população economicamente ativa - ou seja, pessoas que haviam desistido de procurar emprego voltaram ao mercado de trabalho - da ordem de 2%, houve redução dos índices de desemprego.
c) Depois de vários anos com baixo crescimento e insuficiente geração de empregos, a economia brasileira conseguiu, em 2007, expandir-se em ritmo próximo à média mundial. E o resultado foi ainda mais animador porque a criação de empregos bateu recorde, com mais de 1,6 milhão de contratações com carteira assinada. (CORRETA)
d) Os salários não aumentaram em igual proporção, pois o mercado ainda estava na fase de absorção de mão-de-obra. Ainda assim, os rendimentos dos trabalhadores praticamente encostaram nos valores de 1995, período áureo do Plano Real.
e) Tudo indica que esse processo de recuperação continuará se a economia brasileira conseguir sustentar taxas anuais de crescimento acima de 4%, e isso dependerá de ajustes macro e microeconômicos. E deixar o mercado funcionar é o melhor caminho para que esses ajustes se concretizem.
-
PATI,
a vírgula pode ser usada para separar expressões retificativas, explicativas, de situação etc.:
Ex: ou seja, isto é, então, afinal, ainda assim, além do mais, além disso.
No caso do item D é uma expressão explicativa.
Se eu estiver errado alguém me ajude.
-
- a) Nas seis maiores regiões metropolitanas, o índice apurado pelo IBGE
caíram CAIU para a faixa de 7% em dezembro, o mais baixo da série estatística iniciada em 2002, com a adoção de uma nova metodologia. Na Grande São Paulo, segundo a Fundação Seade, a parcela de trabalhadores sem emprego formal caiu para 14% (índice que chegou a ultrapassar 19% há poucos anos).
-
Dúvida na letra ''c'', verbo HAVER é impessoal, por isso deveria está no singular. Por que está no plural concordando sendo que não faz parte de locução verbal?
-
Para mim, questão deveria ser anulada. A letra C possui oração coordenada explicativa, vírgula obrigatória. Mas não há outra opção mais certa. Na letra B, a possível alternativa certa, o verbo haver que como auxiliar, não é impessoal e deveria estar no plural. .
-
Depois de vários anos com baixo crescimento e insuficiente geração de empregos, a economia brasileira conseguiu, em 2007, expandir-se em ritmo próximo à média mundial. E o resultado foi ainda mais animador, porque a criação de empregos bateu recorde, com mais de 1,6 milhão de contratações com carteira assinada.
Senhores, errei a questão, porque para mim, deveria ter uma vírgula nesta alternativa, uma vez que, este “porque” é uma conjunção coordenada EXPLICATIVA.
Por favor, corrijam-me caso esteja errado.