SóProvas


ID
169744
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o trecho adaptado de O Estado de S. Paulo, 26/01/2008, foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c)

    Erros das demais:

    a) O setor que mais empregou foi o de serviços, onde1 foram abertas 587,1 mil vagas (...). A maioria desses postos foram criadas 2no comércio, administração de imóveis e serviços técnico-profissionais (...).

    1- A palavra onde indica lugar, lugar físico e não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar não esteja presente. Portanto, o correto seria não usar a palavra onde substituindo-a por  "no qual”, "em que".

    2- "A maioria desses postos foi CRIADA" ou "A maioria desses postos FORAM CRIADOS." Regra: termos que indiquem idéia partitiva ou fracionária, quando possuírem adjunto adnominal, admitirão que o verbo tanto concorde com tais termos ou com o adjunto.

    b) Esse crescimento recorde, foi conseqüência da aceleração (...).

    A vírgula é o problema. Não se usa vírgula separando o sujeito do verbo.


  • complementando o colega

     

    E-...TER DIREITO À ASSISTÊNCIA MÉDICA(faltou a crase)

  • LETRA D

     

    ...ao aquecimento das atividades de construção civil, onde a remuneração é inferior ...

     

    ONDE=PRONOME RELATIVO QUE SE REFERE A LUGAR.

     

    EX:FUI à PRAÇA,ONDE CONHEÇI  MINHA NAMORADA.

     

    o certo seria

     

     

    ...ao aquecimento das atividades de construção civil, EM QUE(OU NA QUAL) a remuneração ...

  • Posso estar enganada, mas na letra E a expressão "com 405 mil postos formais" não é deslocada - ao contrário do que ocorre, por exemplo, com a expressão "com a criação de 1,617 milhão de postos de trabalho formais" na letra B. A rigor, então, também não seria necessária a vírgula antes daquela expressão.
  • Amigos, o erro da letra "E" está em: O segundo maior gerador líquido de vagas formais foi o comércio propriamente dito, com 405 mil postos formais. O crescimento de 6,56% em relação a 2006 foram obtidos, em parte, graças à formalização de empregos preexistentes, o que trouxe inegáveis vantagens para empregados que passaram a ter direito a assistência médica, férias, 13º salário, recolhimento previdenciário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 
  • A assertiva correta é a letra C. Vamos ver o que torna as demais incorretas:

    Erro da Letra E está na seguinte passagem "O crescimento de 6,56% em relação a 2006 foram obtidos...". Na verdade, a forma gramatical correta deveria ser "O crescimento de 6,56% em relação a 2006 foi obtido..."
    Erro da Letra D ocorre na colocação pronominal "...onde a remuneração é inferior a média dos salários pagos...". A forma corretamente empregada seria assim, "...em que/no qual a remuneração inferior a média dos salários pagos..."
    Erro da Letra B apresenta-se no início do primeiro período da oração. Trata-se de incorreta concordância verbal, vejamos o que o item diz, "Esse crescimento recorde, foi consequência da aceleração do ritmo...". É proibido virgula separando sujeito do verbo, o certo seria "Esse crescimento recorde  (sem vírgula) foi consequência da aceleração do ritmo..."
    Erro da Letra A torna-se claro em duas situações distintas. Uma de colocação pronominal, "O setor que mais empregou foi o de serviços, onde foram aberta 587,1 mil vagas...", ao invés de usar aquele pronome, melhor seria se tivesse usado o em que/no qual. Já a outra, refere-se à concordância verbal irregular "A maioria desses postos foram criadas no comércio...". Ficaria correto assim, "A maioria desses postos foi criado (o verbo concorda com o termo A maioria), e também dessa forma, "A maioria desses postos foram criados (o verbo concorda com o termo desses postos)". 
    Espero ter ajudado.

    Abraços e bons estudos!!!


  • Comentário letra E (CRASE)

    Salvo engano, no trecho  "passaram a ter direito a assistência médica" o termo 'assistência médica' também pode ser entendido de forma genérica, como uma assitência médica qualquer, e não apenas de forma específica, o que tornaria a crase facultativa e o "a" apenas uma preposição.
    O artigo seria obrigatório se a expressão "assistência médica"  se referisse  a uma assistência médica específica. Nesse caso, como a expressão "passaram a ter direito" exige a preposição, a crase seria obrigatória.

    Em suma: entendo que, nesse caso, a crase não seria obrigatória. O erro estaria, de fato, na concordância "6,56% em relação a 2006 foram obtidos"

  • qual o erro da letra A? até onde eu sei "maioria de" pode ficar no plural ou no singular.

  • d) Isso se deve, em grande parte, ao aquecimento das atividades de construção civil, onde(EM QUE, NA QUAL) a remuneração é inferior a média dos salários pagos no setor de serviços, mas que têm(TEM)  repercussão em uma grande variedade de atividades.

    O aquecimento das atividades de construção civil TEM...

  • Questão que varia de banca a banca. Foi considerado erro, na letra A, o paralelismo sintático em ''no comércio, administração de imóveis e serviços técnico-profissionais, bem como nos serviços..''. Há divergência quanto à maneira correta de enumerar termos com preposição.