SóProvas


ID
1698259
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos epidemiológicos são importantes, pois ajudam no planejamento e na gestão de políticas de saúde. No caso de estudos sobre o consumo de álcool entre adolescentes, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • A - nos últimos anos, o consumo de álcool entre adolescentes tem baixado em função dos programas preventivos adotados pelas escolas. ERRADA, não sei como estava esse índice em 2010, mas em 2019 --> Consumo de álcool cai 11% no Brasil, mas aumenta entre jovens e idosos. 

    Leia mais em: https://saude.abril.com.br/medicina/consumo-de-alcool-cai-11-no-brasil-mas-aumenta-entre-jovens-e-idosos/

    B - não há correlação entre tabagismo e consumo de álcool. ERRADA. Indivíduos fumantes de ambos os sexos consomem bebida alcoólica mais frequentemente e em maior quantidade do que os não fumantes.

    Leia mais em: https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_57/v03/pdf/09_artigo_impacto_tabagismo_alcool_sobre_composicao_corporal_jovens.pdf

    C - não há correlação entre o consumo de álcool precoce e comportamentos de risco. ERRADA. Seu consumo causa prejuízos ao desenvolvimento cerebral, favorece a impulsividade e os comportamentos de risco, com repercussões até a vida adulta. Importante destacar a interferência do álcool em outros comportamentos de risco e agravos à saúde.

    Leia mais no artigo: Fatores sociodemográficos e comportamentos de risco associados ao consumo do álcool: um recorte do Erica

    D - somente adolescentes do sexo masculino fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas. ERRADA. 17% das mulheres adultas afirmaram ter bebido uma vez ou mais por semana em 2019. O índice é 4,1 pontos percentuais maior do que era em 2013 (12,9%). Entre os homens, a variação passou de 36,3% para 37,1%, entre 2013 e 2019.

    E - alguns estudos recentes mostram que o consumo de álcool se inicia entre 11 a 15 anos. CORRETA. Em média, a primeira experiência da garotada com o álcool acontece cedo. Em média, aos 12 anos de idade, segundo a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Além disso, o índice de jovens entre 13 e 15 anos que dão suas tragadas aumentou de 50,3% para 55,5% em três anos.

  • Gab E 

    - alguns estudos recentes mostram que o consumo de álcool se inicia entre 11 a 15 anos. Em média, a primeira experiência da garotada com o álcool acontece cedo. Em média, aos 12 anos de idade, segundo a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Além disso, o índice de jovens entre 13 e 15 anos que dão suas tragadas aumentou de 50,3% para 55,5% em três anos.