SóProvas


ID
1709185
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações de cada frase abaixo.

1. “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)". (Lulu Santos)

2. “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)". (Cantiga Popular)

3. “Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado, aprendendo a ser louco. (…)" (Raul Seixas)

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)"  -  Ideia de comparação


    “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)" Ideia de condição


    Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado(Temporalidade), aprendendo a ser louco. (…)" Ideia de Tempo

  • Correto Rodrigo Marcelo,

     

    Entretanto, acho que a palavra central para dar a idéia de tempo na 3a oração é "Enquanto": Enquanto você faz X eu faço Y.

     

    A expressão "do meu lado", na verdade está ali porque se trata de uma música e a letra precisa ser harmonizada com a melodia. Mas se fosse apenas uma frase escrita, essa expressão poderia ser suprimida sem alterar a idéia do texto: "Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal... eu aprendo a ser louco..."

     

    Bons estudos!

  • Todas são orações adverbiais, sendo a:

    1° - Comparativa_pois exprime comparação utilizando a conjunção integrante "como".

    Condicional_ pois exprime a condição utilizando a conjunção integrante adverbial "se".

    Temporalidade_ pois exprime circunstância de tempo utilizando a conjunção integrante adverbial "enquanto".

     

    fonte:https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/

  • GABARITO: LETRA E

    Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc. Por exemplo:O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.

    Ele é preguiçoso tal como o irmão.

    Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo:Se precisar de minha ajuda, telefone-me.

    Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.

    Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc. Por exemplo:A briga começou assim que saímos da festa.

    A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Fiquei com as músicas na cabeça...