SóProvas


ID
1717108
Banca
IESES
Órgão
CRM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que a conjugação do verbo adequar está INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Até agora não encontrei o erro...


  • Eu adéquo

    Tu adéquas

    Gab. D

  • Também não encontro erro algum. 

    Acredito que há alguma coisa errada, ou na transposição da questão para o site ou erro da própria banca examinadora.

  • Pessoal, a questão deveria ser anulada, uma vez que o está incorreto é a grafia da palavra na letra d, mas a questão pediu a conjugação verbal.


    A grafia correta é:

    Eu adéquo

    Tu adéquas

  • Também não encontrei nenhum erro. Alías, apenas para corroborar:

    http://www.conjuga-me.net/verbo-adequar

  • Há referencias que consideram a conjugação "adequo, adequas", com acento tônico no -qu- corretas, exemplo Dicionário Houaiss da Lingua Portuguesa. Questão deve ser anulada.

  • "Verbo defectivo é aquele que não apresenta todos os modos, tempos ou pessoas próprios dos verbos. Como o próprio nome já diz, é o verbo que apresenta algum “defeito” em sua conjugação. Podemos citar como exemplo de verbos defectivos “precaver, reaver, demolir, falir, prazer, florir, soer, abolir, ruir, carpir, adir, adequar” etc.

    (...)

    Na língua portuguesa, são defectivos os seguintes verbos e/ou grupos verbais:

    1, 2 e 3 (omissis)

    4. Verbos que, por questões fonéticas (podem provocar confusão com as formas de outro verbo ou apresentam uma sonoridade reprovável), não apresentam as três pessoas do singular e a 3.ª pessoa do plural do presente de indicativo, nem o presente do subjuntivo. No imperativo afirmativo, só apresentam o “vós”. Inexiste, por conseguinte, o imperativo negativo. Pertencem a este grupo os verbos “precaver, aguerrir, adequar, empedernir (petrificar), remir (resgatar), fornir (abastecer, prover), falir, embair (iludir, seduzir), adir (acrescentar, adicionar), renhir (disputar, pleitear)”.

    (...)

    O problema da defectividade verbal deve ser suprido com o emprego de circunlóquios – verbos ou substantivos sinônimos ou de locuções verbais (construções perifrásticas).

    Observe abaixo algumas sugestões:
    a) Eu sempre me adapto bem às novas situações. (para o lugar do verbo “adequar”)

    (...)"

    (Nova Gramática da Língua Portuguesa para concursos - Rodrigo Bezerra - 2015)

  • A questão deveria ser anulada, não há erro em nenhuma das alternativas.

    Apenas corrigindo o comentário dos colegas: o verbo "adequar" não é mais considerado defectivo, mas sim de conjugação completa, além do que ambas as formas "adéquo" e " adequo" estão corretas (vide: http://www.portuguesnarede.com/2009/07/adequo-ou-adequo.html / http://www.conjuga-me.net/verbo-adequar)

  • paroxítona terminada em ditongo deve ser acentuada; só isso. Logo, adéquo, adéquas. 

  • Gente, a questão não deveria ser anulada, vejam um trechinho do livro de fernando pestana acerca desse assunto:



    "O verbo adequar é extremamente polêmico. Uns dizem que ele não é defectivo, sendo conjugado em todas as pessoas do presente do indicativo e do subjuntivo. Outros dizem que é defectivo sim, desde criancinha... e a polêmica continua. No entanto, vou ficar com a visão tradicional, a saber: para a maioria dos nossos gramáticos, o verbo adequar é defectivo. Pois bem... no presente do indicativo só tem a primeira e a segunda pessoa do plural; no presente do subjuntivo não há pessoa alguma."


    Fonte: A Gramática para  Concursos Públicos - Fernando Pestana.

  • Alguns professores falam que questões que trazem discussões não passiveis de anulação.

  • De acordo com o Conjuga-me (site que uso para estudar verbos e recomendo) http://www.conjuga-me.net/verbo-adequar , todas as alternativas estão corretas. Se há essa polêmica sobre verbo ser ou não ser defectivo e não há um entendimento pacífico a respeito, a questão deveria sim ser anulada por ausência de assertiva correta. 

    Já que a banca quis usar um verbo polêmico, deveria ter feito uma alternativa com uma conjugação realmente considerada ERRADA, tipo "eu adecuo" , sei lá, algo realmente ERRADO. Porém, além de usar um verbo polêmico, ela vai e utiliza uma forma considerada CORRETA por muitos especialistas no assunto.(Eu adequo, Tu adequas).   

  • Adequar é defectivo, não tem primeira pessoa. Eu adequo não existe!

  • Essa é uma questão que não deveria estar presente em concursos, visto que é permeada por muita polêmica. Alguns gramáticos consideram a primeira pessoa do verbo ''adequar'' como válida, o que torna a última alternativa correta.