SóProvas


ID
1727998
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A conjuntura atual de crise do capital trouxe rebatimentos à luta por direitos sociais universais, uma vez que as reformas em curso enfatizam a redução do papel do Estado e cortes de recursos para o social. Avança nesse cenário a defesa do processo de privatização, cujo ideário ressalta:

Alternativas
Comentários
  • A tese da autora, defendida em 1995, depois de mais de vinte anos, se mostra absolutamente atual no movimento da realidade brasileira. Segundo Mota (1995), concretizou-se nos anos 1990 a tendência de privatização da Previdência Social e da Saúde, acompanhadas da expansão da política de assistência social, favorecen‑ do, em certa medida, a mercantilização dos serviços sociais, por meio, entre outros, da ampliação dos seguros-saúde e planos de previdência privada nesse período. Recentemente ampliou-se o campo de ação da Assistência Social, via programas de transferência de renda, ao mesmo tempo em que se limitou o acesso à saúde e à Previdência Social com o objetivo de sua mercantilização.

     

     

     

    Crise do capital e desmonte da Seguridade Social: desafios (im)postos ao Serviço Social Capital crisis and Social Security dismantling: challenges (im)posed to Social Work

    Daniela Ribeiro Castilho

    Esther Luíza de Souza Lemos

    Vera Lúcia Batista Gomes