-
Gab:B
Erro em "combatê-la"
-
a crase da questao b, ta certo ?
-
Tenho uma dúvida, quando o cardinal é formado por uma palavra, como é o caso de "'16", o mesmo deveria ser escrito por extenso, não? Além do erro em "combatê-la.
-
Na letra D na parte......, se reinserir fora dos leprosários não....
Não esta errado?? o certo não seria ser ...,reinserir-se fora dos leprosários...pois a vírgula não proíbe próclise???
-
Isadora, a questão pede erro de grafia.
-
O erro está na letra B, já que a palavra combater é oxítona, assim combatê-la é uma oxítona terminada em "e" e deveria ser acentuada.
-
Erro da B
combatê-la
asilos-colônias
-
NA LETRA C, EVIDÊNCIA ESTÁ SEM ACENTO!
-
Yara,
A palavra foi empregada como um verbo, e nesse caso, não deve ser acentuada.
"uma doença degenerativa que
evidencia quem é portador dela"
-
Gabarito B)
combatê-la
Justificativa: oxítona terminada em infinitivo seguido do pronome oblíquo
-
Yara, o substantivo EVIDÊNCIA realmente tem acento. Na alternativa "c" o que temos é o VERBO "EVIDENCIAR", conjugado na 3a pessoa do singular do presente do indicativo.
-------------------------------------
Sandra, tb fiquei com dúvidas, então encontrei:
(...) Um jeito de saber se há crase é substituir a palavra feminina por outra no masculino. Se o resultado for "ao", significa que há presença de preposição ("a") e de artigo ("o"). Esse macete não funciona em todos os casos. Mas, para este, é perfeito:
- combate ao fumo, combate ao câncer, combate ao mal de Alzheimer.
http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/combate-a-dengue.jhtm
-
combate-la.
DEUS É FIEL.
-
Legal se a banca colocasse um tipo de erro diferente em cada alternativa. Ia ter gente ficando "doida"!
-
1º) Pra quem não percebeu, a palavra "evidencia" está correta, por tratar-se de um verbo (ex: eu evidencio, tu evidencias, ele evidencia) e não um substantivo (ex: existem evidências de que o homem visitou a lua)
2º) Asilos - Colônia : está correto, pois em palavras compostas por dois substantivos, quando o segundo substantivo especifica a função ou um tipo do primeiro,ele é invariável. É como se fosse lido "asilos (do tipo) colônia".
Outros exemplos: bomas-relógio, palavras-chave
-
Max Nascimento, a colocação de próclise após a vírgula é gramaticalmente não recomendada, mas não é errada em si. Quando forem questões de erro, apenas marque essa opção se não existir nenhum outro erro. O mesmo vale para paralelismo sintético, aliás.
-
Esqueceram deste erro.
Segundo Guilherme Gorgulho Braz, jornalista e mestre em Divulgação Científica e culturaL.
-
B) combate-la. A grafia correta é; combatê-la (oxítona terminada em 'A', pronome la,le,lha,lhe são desprezados).
-
oxítona terminada em "e" combatê (v) - la (Pronome)
-
Para ESAF = Inicar uma frase com pronome é correto.
-
Daniele Moura, a questão pede erro de grafia, e não gramatical.
-
Erros da questão:
Combatê-la: tem acento porque é oxítona terminada em "e".
Cultural: tem "L" no final
Anotações:
O plural de "asilos-colônia" está correto, isso porque um dos critérios para formar o plural dos substantivos compostos em que variam apenas o primeiro elemento é quando o segundo limita ou determina o primeiro, indicando finalidade, tipo, semelhança, funcionando como se fosse um adjetivo.
-
Gente,eu fui nas colocações pronominais, aí errei a questão. Afffff....
-
A questão está prejudicada, pelo mesno aqui no QC (não sei se na prova a redação foi a mesma), pois a norma culta manda que ao usar o hífen na separação de palavras composta e que essas palavras venham "quebradas" na mudança de linha o uso do hífem será dobrado. Portanto o item 'a' para ficar correto deveria ser escrito assim : "O primeiro asilo- (quebra na mudança da linha) -colônia ou sanatório..." Ou seja o uso de dois hifens.
-
Letra B
Combatê-la.
-
-
Letra B
Combatê-la. OXITONA terminada em (a , e , o , em , ens) sao acentuadas... nao se leva em conta os pronomes obliquos LA (s) e LO(s)...
-
As formas verbais oxítonas conjugadas com os pronomes clíticos (la(s), lo(s)), terminam nas vogais tônicas fechadas (e, o) e continuam recebendo acento gráfico, após a perda das consoantes finais –r, -s ou –z: detê-lo (do verbo deter), fazê-la (do verbo fazer), vê-la (do verbo ver), fê-lo (do verbo fazer).
-
COMBATÊ-LA.
-
A questão possui vários erros gramaticais em todas as alternativas: colocação pronominal, pontuação, etc.. Mas o enunciado da questão pede apenas erro de grafia.
-
Na primeira opção: " A doença Hanseníase, popularmente conhecida como..." o nome da doença não poderia ter sido grafado com letra maiúscula, visto que, os nomes das doenças, com excepção daquelas em que sua nomenclatura está associada a antropónimos (doença de Crohn, doença de Alzheimer) grafam-se com minúsculas.
-
Gab B
combatê-la*
-
Mas foi somente na década de 1920 que a doença se tornou um problema nacional. A fim de COMBATÊ-LA, foi criada a Inspetoria de Profilaxia e Combate à Lepra e Doenças Venéreas e, com isso, mais de dez estabelecimentos foram construídos. Segundo Guilherme Gorgulho Braz, jornalista e mestre em Divulgação Científica e cultura, “entre as décadas de 1920 e 1950, o Brasil contou com quarenta asilos-colônia, 80% deles inaugurados na Era Vargas, entre 1930 e 1945".
-
B) a fim de combater a doença | a fim de combatê-la