SóProvas


ID
1730644
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Recém-chegado a Roma em 1505, Michelangelo Buonarroti foi contratado para fazer aquela que vislumbrava como a obra de sua vida. O jovem que acabara de se consagrar como escultor do Davi recebeu a incumbência de criar o futuro túmulo do papa Júlio II. O projeto consistia no maior conjunto de esculturas desde a antiguidade. Mas Júlio II mudou de ideia: antes de fazer o túmulo, resolveu reconstruir a Catedral de São Pedro. Com o adiamento, Michelangelo recebeu um prêmio de consolação: pintar o teto de uma capela de uso reservado que se encontrava em estado deplorável.


     Michelangelo resistiu a pintar a capela não apenas por julgar que seria um projeto menor. Relatos indicam que, na raiz disso, havia uma forte insegurança. O artista, que se considerava um escultor, cortava de forma peremptória quando lhe pediam uma pintura: “não é minha profissão”. Hoje, é curioso imaginar que o criador do teto da Capela Sistina possa ter resistido a seu destino.


     Michelangelo fez fortuna servindo a sete papas e a outros tantos notáveis, como o clã florentino dos Medici. Nem sempre, porém, entregava o que prometia. Para sobreviver, enfim, Michelangelo teve de enfrentar questões que afligem os seres humanos em qualquer tempo. Como no caso de sua resistência a trocar a escultura pela pintura, quem nunca tremeu nas bases ao ser forçado a sair de sua zona de conforto? Em matéria de pressão competitiva, a arte renascentista não diferia tanto do ambiente de busca pelo alto desempenho das corporações modernas. O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio numa Florença dominada por estrelas veteranas como Leonardo da Vinci.


      O corpo humano foi o campo de batalha artística de Michelangelo. Como definiu o pintor futurista Umberto Boccioni (1882-1916), essa era sua “matéria arquitetônica para a construção dos sonhos”. Michelangelo criou corpos perfeitos, mas irreais: o Davi tem musculatura de homem adulto, mas compleição de menino. Com isso, o artista resgatava a imagem juvenil dos deuses gregos.

                                                         (Adaptado de Revista VEJA. Edição 2445, 30/09/2015) 

Michelangelo resistiu a pintar a capela...

...que afligem os seres humanos...

O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio...

Fazendo-se as alterações necessárias, os elementos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, respectivamente, em: 

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Michelangelo resistiu a pintar a capela...

    Michelangelo resistiu pinta-lá.


    que afligem os seres humanos... 

    que os afligem.


    O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio...

    O jovem Michelangelo penou para demonstrá-lo (o seu valor).

  • LETRA D


    Pintar - VTD , verbos terminados em R,S Z - acrescenta ( lo , la ,los , las ) = pintá-la 

    Aflige - VTD - logo não cabe o uso do "lhe"  ,  o "que" é palavra atrativa , logo fica que os afligem

    Demonstrar -  Igual ao Pintar
  • Gab. D

     


    * a, o, as, os - complementa VTD , ou seja, funcionam como objeto direto

    * lhe e lhes - complementa VTI, tem função de objeto indireto



    Obs: - a(s) e o(s), quando vêm depois de verbo terminado em som nasal, tomam as formas no, nos, na, nas. (continua sendo OD)

             - os pronomes oblíquos o, os, a, as tomam as formas lo, los, la, las, depois das formas verbais terminadas em R, S, Z. (continua sendo OD)


    A título de conhecimento, vale lembrar que os verbos:


    ASSISTIR (no sentido de ver/estar presente) - VTI
    ASPIRAR (no sentido de desejar) - VTI
    OBEDECER (coisa, e não pessoa) 
    VISAR (no sentido de desejar/almejar) - VTI

    Não aceitam o LHE como complemento, cabendo, porém, o complemento A ELE, A ELA, DELE ou DELA.

             EX:"O estagiário assiste a vários debates e audiências"

                   "O estagiário assiste-lhes" (errado)

                   "O estagiário assiste a eles" (CORRETO)



                                                         

     

                                                                 "Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te" - Is. 41:6

  • Ótima explicação Elvis.

  • Analisando pela posição do pronome, no primeiro caso temos que necessariamente utilizar o pronome enclítico em se tratando de verbo principal no infinitivo. Já no segundo, temos um caso de pronome proclítico, já que a palavra "que" é atrativa. No último caso, mais uma vez enclítico, justificando-se pelo mesmo motivo da primeira. Corrijam-me se eu estiver equivocado.

  • Fcc é uma mae  nas provas de portugues!

    \o/

  • Pra não zerar... 

  • vou simplificar essa bagaça! (risos) muita teoria, eu sei, É CHATO, não ajuda nada, sem contar que o povo complica mais ainda,principalmente os professores, querendo falar bonito para mostrar que dominam a matéria, agora eu te pergunto! para que isso? 

    galera vamos lá 

    em verbos transitivos diretos só utilizam pronomes oblíquos átonos: A, O, AS, OS  ( essa é a regra, mas você faz uma penca de questões) 

    todos os outros pronomes oblíquos (me,te,nos,vos) você pode utilizar em VTI e VTD com exceção do LHE que é somente para objeto indireto. 

    pronto! não caia na enrolação do examinador!!  viu o verbo transitivo direto coloca na cabeça: aqui eu só posso utilizar: o, a , os, as. 


    valeu, galera! que Deus abençoe, sua hora vai chegar!

  • FCC não é nada de mãe em provas de português. Sinceramente, é a banca que força mais no português. 

  • Muito obrigada CONCURSEIRO PLANTÃO!!!

  • PINTÁ-LA - INFINITIVO IMPESSOAL = ÊNCLISE 
    QUE OS AFLIGEM - P.RELATIVO = PRÓCLISE 
    DEMONSTRÁ-LO - INFINITIVO IMPESSOAL = PRÓCLISE

  • Michelangelo resistiu a pintar a capela...     OBS.   Verbo terminado em R S Z os Pronomes obríquios é LO(S) LA(S).

    ...que afligem os seres humanos...             OBS. "VTD", logo o "OD" poderá ser substiruido por "OS" e pronome relativo é atrativo.

    O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio        OBS.  Verbo terminado em R S Z os Pronomes obríquios é LO(S) LA(S).

     

     a) Lhe pintarlhes afligem– o demonstrar(ERRADO) OBS.Todas as explicações estão em cima, logo os erros estão sublinhados e Grifados.

     

     b) Pintar-lhe – afligem-nos − demonstrar-lhe    (ERRADO)    

     

     c)Pintá-la – afligem-lhes – demonstrá-lo     (ERRADO)          

     

     

     

     

     d)Pintá-la – os afligem – demonstrá-lo      (CORRETO)

     

     e)pintar-lhe – os afligem – lhe demonstrar      

  • 1.pintá-la = OD

    TERMINADOS EM "R"

    2. os afligem = OD

     QUE = PALAVRA ATRATIVA

    3. demonstrá-lo = OD

    TERMINADO EM "R"

     

  • Muito bem explicado pelos colegas.

    Apenas resumindo: não troque as preposições o/a por lhe. Jamais!

  • FÁCIL.

  • O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio... 

    Pessoal ,nessa frase eu não deveria usar próclise? 

     

     

  • Francy César,

    Quando houver:

    PREPOSIÇÃO + INFINITIVO IMPESSOAL (Caso da questão: "para demonstrar") 

                           OU

    PALAVRA ATRATIVA + INFINITIVO IMPESSOAL

    Poderá usar tanto próclise quanto ênclise, ou seja, a frase estaria certa das duas formas:

    1) O jovem Michelangelo penou para demonstrá-lo.

                                    OU

    2) O jovem Michelangelo penou para o demonstrar.

     

    Acho que é isso, corrijam-me se eu estiver errada ;)

  • O ponto chave da questão é saber que tipo de pronome oblíquo utilizar, para isso podemos utilizar a regra:

     

    I) O, A, OS, AS =utilizados como objeto direto

    II) LHE, LHES = utilizados como objeto indireto

    III) ME, TE, SE, NOS, VOS = utilizados como objeto direto ou indireto

     

    Como os 3 verbos da questão são transitivos diretos, podemos descartas todas as alternativas que utilizem os pronomes oblíquos LHE e LHES,

    portanto sobrando a alternativa correta LETRA D.