SóProvas


ID
174235
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: e) Agenda Setting.

    A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.

  • Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. "o conjunto das forças, antes e depois da zona filtro, é decididamente diferente de tal forma que a passagem, ou o bloqueio, da unidade através de todo o canal, depende, em grande medida, do que acontece na zona filtro. (...) As zonas filtro são controladas por sistemas objetivos de regras ou por gatekeepers. Neste último caso, há um indivíduo, ou um grupo, que tem 'o poder de decidir se deixa passar a informação ou a bloqueia". (Lewin apud Mauro Wolf, Teorias da Comunicação, p. 180)


    Newsmaking são os critérios de importância e noticiabilidade, como a imagem do mundo nos noticiários se articula dentro de dois limites, a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos. Ou seja, as exigências cotidianas da produção de notícias , o conjunto de critérios de relevância que definem a noticiabilidade, todos são fundamentais para a elaboração de acontecimentos pela mídia, para a forma como ela descontextualiza e volta a contextualizar um fato dentro de um recorte específico.

    Fonte: Mauro Wolf


  • Teoria do Agendamento (Agenda Setting). 
    Na década de 1970, a dupla de pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, desenvolveu uma teoria na qual se discute o fato de que é a mídia quem determina quais assuntos farão parte das conversas dos consumidores de notícias. Essa teoria que ganhou o nome de Teoria do Agendamento e defende que o público tende a dar mais importância aos assuntos que tem maior exposição nos meios de comunicação, sugerindo assim que é a mídia quem diz sobre o que iremos falar.

    Bons estudos!


  • A ideia do Agenda-Setting, "definição da agenda", diz que os meios de comunicação determinam os assuntos discutidos pelas pessoas. O conceito de "agenda" refere-se a um grupo de definido de temas discutidos em lugar e tempo específicos. Assim, a "agenda mídia" são os temas presentes nos meios de comunicação; "agenda pública" são os temas e assuntos presentes nas conversas entre as pessoas. O modelo do Agenda-Setting prevê que os temas da agenda da mídia definem a agenda pública, isto é, passarão a ser discutidos pelas pessoas uma vez pautados pela mídia.

     

    Fonte: Teoria da Comunicação - Luis Mauro Sá Martino