SóProvas


ID
1743652
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos métodos de avaliação de cargos bastante utilizado em virtude de sua objetividade, consistindo em uma técnica analítica e quantitativa, em que os cargos são comparados por meio de fatores de avaliação em que são atribuídos valores numéricos para cada elemento do cargo, é o de avaliação por

Alternativas
Comentários
  • Métodos de Avaliação de Cargos

    Embora cada emprêsa, considerando as suas características próprias, possa e deva adotar procedimentos que lhe sejam mais convenientes - o que acarreta a existência de uma infinidade de métodos de avaliação de cargos - é possível distinguir e agrupar pelo menos quatro dentre êsses métodos; os mais utilizados, isoladamente ou combinados entre si das maneiras as mais diversas, são:

    1. Escalonamento simples de cargos.

    2. Classificação predeterminada.

    3. Comparação de fatôres .

    4. Método de pontos.

    Qualquer um dêles exige sistematização e pressupõe a existência de uma organização que tenha, como objetivos, mais produtividade e eficiência de funcionamento.

    3.1. MÉTODO DE ESCALONAMENTO SIMPLES

    Nesse caso, os cargos a avaliar devem ser selecionados em seqüência, crescente ou decrescente, do seu valor relativo, com bases nos julgamentos feitos pela comissão e tomando-se a média da classificação dada pelos membros da mesma. As comparações, em geral, baseiam-se nos cargos inteiros, não se dividindo nada em fatôres ou subfatôres de espécie alguma.

    Descrições de cargos seriam imprescindíveis neste método, mesmo que fôssem breves e genéricas; mas, na realidade, a classificação quase sempre é feita mentalmente pelos que conhecem bem os cargos, confiando na memória

     

    MÉTODOS DE PONTOS

    Êste é o método mais usado para a avaliação de cargos, pois fornece bons resultados sem despesas ou esforços excessivos. Avalia-os por meio de padrões, ou seja, fatôres comuns a todos os cargos, como no processo de comparação de fatôres . No método de pontos, porém, os cargos recebem pontos na proporção em que nêles existam os fatôres escolhidos pela comissão. Somam-se os resultados das várias medidas, em pontos, chegando-se a um valor quantitativo para cada cargo, que será convertido em cruzeiros.

    Êsse valor quantitativo é seu principal atrativo, pois os que dele se utilizam acham-no então mais fácil de ser aplicado e justificado pela existência de dados substanciais, tangíveis, aparentemente mais objetivos. Entretanto, exige avaliadores bem treinados, é demorado e não é fácil selecionar e definir fatôres . Mas sua principal deficiência é que os fatôres só se aplicam a grupos de cargos relacionados e, de certa forma, comparáveis; em caso contrário, nem fatôres nem graus teriam significação.

    Escolha de Fatôres

    Inicialmente, baseada em análises e descrições de cargos, a comissão avaliadora estabelece os fatôres comuns a todos os cargos que, vamos supor, sejam os mesmos anteriormente adotados, isto é, habilidade, esfôrço, responsabilidade e condições de trabalho, todos muito bem definidos. É sempre difícil conciliar fábrica e escritório como tendo os mesmos fatôres , nos seus diversos graus; por essa razão, freqüentemente, adotamse planos diferentes para um e outro.

     

  • MÉTODO DE PONTOS

    É o método mais usado para a avaliação de cargos, pois fornece bons resultados sem despesas ou esforços excessivos.