SóProvas


ID
1744381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O monitoramento de atividades é um dos cinco componentes de controles internos estabelecidos pelo COSO. Ele tem objetivos bem definidos e procedimentos claros, e sua implementação depende, prioritariamente, de três aspectos básicos: a definição dos riscos relevantes, a seleção dos controles-chave e a identificação das informações necessárias. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

Os controles-chave são suscetíveis a falhas ocasionadas por diversos fatores, como necessidade de julgamento pessoal, complexidade e nível de automação dos controles.


Alternativas
Comentários
  • Questão de pura interpretação e bom senso.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Gabarito: CERTO.

    O manual COSO fala das limitações de perfeição dos controles que impedem absoluta garantia da realização dos objetivos da organização.

    Limitações ao risco:

    => Julgamento humano pode ser falho, as decisões de respostas a risco e o estabelecimento dos controles necessitam levar em conta os custos e benefícios relativos.

    => Falhas causadas por erro ou engano humano

    => Controles podem ser anulados por conluio entre pessoas

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve apresentar conhecimento a respeito da estrutura integrada de controles internos chamada COSO ICIF, popularmente conhecida como COSO 1.

    Segundo o COSO ICIF, o controle interno consiste em cinco componentes integrados: ambiente de controleavaliação de riscosatividades de controleinformação e comunicação, e atividades de monitoramento.

    Conforme o COSO ICIF, “controle interno não é capaz de evitar julgamentos errôneos ou más decisões, ou ainda eventos externos que impeçam a organização de atingir suas metas operacionais".

    “As limitações podem ser resultado de:

    - adequação dos objetivos estabelecidos como uma condição prévia ao controle interno;

    - realidade de que o julgamento humano na tomada de decisões pode ser falho e tendencioso;

    - falhas que podem ocorrer devido a erros humanos, como enganos simples;

    - capacidade da administração de sobrepassar o controle interno;

    - capacidade da administração, outros funcionários e/ou terceiros transpassarem os controles por meio de conluio entre as partes; e

    - eventos externos fora do controle da organização". (grifo nosso.)

    Assim, é possível verificar que o enunciado está correto, visto que os controles-chave são suscetíveis a falhas ocasionadas por diversos fatores, como necessidade de julgamento pessoal (falho e tendencioso), complexidade (provocando erros simples) e nível de automação dos controles (podendo ser representado pela incapacidade da administração junto aos controles internos).


    Gabarito do Professor: CERTO.