SóProvas


ID
1745353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de modelos e conceitos relacionados à administração pública, julgue o item que se segue.

A classificação de autarquias e fundações em agências executivas aprimora mecanismos de acompanhamento e avaliação dos resultados apresentados por essas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    O Projeto Agências Executivas aprimora os mecanismos de acompanhamento e avaliação dos resultados apresentados pelas instituições, além de resgatar os principais objetivos que ensejaram a edição do Decreto-Lei n.º 200/67, quais sejam: (1) descentralizar as atividades de implementação de políticas públicas e, (2) oferecer às instituições descentralizadas maior grau de autonomia.

     

    http://www.bresserpereira.org.br/Documents/Mare/Agencias/caderno9.pdf.

    bons estudos

  • Certo


    Só complementando:


    [Esse projeto] tem seu escopo definido pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, documento de governo, apresentado à nação pelo Presidente da República, em novembro de 1995, no qual é delineada uma concepção do Estado e de seu funcionamento.


    A mesma fonte do colega

  • Agência executiva é a qualificação dada à autarquia, fundação pública ou órgão da administração direta que celebracontrato de gestão com o próprio ente político com o qual está vinculado. Atuam no setor onde predominam atividades que por sua natureza não podem ser delegadas a instituições não estatais, como fiscalização, exercício do poder de polícia, regulação, fomento, segurança interna etc.

    O reconhecimento como agência executiva não muda, nem cria outra figura jurídica, portanto poderia-se fazer uma analogia com um selo de qualidade.

    Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, "Em regra, não se trata de entidade instituída com a denominação de agência executiva. Trata-se de entidade preexistente (autarquia ou fundação governamental) que, uma vez preenchidos os requisitos legais, recebe a qualificação de agência executiva, podendo perdê-la se deixar de atender aos mesmos requisitos.".

    Marcelo Alexandrino ensina que são instituídas pelo Poder Público com intuito de otimizar recursos, reduzir custo e melhorar a prestação de serviços recebe o nome de agências executivas. O doutrinador ainda ressalta não se trata de nova entidade estatal, mas de novo atributo ou qualificação da entidade já existente. A matéria está regulada no âmbito federal.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_executiva

  • CERTO

     

    O Decreto nº 2487, de 02 de fevereiro de 1998 tratou da qualificação de autarquias e fundações como Agências Executivas, estabelece critérios e procedimentos para a elaboração, acompanhamento e avaliação dos contratos de gestão e dos planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional das entidades qualificadas e dá outras providências.

     

  • CERTO.

    CF

    Art. 37 § 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:

    II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

  • A qualificação como agência executiva pressupõe a celebração de um contrato de gestão, no qual se estabeleça objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade. Assim, de fato, existe um aprimoramento no acompanhamento e avaliação dos resultados apresentados por essas instituições.

    Gabarito: CERTO

  • "A possibilidade de autarquias e fundações receberem a qualificação de agências

    executivas desde que celebrem contrato de gestão com o respectivo Ministério

    Supervisor e tenham plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento

    institucional, voltado para a melhoria da qualidade de gestão e para a redução de

    custos. A ideia é sempre a mesma: fixação de metas para aumentar a eficiência,

    em troca de maior autonomia."

    Di Pietro (2019 - 618)

  • Agências executivas são, originalmente, simples autarquias ou fundações públicas que, por estarem atuando de maneira ineficiente, celebram, após a aprovação de uma plano de reestruturação, contrato de gestão com o Poder Público, recebendo o título de agência executiva. Tal qualificação garante um aumento no repasse de verbas e ampliação de sua autonomia.

  • CERTO

    elas detêm de mais autonomia após se tornarem agências executivas

  • Acerca de modelos e conceitos relacionados à administração pública, é correto afirmar que: A classificação de autarquias e fundações em agências executivas aprimora mecanismos de acompanhamento e avaliação dos resultados apresentados por essas instituições.