-
NBC TA 705
Circunstâncias em que é necessário modificar a opinião do auditor independente
6. O auditor deve modificar a opinião no seu relatório quando:
(a) ele conclui, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis, como um todo, apresentam distorções relevantes (ver itens A2 a A7); ou
(b) o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis como um todo não apresentam distorções relevantes (ver itens A8 a A12).
-
GABARITO: ERRADO
NBC TA 200 - " Em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias para atender aos usuários previstos das demonstrações contábeis, as NBC TAs requerem que o auditor se abstenha de emitir sua opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for possível de acordo com lei ou regulamentação aplicável."
-
Questão confusa. Antes de emitir o Relatório de Auditoria, o auditor já tem em mente sua opinião, ou seja, até este momento ele sabe que devido a falta de evidências apropriadas e suficientes, existe um tipo de opinião a ser emitida no relatório. Pois bem, se até a emissão do Relatório ele não encontrar evidências que o façam mudar de opinião, então a opinião será a mesma, quer dizer, ele não modificará sua opinião. (redundatemente falando)
Questão certa pra mim
-
Gabarito "Errado"
NBC TA 700
17. O auditor deve modificar a opinião no seu relatório de audiroria de acordo com a NBTC TA 705 se:
(b) não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se as demonstrações contábeis tomadas em conjunto não apresentam distorções relavante.
Sucesso!
-
Há três tipos de opiniões modificadas: opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião. (NBCTA705).
Se o auditor não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, ele deve determinar as implicações como segue:
(a) se concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados, o auditor deve emitir uma opinião com ressalva; ou
(b) se concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados de modo que uma ressalva na opinião seria inadequada para comunicar a gravidade da situação, o auditor deve:
(i) renunciar ao trabalho de auditoria, quando praticável e possível de acordo com as leis ou regulamentos aplicáveis (ver item A13); ou
(ii) se a renúncia ao trabalho de auditoria antes da emissão do seu relatório não for praticável ou possível, abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis (ver item A14).
-
Concordo com o José, a questão dá a entender que o auditor já tem uma opinião( pois fala em MUDAR de opinião) e que posteriormente não encontrou nada de relevante a ser mudado. Nesse caso a questão estaria correta.
Já o gabarito sendo ERRADO, o certo seria dizer que durante a FORMAÇÃO da opinião e não MUDAR de opinião.
-
Gabarito 'errado'
Quando a questão diz "modificar sua opinião" ela não o diz no sentido de 'ter uma opinião e torná-la diferente', mas sim no sentido expresso na NBC TA 705, que cita:
Tipos de opinião modificada
2. Esta norma estabelece três tipos de opiniões modificadas, a saber, opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.
Vale lembrar que "parecer limpo ou sem ressalvas" é uma opinião não modificada.
-
Colaborando, raciocinei a questão retirando as palavras "não" e "inexistem", como se fora afirmativa.
Pensei, os relatórios de auditoria são: Não modificado (sem ressalvas, pleno, limpo) E Modificado (com ressalvas, adverso, abstenção ou negativa de opinião).
Dizer "Não modificado" pode ser de 3 tipos (acima), daí o ERRO.
Bons estudos.
-
usei a regra do "dois nãos anulam um ao outro"
Se o auditor não obtiver evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que inexistem distorções relevantes nas demonstrações contábeis tomadas em conjunto, ele não deverá modificar sua opinião no relatório de auditoria.
Fica:
Se o auditor obtiver evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que existem distorções relevantes nas demonstrações contábeis tomadas em conjunto, ele não deverá modificar sua opinião no relatório de auditoria.
Se existem distorções e foram encontradas, ele deve modificar.
ERRADA
-
Questão toppp
Se as demonstrações contábeis não tiverem distorções relevantes, significa que elas estão ''ok'' ''regulares''.
Se o auditor não obtém evidências apropriadas e suficientes, não poderá assegurar que as demonstrações estão ''ok'' ''regulares''.
Logo deverá modificar sua opinião.
Bons estudos galera!
-
Redação confusa, mas vamos por partes.
- Não tem evidência apropriada e suficiente (não tem como o auditor emitir uma opinião regular "não modificada").
- para concluir que inexistem (não existem) distorções: ele não tem evidências de que não existem distorções.
- Ele DEVE modificar sua opinião, pois opinião não modificada é quando ele consegue opinar pela regularidade. Mas a questão diz que ele não tem evidências suficientes para concluir.
Segue meu resumo:
==> Emite uma opinião REGULAR (correta)- Sem Distorções Relevantes
==> 1. Opinião com ressalva - Distorção Relevante + Não Generalizada (Com ou Sem evidência)
==> 2. Opinião adversa - Distorção Relevante + Generalizada (Com evidência)
==> 3. Abstenção de opinião - Distorção Relevante + Generalizada (Sem evidência)