-
PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT / Plan-Do-Check-Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act).
e o metodo do caminho critico...
O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga (Abaixo mostraremos como calcular a folga).
Desta forma, o caminho crítico aponta quais atividades o GP e responsáveis devem ter atenção redobrada;
O caminho crítico pode ter folga positiva, igual a zero ou negativa dependendo das restrições de prazo aplicadas.
Um exemplo de restrição de prazo que acarretará em uma folga negativa: O projeto deve terminar em uma data inferior a data de término mais cedo do projeto.
Um projeto pode ter mais de um caminho crítico.
Um diagrama de rede mostra uma visão gráfica das atividades, seu caminho crítico e como elas se relacionam umas com as outra
-
Não consegui identificar o erro da letra E. Se alguém souber, por favor, poste aqui.
-
Tb não sei qual o erro da "e"
-
Leandro Vieira, Adriano Fahel,
a alternativa "e" realmente está errada! Na verdade, a ferramenta PDCA não tem como premissa a crença de que o aprendizado se dá em ciclos ou objetivo de que o PDCA tem como um resultado o aprendizado . Ela, a ferramenta, é aplicada em processos organizacionais. Realmente, o PDCA é um ciclo (planejar, fazer ou executar, checar e agir - Plan - DO - Check e Action) em que se tem como real objetivo a melhoria contínua dos processos, esta, inclusive, a palavra-chave do ciclo PDCA.
Já identificação dos gargalos no projeto nada tem a ver com a Teoria ou Método do Caminho Crítico, pois este não tem como escopo identificar gargalos dos processos, mas sim, as atividades e seus prazos em que suas sequências se tornem um caminho crítico em que o Gerente de Projetos e sua equipe deverão se ater para intensificar o foco e energia ao cumprimento dos prazos em cada atividade que não possua folga. A palavra-chave da Teoria ou Método do Caminho Crítico é "Sequência de atividades ou Identificação da Sequência de Atividades" que podem gerar atrasos em outras atividades e em consequência disso, atrasar todo projeto.
Espero ter contribuído!
-
Muito bom, Fabio!
-
Gabarito D
Fases:
*CHECK= controle / checagem do que foi feito;
*ACT= correção daquilo que foi identificado como falhas no processo.
-
Poxa, continuo achando que a letra E deveria ser a correta.
Pra mim "identificar os gargalos do projeto" e "identificar a sequência de atividades que podem gerar atrasos" querem dizer a mesma coisa!
E sobre o PDCA, de qualquer forma o aprendizado ocorre em ciclos mesmo.. após as ações corretivas
-
PlanDoCheckAct: crença na melhoria contínua --> minimização de erros.
CriticalPathMethod: visa a evitar que o projeto exceda o prazo estabelecido --> cumprir prazos.
Gabarito Letra "D".
-
D+E) busca pela minimização de erros, através da crença de que o aprendizado se dá em ciclos; cumprimento de prazos, por meio da identificação dos gargalos para o projeto.
-
A fim de se coordenar os esforços para obter qualidade, é importante termos em mente a sequência de um processo, ou seja, um conjunto de meios para se chegar a um fim. Considerando que o processo é uma sequencia de passos (ações) que norteiam as atividades a ser desenvolvidas, conhecer e controlar o processo pode conduzir à localização de problemas e agir sobre a causa fundamental.
Nesse contexto é que surge o Ciclo PDCA. A metodologia PDCA são passos básicos concebidos originalmente por Walter Andrew Shewhart, sendo aprimorados, posteriormente, por William Edwards Deming. O método está associado ao conceito de melhoria contínua de processos. Foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.
Compõe-se de quatro fases cíclicas:
O termo P (PLAN) significa planejamento e consiste em estabelecer metas sobre os itens de controle e estabelecer a maneira para se atingir as metas propostas.
O termo D (DO) significa execução; consiste em executar as tarefas exatamente como prescritas no plano e coletar dados para verificação do processo.
O termo C (CHECK) significa verificação, na qual a partir dos dados coletados na execução comparam-se os resultados alcançados com a meta planejada.
O termo A (ACTION) significa atuação corretiva; é a etapa onde se detectou o desvio e se atuará no sentido de fazer correções definitivas, de tal modo que o problema nunca volte a ocorrer.
O caminho crítico é, geralmente, a sequência de atividades do cronograma que determina a duração do projeto. É o caminho mais longo através do projeto.
O Método ou Teoria do Caminho Crítico (CPM) é uma técnica de análise de rede do cronograma usada para determinar a flexibilidade na elaboração de cronogramas (a quantidade de folga) nos diversos caminhos lógicos de rede do cronograma do projeto e para determinar a duração mínima total do projeto.
As datas de início e de término mais cedo são calculadas através de um caminho de ida, usando uma data de início especificada. As datas de início e de término mais tarde são calculadas através de um caminho de volta, começando de uma data de término especificada, que ocasionalmente é a data de término mais cedo do projeto determinada durante o cálculo do caminho de ida.
Comentário Professor Adriel Sá
-
até que um dia eu acertei=>Em 29/09/2017, às 16:14:47, você respondeu a opção D.Certa!
Em 21/08/2017, às 14:07:02, você respondeu a opção A.Errada!
Em 05/12/2016, às 10:17:57, você respondeu a opção E.Errada!
O PDCA não tem como foco o aprendizado em ciclos, a ferramenta sim se dá em ciclos, até porque depois que é encontrado uma melhoria ela é padronizada.
O MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO não identifica GAPS(falhas), apenas detalha várias indicações de tempo e valores referentes à programação.
-
-
COMPLEMENTANDO:
Ciclo do PDCA
É um método gerencial utilizado para controlar o processo, com as fases básicas de planejar (PLAN), executar (DO), verificar (CHECK) e agir (ACT).
P – Planejar: as atividades deverão ser planejadas, definindo-se metas (onde se quer chegar) e os procedimentos para alcançá-las (método).
D – Executar: implementação do planejamento anterior. É imprescindível o treinamento dos envolvidos na execução do plano.
C – Verificar: fase de monitorização e avaliação, onde se verifica a adequação entre o que foi planejado e os resultados obtidos.
A – Agir: definir soluções para os problemas observados com aperfeiçoamento contínuo (Alves, 2009).
(Chiavenato, 2003).
GABARITO D
-
Caminho crítico, no gerenciamento de projetos, é o que indica a duração geral do projeto.
-
Quanto ao item "a"
a)aprendizado pela repetição; lógica de fazer certo desde a primeira vez.
essa parte em negrito foi considerado certo pela FCC em duas questões: Q9556045, Q356773 e agora nesta. Estou de olho.
Quanto ao item "e"
a Teoria do Caminho Crítico ou CPM não tem como objetivo a identificação dos gargalos para o projeto. Mas identificar o caminho mais longo, ou seja, o caminho mais crítico para se concluir um projeto.