SóProvas


ID
1752547
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão  refere-se ao texto que segue.

                                                       Saudade de Waterloo

É famosa a história da mulher que se queixava de um dia particularmente agitado nas redondezas da sua casa e do que o movimento constante de cavaleiros e carroças fizera à sua roupa estendida para secar, sem saber que estava falando da batalha de Waterloo, que mudaria a história da Europa. Contam que famílias inteiras da sociedade de Washington pegaram suas cestas de piquenique e foram, de carruagem, assistir à primeira batalha da Guerra Civil americana, em Richmond, e não tiveram baixas. A Primeira Grande Guerra, ou a primeira guerra moderna, mutilou uma geração inteira, mas uma geração de homens em uniformes de combate. Mulheres e crianças foram poupadas. Só 5 por cento das mortes na Primeira Guerra foram de civis. Na Segunda Guerra Mundial, a proporção foi de 65 por cento.
Os estragos colaterais da Segunda Guerra se deveram ao crescimento simultâneo de duas técnicas mortais, a do bombardeio aéreo e a da guerra psicológica. Bombardear populações civis foi adotado como uma “legítima" tática militar, para atingir o moral do inimigo. Os alemães começaram, devastando Londres, que tinha importância simbólica como coração da Inglaterra mas nenhuma importância estratégica. Mas ingleses e americanos também se dedicaram com entusiasmo ao bombardeio indiscriminado, como o que arrasou a cidade de Dresden. E os “estragos colaterais" chegaram à sua apoteose tétrica, claro, em Hiroshima e Nagasaki.
Hoje a guerra psicológica é o pretexto legitimador para quem usa o terror por qualquer causa. E cada vez que vemos uma das vítimas do terror, como o último cadáver de uma criança judia ou palestina sacrificada naquela guerra especialmente insensata, pensamos de novo nos tempos em que só os soldados morriam nas guerras, e ainda era possível ser um espectador, mesmo distraído como a dona de casa de Waterloo, da história. Ou ser inocente.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, pp. 123/124)

Respeitada a correspondência verbal, ocorre adequada transposição da voz ativa para a passiva em:

I. A mulher, por ocasião da batalha de Waterloo, se queixava de um dia particularmente agitado = Um dia particularmente agitado era a razão de queixa da mulher, por ocasião da batalha de Waterloo.

II. A Primeira Grande Guerra mutilou uma geração inteira, mas não sacrificou um grande número de civis = Uma geração inteira teria sido mutilada pela Primeira Grande Guerra, sem sacrificar um grande número de civis.

III. Terroristas utilizam a guerra psicológica para atingir seus objetivos = A guerra psicológica é utilizada pelos terroristas para que seus objetivos sejam atingidos.

Atende ao enunciado o que está em

Alternativas
Comentários
  • questao capciosa. Acabei assinalando a C, pq havia pensado que a I estaria certa. MERO ENGANO. Realmente, essa prova de portugues deveria ser feita com muita cautela, haja vista que a questao te INDUZ ao erro


    Nao caiamos nessa na nossa prova!



    Pra se responder corretamente, dever-se-á saber que 


    VERBOS PRONOMINAIS E TRANSITIVOS INDIRETOS ADMITEM PASSIVA. serio??? rsrs


    o erro da assertiva está em grifo!


    I. A mulher, por ocasião da batalha de Waterloo, se queixava de um dia particularmente agitado = Um dia particularmente agitado era a razão de queixa da mulher, por ocasião da batalha de Waterloo--> realmente, o certo seria ERA QUEIXADO e nao razao da queixa..... SACANAGEM NE


     QUEIXAR-SE DE ALGUMA COISA--> VERBO pronominal e TRANSITIVO INDIRETO  ADMITE PASSIVA.... PRA TESTAR ISSO, TENTA vc colocar essa frase na passiva rsrs:


    EU ME QUEIXO DE VC --> VC EH QUEIXADO POR MIM


    nao desista


  • O erro da letra B, está no tempo verbal, no lugar de "teria sido" o correto seria "foi".

  • I)incorreta. "se queixava de":  VTI não aceita passiva. II) Incorreta. "...mutilou uma geração"  - uma geração FOI mutilada. 

    III) Correta

    Observar na passiva: 

    - A concordância

    - o número de verbos, ou seja, 1 verbo - na passiva 2 / 2 verbos - na passiva 3. 

    - Manter o mesmo tempo e modo 


  • Na transposição da voz ativa para a passiva e vice-versa, o verbo da oração continua no mesmo modo e tempo verbal. 

  • Na I- Queixava é Verbo transitivo indireto, não indo assim para a voz passiva.

  • I) Verbo transitivo indireto não admite voz passiva - ERRADA
    II)  Deve manter o mesmo modo e tempo verbal, sendo correto o "FOI" - ERRADA
    III) CORRETA
    Correta alternativa "e"
  • Gente, quando a questão falar de passagem de voz da ativa para a voz passiva, olhem antes de tudo o verbo porque se o verbo for intransitivo, ou transitivo indireto ou verbo de ligação como haver, ser, parecer... não admitem voz passiva. aí mata a questão.

  • Acrescentando: "Não se deve atribuir sentido reflexivo a verbos que designam sentimentos, tais como queixar-se, alegrar-se, arrepender-se, zangar-se, indignar-se e outros meramente pronominais. A prova de que não são reflexivos é que não se pode dizer, por exemplo, 'zangou-me a mim mesmo" Cegalla

  • I. A mulher, por ocasião da batalha de Waterloo, se queixava de um dia particularmente agitado = Um dia particularmente agitado era a razão de queixa da mulher, por ocasião da batalha de Waterloo.

     

    II. A Primeira Grande Guerra mutilou uma geração inteira, mas não sacrificou um grande número de civis = Uma geração inteira teria sido - FOI MUTILADA mutilada pela Primeira Grande Guerra, sem sacrificar um grande número de civis.

     

    III. Terroristas utilizam a guerra psicológica para atingir seus objetivos = A guerra psicológica é utilizada pelos terroristas para que seus objetivos sejam atingidos=CORRETO

  • III. Terroristas utilizam a guerra psicológica para atingir seus objetivos = A guerra psicológica é utilizada pelos terroristas para que seus objetivos sejam atingidos.

  • I. A mulher, por ocasião da batalha de Waterloo, se queixava de um dia particularmente agitado = Um dia particularmente agitado era a razão de queixa da mulher, por ocasião da batalha de Waterloo.

    QUEIXAVA = PRETERITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

     

    II. A Primeira Grande Guerra mutilou uma geração inteira, mas não sacrificou um grande número de civis = Uma geração inteira teria sido mutilada pela Primeira Grande Guerra, sem sacrificar um grande número de civis.

    MUTILOU = PRETERITO PERFEITO DO INDICATIVO

    TERIA SIDO= RIA = FUTURO DO PRETERITO

    III. Terroristas utilizam a guerra psicológica para atingir seus objetivos = A guerra psicológica é utilizada pelos terroristas para que seus objetivos sejam atingidos.

    UTILIZAVAM = PRESENTE DO INDICATIVO

    É UTILIZADA = PRESENTE DO INIDCATIVO = CONCORDANDO COM GUERRA

     

  •  

    Bem,

     

    I. Errado >>> Quem SE queixa, SE queixa DE algo. >> Além do verbo ser transitivo indireto, o SE é particula integrante do verbo (PIV). Duas razões para não ocorrer a voz passiva.

     

    II. Errado >>> Na primeira frase temos dois verbos simples: mutilou e sacrificou. Na segunda frase, no primeiro período,  há uma mistura de tempo composto com voz passiva. 

     

    III. CERTO >>> Terroristas utilizam (presente do indicativo) a guerra psicológica para atingir seus objetivos (oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo ) = A guerra psicológica é utilizada pelos terroristas para que seus objetivos sejam atingidos.

     

     

     

  • I-    se queixava DE (VTI)

     

    II-   uma geração FOI mutilada. 

     

    DICA:  Só podem ser transpostos para a voz passiva os VTD e os VTDI.

    Faz a pergunta ao verbo.  

    ( O QUÊ) -   VTD    QUEM GRAVA, GRAVA O QUÊ?  Quem subsidia, subsidia o quê, ALGO?

    ( QUEM) -   VTDI

    - Quem compartilha, compartilha O QUÊ, ALGO ?     VTD

     

    VOZ ATIVA   Os revestimentos das paredes isolam o calor 

                                     Sujeito                          VTD        OD

     

    VOZ PASSIVA     O calor         é       +       isolado                         pelos revestimentos das paredes.

                                   Sujeito     VL          (locução verbal)                     Agente da passiva 

     

     

    DICA:     

    Passiva com 3 verbos terá 2 na ativa


    Passiva com 2 verbos terá 1 na ativa

     

    AO CONTRÁRIO, V. A. PARA VOZ PASSIVA ANALÍTICA:

    TERIAM sido utilizados (3 verbos)

    TERIAM utilizado (2 verbos)

     

    REGRA:        ATIVA COM UM VERBO. NA PASSIVA VAI TER DOIS

     

    1°)      Contar os verbos. Ex: se na voz ativa tem 1 verbo, na voz passiva passará a ter 2 verbos;( verbo + particípio)

     

    2°)      Identificar o tempo e o modo ( são inalterados);

     

    3°)           Inverter os termos inicial e final

     

    4º)    Voz ativa: discussões ecológicas privilegia o ( Estado e o mundo – SUJ. composto verbo no plural).        Voz passiva: Estado e o mundo SÃO (PLURAL) privilegiados.

     

     

     

                                             IDENTIFICAR OS VERBOS:

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU ALGUÉM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS (Crescer, VIVER, ACESSA, FUNCIONA, caiu, comeu, morreu, chegou, acordou, moro, resido, situar-se).

     

     

    -          VTD      =                   QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     

     

    VERBOS QUE ADMITEM V. P.: VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (Ex.: PULVERIZAR, EXALTAR, CELEBRAR) ou VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

     

    CUIDADO COM OS VERBOS AUXILIARES DA LOCUÇÃO VERBAL:   ESTAMOS (VL) FAZENDO (VTD). Prevalece o VTD.

     

    EXCEÇÃO:  Não se converte O.D. ORACIONAL EM VOZ PASSIVA     Ex. EU QUERIA (VTD) / COMPRAR UM CARRO (OD ORACIONAL).

     

     

    **  NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA

     

     

    VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar ...      

    VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...APARECEM  (NÃO admite complementos)      

    VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

    VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS: NECESSITA,  corresponder (exceto OBEDECER   DESOBEDECER).   

      CHEGAR: VTI (EXIGE A PROPOSIÇÃO A)

     

  • Verbos transitivos indiretos não vão para voz passiva. 

  • Voz ativa para voz passiva:

     

    - O sujeito da voz ativa se transforma no agente da passiva.

    - O objeto direto da voz ativa se transforma em sujeito da voz passiva.

    - O tempo verbal tem que ser respeitado.

     

    Voz ativa                                                              Voz Passiva

    - Sujeito                                                               - Agente da Passiva

    - Objeto Direto                                                     - Sujeito

    - X (nº de verbos)                                                 - X + 1 ( ser)

     

     O erro do item II é apenas por não respeitar o tempo verbal.

     

    II. A Primeira Grande Guerra mutilou uma geração inteira, mas não sacrificou um grande número de civis = Uma geração inteira teria sido mutilada pela Primeira Grande Guerra, sem sacrificar um grande número de civis.

    O correto seria: 

    II. A Primeira Grande Guerra mutilou uma geração inteira, mas não sacrificou um grande número de civis = Uma geração inteira foi mutilada pela Primeira Grande Guerra, sem sacrificar um grande número de civis.

     

    Prof. Arenildo

  • ERROS:

    Letra A pede impossível , ou seja , transpor para voz passiva um VTI , impossível.

    LEtra B Inclui um verbo que nem existia na construção da ativa '' ter '' , lembrem-se amigos , a voz passiva e '' ser/estar'' , não existe esse ''ter'' que a FCC tanto usa, salvo se existir o verbo ter na redação original da voz ativa, porém isso não substitui o ''ser e estar'' nesse caso teria os dois na voz passiva.