SóProvas


ID
1752943
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

#PARTIU VIVER?

     Sabe o que eu mais acho incrível nas redes sociais? Como as pessoas acabam se tornando diferentes do que são. Diferentes mesmo. Todo mundo é bonito, sai de casa maquiado, com o cabelo certinho, come um prato digno de chef e leva essa vida de comercial de margarina. Eu tenho perfil em quase tudo o que é rede, mas também tenho uma teoria que funciona, pra mim pelo menos: quanto mais ativo você está na internet, mais chato está seu dia a dia. Sério, eu acredito nisso.
    Boa parte das pessoas, nas redes sociais, vive a vida que queria viver. Dá a impressão de que a internet se transformou em um trailer do seu dia a dia. Mas qualquer trailer no cinema parece interessante. Mais do que o filme em si. É só editar e apagar os defeitinhos com um filtro poderoso.
       Eu mesma não vou curtir sair com o cabelo arrepiado em foto, o problema é acreditar que a vida alheia é assim, 100% irretocável e divertida. Qualquer pessoa viva experimenta momentos de tristeza, tédio, preguiça, falta de inspiração, comida feia no prato, cabelo rebelde, olheira, dúvida sobre um tema... Supernormal não ser perfeito, não ter uma opinião formada sobre algo. Anormal mesmo é essa vida plástica que a gente nota pelo Snapchat, Facebook e Instagram.

(Adaptado de Scherma, Mariana, 01/10/2015. Disponível em: <www.cronicadodia.com.br/2015/10/partiu-viver-mariana-scherma.html>. Acessado em: 01/10/2015) 

... quanto mais ativo você está na internet, mais chato está seu dia a dia. (1º parágrafo)

A relação de sentido estabelecida nesse enunciado é de

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA - E


    Quanto mais eu estudo, cada vez mais sinto que me supero --> proporcionalidade

    nao desistam
  • "Quanto menos as pessoas comem e bebem, mais elas pensam e teorizam". Normalmente, há uma relação de causa efeito nestas construções, em que a causa está contida na oração proporcional, e o efeito, na principal. (FESNANDO PESTANA)

    GAB LETRA E, uma das primeiras que já eliminei =/

  • É chato mas temos que decorar as conjunções. Lembrando que as conjunções de proporcionalidade são: à medida que, à proporção que, quanto mais, quanto menos, etc.

     

    Lembrando também que "na medida em que" é uma conjunção causal e que "na medida que" não existe!

     

  • Atenção para o contexto da frase.

  • GABARITO -------E

  • Proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais… mais, quanto menos… menos, quanto maior… maior, quanto maior… menor,

  • Gostei dessa crônica. Só li verdades!

  • Proporcionais

    Proporção, proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...

     

    À medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos etc.

    Ex. Quanto mais estudava, mais aprendia o assunto.

  • gab. E

  • GABARITO: LETRA E

    Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que e as combinações quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos), etc. Por exemplo:O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam.

    Quanto mais reclamava menos atenção recebia.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR