-
Resposta: D
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) tinha como meta implantar a administração gerencial na administração pública brasileira.
O projeto de reforma do Estado tinha como pilares:
Ajustamento fiscal duradouro;Reformas econômicas orientadas para o mercado que, acompanhadas de uma política industrial e tecnológica, garantissem a concorrência interna e criassem condições para o enfrentamento da competição internacional;A reforma da previdência social;A inovação dos instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e promovendo melhor qualidade para os serviços sociais;A reforma do aparelho de Estado, com vistas a aumentar sua ?governança?, ou seja, sua capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.
Fonte: prof Rodrigo Rennó (Artigo Administração Pública curso TRE- ES aula 8 - Estruturação da Máq Adm no Brasil desde 1930 parte 5)
EVP)
Sorte e Sucesso!
-
Letra (a)
Tais movimentos reformistas, ao longo dos anos, foram batizados com várias denominações: reforma administrativa, modernização, reforma do aparelho do Estado, ou, apenas, reforma do Estado, ainda que cada uma dessas denominações carregue conteúdos, significados, sentidos e conceitos diferentes. Nessa trajetória ocorreram na administração pública mudanças que podem ser consideradas mais abrangentes e significativas em relação ao seu impacto na configuração da estrutura administrativa do país, e outras que provocaram transformações menos complexas e menos amplas no setor público.
Fonte: Élvia Mirian Cavalcanti Fadul, Lindomar Pinto da Silva
-
Ressalta-se, que o Plano de Metas foi implantado pelo governo Juscelino Kubischek, que estabelecia 30 metas em quatro grandes setores: energia, transporte, agricultura e alimentação, além da indústria de base.
-
A reforma do aparelho do Estado teve como foco tornar a Administração Pública mais eficiente e mais voltada para o cidadão.
-
O plano de desburocratização foi destinado a dinamizar e simplificar o funcionamento da Administração Pública Federal.
O I Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado I PND (1972 - 1974), foi um plano econômico brasileiro. Foi instituído durante a ditadura militar, iniciada em 1964, pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici. O principal objetivo do PND era preparar a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do Brasil nas décadas seguintes, com ênfase em setores como transportes e telecomunicações, além de prever investimentos em ciência e tecnologia e a expansão das indústrias naval, siderúrgica e petroquímica. Para isso, articulava empresas estatais, bancos oficiais e outras instituições públicas na elaboração de políticas setoriais. Assim, segundo economistas como Roberto Campos, o período ficou marcado como o ponto alto da intervenção do Estado na economia brasileira.
O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.
-
✅ Letra D.
Sobre o PDRAE:
-Publicado em 1995, Governo de FHC.
-Marco principal do MODELO GERENCIAL.
-Cultura da confiança, maior liberdade aos servidores públicos.
-Descentralização, maior autonomia.
-Ênfase nos RESULTADOS ( A POSTERIORI).
-Teve reforma administrativa e não financeira.
-Orientação para o CIDADÃO.
-Busca eficiência + eficácia + efetividade.
Fonte: Baseada nas aulas do Prof: Rafael Barbosa.
Bons estudos!!! ❤️✍
-
GAB D
Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)
- Foco foi modernizar a administração pública burocrática;
- Surgiu em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso;
- Proposto por Luis Carlos Bresser pereira;
- Não veio substituir a burocracia, e sim, melhorá-la;
- Aumentou o poder gerencial do Estado;
- Buscou equilibrar as contas públicas;
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)