-
Gab: C.
O controle pode ser
A priori – antes do
processo de execução (acontece no planejamento)
Concomitante – Compara
o planejado com o executado para identificar erros a tempo e aplicar a correção
Posteriori – Aplicado no
próximo controle. Serve como aprendizado organizacional para não errar
novamente
O controle: mede, mensura, avalia,
compara, identifica erros e corrigi.
Fonte: Giovanna Carranza - EVP
-
Letra (c)
Maria Zanella Di Pietro
(2002, p. 436) classifica também o controle quanto ao órgão, podendo ser
administrativo, legislativo ou judicial, quanto ao momento, podendo ser
prévio, concomitante ou posterior e quanto ao aspecto da atividade,
podendo ser de legalidade ou de mérito.
-
GAB. C
TIPOS DE CONTROLE:
Controle EX-ANTE ou PREVENTIVO: antecipa o problema, é proativo, enfoca os insumos. EXEMPLOS: Teste de seleção de RH, Inspeção de matérias-primas, Programas de manutenção preventiva.
Controle SIMULTÂNEO: corrige os problemas à medida que ocorrem, é reativo, enfoca os processos. EXEMPLOS: Supervisão direta, Controle estatístico de processo produtivo, Auditoria de natureza operacional.
Controle EX-POST ou POSTERIOR ou DE RESULTADO: corrige problemas depois de ocorrerem, enfoca os resultados. EXEMPLOS: Avaliação de desempenho/resultado, Prestação de contas, Inspeção de qualidade dos bens.
FONTE: colegas QC
ERROS:
a) A participação de ONGs, OSCIPs e Agências Reguladoras são características da administração pública patrimonialista.
COMENTÁRIO: A adm. patrimonialista confunde o privado com o público, ONGs e OSCIPs não fazem parte da adm. indireta, as Agências Reguladoras fazem.
b) Por direção entende-se a função administrativa que estrutura o agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da instituição.
COMENTÁRIO: é a ORGANIZAÇÃO que faz esse agrupamento.
d) A motivação é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.
COMENTÁRIO: a motivação é inerente à pessoa.
-
A questão exigiu conhecimento sobre diversos temas da Administração. Vamos analisar cada alternativa:
A) "A participação de ONGs, OSCIPs e Agências Reguladoras são características da administração pública patrimonialista".
➡ ERRADO. Na verdade, essas instituições e entidades são marcas do modelo da administração gerencial. A administração patrimonialista é o mais antigo modelo no qual não se faz distinção entre a coisa pública e a coisa privada. Há recorrência de corrupção e nepotismo e a desorganização do Estado e da Administração é uma das características fortes.
B) "Por direção entende-se a função administrativa que estrutura o agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da instituição".
➡ ERRADO. O agrupamento de atividades é atividade da função "organização". A direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização
C) "O controle dos atos praticados na administração pública pode ser prévio, concomitante ou posterior".
➡ CERTO. A alternativa trouxe corretamente a divisão do controle em relação ao seu momento de atuação.
controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo ou preventivo.
controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.
D) A motivação é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.
➡ ERRADO. A motivação não é um das etapas do processo administrativo. Classicamente, as etapas desse processo são as seguintes: PLANEJAMENTO - ORGANIZAÇÃO- DIREÇÃO- CONTROLE. Alguns autores consideram a liderança como uma das etapas de forma sinônima à etapa direção. Mas motivação, não. A motivação (assim como a comunicação) é um dos componentes que são utilizados na etapa direção. Mas isoladamente não constituem fases do processo administrativo.
GABARITO: LETRA C
-
excelente!!!