SóProvas


ID
1754680
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                              Campo e cidade

  “Campo" e “cidade" são palavras muito poderosas, e isso não é de estranhar, se aquilatarmos o quanto elas representam na vivência das comunidades humanas. O termo inglês country pode significar tanto “país" quanto “campo"; the country pode ser toda a sociedade ou só a parte rural. Na longa história das comunidades humanas, sempre esteve bem evidente essa ligação entre a terra da qual todos nós, direta ou indiretamente, extraímos nossa subsistência, e as realizações da sociedade humana. E uma dessas realizações é a cidade: a capital, a cidade grande, uma forma distinta de civilização.

    Em torno das comunidades existentes, historicamente bastante variadas, cristalizaram-se e generalizaram-se atitudes emocionais poderosas. O campo passou a ser associado a uma forma natural de vida – de paz, inocência e virtudes simples. À cidade associou-se a ideia de centro de realizações – de saber, de comunicações, de progresso. Também constelaram-se poderosas associações negativas: a cidade como lugar de barulho, mundanidade e ambição; o campo como lugar de atraso, ignorância e limitação. Além disso, em nosso próprio mundo, entre os tradicionais extremos de campo e cidade existe uma ampla gama de concentrações humanas: subúrbio, cidade dormitório, favela, complexo industrial, centro tecnológico etc.

     A visão que se pode ter do campo ou da cidade pode variar conforme a perspectiva pessoal. Vejam-se estes versos do poeta inglês Wordsworth, do século XIX, vindo do campo e chegando a Londres pela manhã, compostos a partir de sua primeira visão da cidade: 

                         Nada há na terra de maior beldade:
                                                  (...)
                         Torres e cúpulas se elevam no ar
                         Em luminosa e suave majestade. 

  É bem verdade que se trata de uma visão da cidade antes da azáfama e do barulho do dia de trabalho; porém não há como não reconhecer esse sentimento de entusiasmo diante de um grande aglomerado de metas e destinos humanos.

(Adaptado de: WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 11) 

Ao flexionar-se, o verbo indicado entre parênteses deve concordar com o elemento sublinhado na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Que questão confusa, não entendi nada! =/

  • A dica é perguntar ao verbo, pois sempre nos responderá.

    (a) Não (ser) de estranhar que haja tantas opiniões contraditórias acerca da vida na cidade ou no campo. Errada

    Não é de estranhar que haja...

    Nesse caso o ''que'' exerce a função de conjunção integrante e a oração seguinte pode ser substituída por ''isso''. Sujeito oracional

    (b) É difícil evitar que se (constelar), em torno da cidade, muitas associações negativas. Correta

    O verbo constelar flexionará para concordar com o substantivo ''associações''. As muitas associações negativas que se constelam.

    (c) Em nossa época se (cristalizar) juízos mais favoráveis à vida no campo do que à da cidade. Errada

    Quem se cristalizaram foram os ''juízos mais favoráveis''.

    (d) Não (propiciar) uma visão harmônica da cidade os vários ritmos impostos pelo progresso. Errada

    Quem não propicia são ''os vários ritmos impostos pelo progresso'', que no caso é o sujeito da oração.

    (e) (Ressaltar) nos versos do poeta Wordsworth sua admiração pelos ícones arquitetônicos de Londres. Errada

    O que ressalta nos versos do poeta é a ''sua admiração''. Destarte, ela que flexiona o verbo.



  • Acertei esta questão na sorte. Não entendi o comando da questão. O que a banca está querendo... Assim como a Brunna Rutsatz, achei a questão confusa. Indiquei para comentários do professor.

  • Pessoal, vamos indicar para comentário.

  • Pessoal, a questão quer a flexão de número (singular/plural) do verbo em parênteses. Essa flexão deve concordar apenas com o termo sublinhado.

     

    Percebam que na maioria das assertivas mesmo com a flexão correta do verbo, ele não concorda com o termo sublinhado, como exemplifica o colega Vitor Maciel.

     

    Abraço a todos!

  • Assim como outros colegas, penso que não ficou clara a redação e o comando da questão.

    pra mim, deveria ter sido anulada...

  • a) Não (ser) de estranhar que haja tantas opiniões contraditórias acerca da vida na cidade ou no campo.ERRADO;

    O VERBO SER DEVE CONCORCAR COM O SUJEITO ORACIONAL --->>>> que haja tantas opiniões contraditórias acerca da vida na cidade ou no campo. LOGO O FICARA NO SINGULAR ---.>>> Não É de estranhar que haja tantas opiniões contraditórias acerca da vida na cidade ou no campo

    b) É difícil evitar que se (constelar), em torno da cidade, muitas associações negativas. CERTO, ORDEM DIRETA;

    É difícil evitar que muitas associações negativas se CONSTELEM em torno da cidade

    c) Em nossa época se (cristalizar) juízos mais favoráveis à vida no campo do que à da cidade.ERRADO;

    SUJEITO --- >>> juízos

    d) Não (propiciar) uma visão harmônica da cidade os vários ritmos impostos pelo progresso. ERRADO;

    SUJEITO --- >>> ritmos

    e) (Ressaltar) nos versos do poeta Wordsworth sua admiração pelos ícones arquitetônicos de Londres. ERRADO;

    SUJEITO --->>> admiração

     

  •  

    aNão (ser) de estranhar que haja tantas opiniões contraditórias acerca da vida na cidade ou no campo.

    Sujeito oracional: não é de se estranhar que haja isso: tantas opiniões ccontraditórias...

    bÉ difícil evitar que se (constelar), em torno da cidade, muitas associações negativas. Certo

    A frase está no voz passiva sintética (se pronome apassivador) É difícil evitar que muitas associações negativas  sejam consteladas em torno da cidade. (voz passiva analítica agora)

    cEm nossa época se (cristalizar) juízos mais favoráveis à vida no campo do que à da cidade.

    Voz passiva sintética também. Em nossa época, juízos mais favoráveis são cristalizados à vida no campo do que à da cidade.(voz passiva analítica agora)

    dNão (propiciar) uma visão harmônica da cidade os vários ritmos impostos pelo progresso.

    Os vários ritmos impostos pelo progresso não propiciam uma visão harmônica da cidade.

    e(Ressaltar) nos versos do poeta Wordsworth sua admiração pelos ícones arquitetônicos de Londres.

    Sua admiração pelos ícones arquitetônicos de Londres é ressaltada nos versos do poeta Wordsworth.

  • Gabarito letra b).

     

    DICA: PARA RESOLVER ESSE TIPO DE QUESTÃO, DEVE-SE COLOCAR A FRASE NA ORDEM DIRETA.

     

    a) Que haja tantas opiniões contraditórias acerca da vida na cidade ou no campo* não é de estranhar.

     

    Nesse caso, temos uma oração subordinada substantiva subjetiva e o pronome "que"  funciona como conjunção integrante. Basta trocar a oração por "isso" e, se mantiver sentido, então é caso desse tipo de oração.

     

    Lê-se, portanto, "Isso não é de estranhar"

     

    DICA: Algumas estruturas caracterizam uma oração subordinada substantiva subjetiva, sendo elas: É bom - É útil - É conveniente - É certo - Parece certo - É claro - Está evidente - Está comprovado.

    Ex: É fundamental (ORAÇÃO PRINCIPAL) que você compareça à reunião (ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA. HÁ A PRESENÇA DO "QUE").

     

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint31.php

     

     

    b) Evitar que se constelem, em torno da cidade, muitas associações negativas (SUJEITO) é dificil.

     

    VOZ PASSIVA SINTÉTICA (SE)

     

    Nesse tipo de oração não há um objeto direto, pois este se tornou sujeito da voz passsiva.

     

    Exemplifico abaixo o que foi citado acima fazendo a conversão de uma oração entre as vozes passiva sintética, analítica e ativa.

     

    1) Voz passiva sintética (dica: há a presença da partícula "se"):  Para a maioria dos alunos ainda se conservam os momentos mágicos daquela antiga sessão.

     

    2) Voz passiva analítica: Para a maioria dos alunos os momentos mágicos daquela antiga sessão ainda são conservados. Obs: A transformação de uma voz passiva para outra não acarreta mudança do sujeito e também não há mudança de semântica.

     

    3) Voz ativa: Conservam os momentos mágicos daquela antiga sessão para a maioria dos alunos. Regra: Flexionar para o plural, para configurar sujeito indeterminado. Obs: Nota-se, nesse caso, a transformação do sujeito da voz passiva ("os momentos mágicos") em objeto direto da voz ativa. Acarretando, também, mudança na semântica.

     

    DICA: RESOLVER A Q617820 E A Q292902 (ABORDAM CONCEITOS DESSA QUESTÃO E MAIS SOBRE SUJEITO ORACIONAL).

     

    Fonte:http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-com-voz-passiva-sintetica.html

     

     

    c) Em nossa época se cristalizam juízos (SUJEITO) mais favoráveis à vida no campo do que à da cidade.

     

    Mesmas justificativas da letra "b". Nota-se, também, que "em nossa época" é adjunto adverbial de tempo. Logo, não poderia ser o sujeito de "cristalizar".

     

     

    d) Os vários ritmos impostos pelo progresso não propiciam uma visão harmônica.

     

    Percebe-se que, se tentar ler de outra forma (Uma visão harmônica não propicia os vários ritmos impostos pelo progresso), há uma certa incoerência lógica na estrutura da frase. E a alternativa "b" é a "mais correta". Logo, alternativa errada.

     

     

    e) Ressaltar nos versos do poeta Wordsworth sua admiração pelos ícones arquitetônicos de Londres.

     

    "Nos versos" é adjunto adverbial. Logo, não pode ser o sujeito de "ressaltar". 

     

    * DICA: NÃO HÁ SUJEITO PREPOSICIONADO (http://professora-denisejean.blogspot.com.br/2013/08/sujeito-nao-comeca-com-preposicao.html)

  • deus oq é pra fazer pelo amor de deus

  • Muito boa essa! Item (B) é o correto, uma vez que é voz passiva sintética e o seu verbo deve concordar com o sujeito, no caso, associações.

  • Alguém por gentileza explique o comando da questão ?

  • Ana Bastos , o examinador so quer q o verbo entre parenteses concorde com a palavra sublinhada porém o verbo sublinhado tem de ir para o plural.

  • que questão horrível, pqp

  • tendi foi nada ó bixin

  • o "X" DA QUESTÃO É VC CONSEGUIR COLOCAR AS FRASES NA ORDEM DIRETA, POIS FICA FACIL PERCEBER O CONCORDÂNCIA DO VERBO COM O SUJEITO