SóProvas


ID
1759984
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A busca pela profissionalização, carreira pública, formalismo e impessoalidade são características de um Estado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Modelo Burcrático - concebido por Max Weber, considerado o pai da sociologia, que desenvolveu a teoria da burocracia, que basicamente consiste na divisão de uma organização (pública ou privada) em 6 áreas:

    - financeira

    - contábil

    - técnica

    - comercial

    - de segurança

    - administrativa

    Sendo que a última controla as demais. O modelo burocrático introduz a racionalidade (na tomada de decisões) e a eficiência (que inclusive hoje no Brasil é um princípio constitucional de gestão pública).

    Para contrapor o nepotismo, enraizado no modelo patrimonialistaa, o modelo burocrático valoriza o profissional través da meritocracia, em que os funcionários evoluem em suas carreiras através de uma competição justa com outros funcionários, baseado em tempo na carreira ou desempenho destacado na função.

  • O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos. Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram  seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas ideias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

     

    Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503#_ftn2

  • GABARITO - E

    F.I.P

    Formalismo

    Impessoalidade

    Profissionalismo

    remetem à Burocracia.