SóProvas


ID
1760374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de finanças públicas e orçamento, julgue o item a seguir.

A atuação do governo nas modernas economias capitalistas deve restringir-se à promoção de ajustamentos na alocação de recursos e na distribuição de renda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. O que invalida o item não é a só restrição ao afirmar "promoção de ajustamentos na alocação de recursos e na distribuição de renda". Dentro da concepção de Musgrave, há uma outra função,a estabilizadora. Estamos vivendo uma época de alta de juros, economia deflacionária. Esta é responsável por isso.  

    Doutrina (PALUDO, 2013):  é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.)
  • Gabarito ERRADO.

    Questão bem legal! O enunciado peca ao restringir duas funções clássicas do orçamento: a alocativa e a distributiva; sendo que ainda

    tem a terceira função que é a estabilizadora!

  • GABARITO: ERRADO.


    São três as funções e não duas, vejam:


    Função alocativa: visa à promoção de ajustamentos na alocação de recursos. É o Estado oferecendo determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não são providos pela iniciativa privada.


    Função distributiva: visa à promoção de ajustamentos na distribuição de renda. Os instrumentos mais usados para o ajustamento são os sistemas de tributos e as transferências.

    Função estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos. O campo de atuação dessa função é principalmente a manutenção de elevado nível de emprego e a estabilidade nos níveis de preços.


    FONTE: Professor Flávio Assis.


    Bons estudos!



  • Este assunto vem bastante explicado, no livro finanças públicas para concursos,  ao descrever as três funções, sendo a estabilizadora ,

    a função do Estado em interferir nas questões econômicas, por exemplo, por meio de entidades como o banco central.
  • Errado

     

    Não se restringe, pq além da função alocativa (promoção de ajustamentos na alocação de recursos) e da distributiva (promoção de ajustamentos na distribuição de renda), a atuação do governo também tem função estabilizadora (manter a estabilidade econômica).

  • Função :

     ALOCATIVA (promoção de ajustamentos na alocação de recursos) .

     DISTRIBUTIVA (promoção de ajustamentos na distribuição de renda).

    ESTABILIZADORA (manter a estabilidade econômica).

  • São 3 as principais funções econômicas exercidas pelo Governo nos tempos modernos:

    Função Alocativa;

    Função Distributiva;

    Função estabilizadora.

  • Errado!

    O examinador tratou das funções alocativa e distributiva e esqueceu da função estabilizadora.

    Nós sabemos que o governo também busca manter a estabilidade econômica e ainda busca fazer com que a economia cresça o máximo possível, de forma sustentada, claro.

    E essa função é exatamente a estabilizadora, que o examinador excluiu.

     

    Resposta: E

  • O Estado também deixou de ser provedor para ser regulador.

  • Gabarito Errado

    O governo deve fornecer EAD

    Estabilização

    Alocação de recursos

    Distribuição de Renda