SóProvas


ID
1762369
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

   Compreender a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura significa compreender o trabalho como princípio educativo, o que não significa “aprender fazendo”, nem é sinônimo de formar para o exercício do trabalho. Considerar o trabalho como princípio educativo equivale dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la. Equivale dizer, ainda, que nós somos sujeitos de nossa história e de nossa realidade. Em síntese, o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.
   O trabalho também se constitui como prática econômica, obviamente porque nós garantimos nossa existência, produzindo riquezas e satisfazendo necessidades. Na sociedade moderna a relação econômica vai se tornando fundamento da profissionalização. Mas sob a perspectiva da integração entre
trabalho, ciência e cultura, a profissionalização se opõe à simples formação para o mercado de trabalho. Antes, ela incorpora valores ético-políticos e conteúdos históricos e científicos que caracterizam a práxis humana.
   Portanto, formar profissionalmente não é preparar exclusivamente para o exercício do trabalho, mas é proporcionar a compreensão das dinâmicas sócio-produtivas das sociedades modernas, com as suas conquistas e os seus reveses, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem nunca se esgotar a elas.
(DOCUMENTO BASE Brasília/2007. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO.
http://portal.mec.gov.br/. Acesso em 8.11.2015)

O trecho que NÃO apresenta, no destaque, verbo em uma das suas formas nominais é

Alternativas
Comentários
  • Formas nominais dos verbos são aqueles que usamos sem a necessidade de flexão de modo ou tempo. Podem desempenhar funções de substantivo, advérbio e adjetivo. São elas: Gerúndio, Particípio e Infinitivo.

    A única opção que não há nenhuma das formas verbais é a letra D.

  • Formas Nominais dos Verbos
    As formas nominais do verbo são verbos que se comportam como nomes em certos contextos, no sentido de exercerem funções sintáticas próprias dos nomes substantivo, adjetivo ou advérbio.

    Exemplo: Pisar a grama é expressamente proibido. (Assim como o substantivo exerce função de
    sujeito, o infinitivo equivale a ele, pois exerce aqui função de sujeito.)

    O garoto veio em minha direção correndo. (Assim como o advérbio exerce função de adjunto adverbial de modo, o gerúndio equivale a ele, pois exerce aqui função de adjunto adverbial de modo.)
    Alberto é um homem marcado pela sorte. (Assim como o adjetivo exerce função sintática de adjunto adnominal, o particípio equivale a ele, pois exerce aqui função de adjunto adnominal.)
    Há apenas três tipos de verbos que se encaixam entre as formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio.

    A Gramática para concursos Públicos, Fernando Pestana; 2ª ed. 2015, pág. 436.

  • Infinitivo

    Particípio

    Gerúndio

  • O melhor cometário foi o do Dimas !!!