-
A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Devese ter o cuidado, portanto, de explicitálos em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
GAB. B
-
A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e
a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. ESSE SERIA O TEXTO CORRETO DO MANUAL DE REDAÇAO.
-
1.3. Formalidade e Padronização
A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
LETRA A- A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais.
LETRA B- A lisnguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais.
LETRA C- As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
1. A Impessoalidade.
LETRA D- A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.t
1.4. Concisão e Clareza
LETRA E- Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. O domínio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrência de nossa experiência profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.
Bons Estudos!
-
ainda nao entendi qual seria o erro da letra A... teria que saber o que diz, exatamente, o manual?
-
Texto da Questão (Letra A):
A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são alguns exemplos de regras de forma de apresentação gráfica a que as comunicações oficiais obedecem.
Texto do Manual de Redação:
A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.
(Cespe, parou a brincadeira!)
-
-
Uai, não era o Cespe que tinha questoes inteligentes? Da Fcc eu até esperava uma dessa A errada...
-
Ao POLICIAL NERD:
Estamos aqui para aprender, não simplesmente ' decorar". Aprovação em concurso não é decoreba. É dedicação, compreensão, estratégia e outros. Antes de vir aqui falar asneira, lembre-se de muitos colegas que estão começando o estudo.
-
Policial Nerd, um pouco mais de respeito aos que aqui participam, por favor!. Ao meu ver, a frase: são alguns exemplos de regras de forma de apresentação gráfica a que as comunicações oficiais obedecem, tem o mesmo significado de padronização, ou seja: se torna padronizado a apresentação gráfica a que as comunicações oficiais obedecem...
-
b) O emprego de linguagem técnica nas comunicações oficiais é permitido apenas em situações nas quais é indispensável.
A linguagem técnica deve ser empregada apenas(quando forem indispensável) em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado
-
a) Não confundir FORMA com PADRONIZAÇÃO. Escrever de acordo com a forma significa escrever de acordo com aquilo que é exigido pelo expediente, valendo-se dos atributos da Redação Oficial e da formalidade de tratamento. Padronização é a uniformidade desejável aos diferentes expedientes emitidos pela Administração Pública, de forma que tenham uma relação intríseca entre si. E o que confere essa padronização é justamente a clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto.
b) CERTO. Conforme o MRPR.
c) O MRPR não permite o uso de coloquialismos, regionalismos, vulgarismos, estrangeirismos, jargões técnicos et coetera, nas comunicações oficiais. Não existe padrão oficial de linguagem.
d) O cuidado na seleção dos assuntos a serem tratados está mais relacionado à concisão e à clareza. Escrever com impessoalidade significa, subjetivamente, dar ao assunto um caráter impessoal, não deixar indícios de marcas de pessoalidade de quem se comunica e observar a impessoalidade de quem recebe a comunicação.
e) Não é condição suficiente, uma vez que deverão ser observados outros aspectos relativos à Redação Oficial, inclusive seus atributos (formalidade, concisão, clareza [a revisão encontra-se aqui], impessoalidade, padrão culto da liguagem e uniformidade).
-
A) Errada
Manual de redação: "A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são
indispensáveis para a padronização."
B) Certa.
Manual de redação: "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso
indiscriminado."
FCC sáia da Cespe, pois ela não te perntence!!
-
confoRme o MRPR.
mas pensando bem, algumas vezes exige-se sim uma linguagem tecnica, imagene um juiz se comunicando com outro juiz, logico que deve haver uma linguagem técnica, ou dois engenheiros por exemplo.
-
Letra B.
c) Errado. Não existe um padrão oficial de linguagem em redação oficial.
Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.