-
Letra (d)
"O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O 'scorecard' cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa com os vetores desses resultados, os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos das pessoas na empresa inteira, para alcançar as metas de longo prazo."
Kaplan & Norton, 1997, p. 25
-
A letra "a" está errada porque as perspectivas ou vetores do BSC são:
- financeira;
- clientes;
- processos internos;
- aprendizado e crescimento.
-
Correta letra 'd'.
"Imagine dirigir um veículo e só ter à disposição o velocímetro. Você consegue saber a velocidade mas não sabe se o tanque está cheio ou quantos KM já rodou. Você precisa de uma série de indicadores que lhe possibilitem entender como seu carro está se comportando. É assim com as organizações". Para Kaplan e Norton, será necessário mais do que apenas monitorar os dados financeiros, devem entrar também os segmentos clientes, processos internos e crescimento. O BSC deve ser usado para:
1) clarificar e traduzir a visão e a estratégia;
2) Comunicar e ligar os objetivos estratégicos às medidas;
3) Planejar, estipular metas e alinhar as iniciativas estratégicas;
4) Aumentar o feedback estratégico e o aprendizado.
Rennó, 2015.
-
A alternativa D está realmente correta. Em prova é o que devemos buscar mesmo, a alternativa mais alinhada. Porém um examinador mais criterioso poderia considera-la incorreta já que a perspectiva crescimento é originalmente denominada APRENDIZADO e crescimento.
Somado a isso, sinceramente não vejo erro na C. O passo inicial do BSC é definir missão e visão. Sem isso o BSC não faz muito sentido.
Como administrador, odeio questões objetivas sobre administração hehehe.
-
Alguém poderia comentar o erro da letra E? Grata
-
Cleide Santos, acho que o erro da alternativa "e" é que o BSC não é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, e sim, ao planejamento estratégico, já que tal ferramenta faz parte da gestão estratégica, "dividindo" os objetivos estratégicos e a visão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico.
Espero ter ajudado.
Bons estudos a todos!
-
Gabarito: D
Complementando...
Expressão mnemônica sobre os quatro elementos do BSC:
FICLIPROCRE:
FI-->Financeiro;
CLI-->Clientes;
PRO-->Processos internos;
CRE-->Crescimento e Aprendizado.
-
Alguém poderia explicar o erro da letra C? Obrigada.
-
a) Na avaliação de desempenho do BSC, consideram-se os vetores pessoas, finanças, produção e vendas.correção: clientes, finanças, processos e aprendizagem e crescimentob) O BSC aplica-se fundamentalmente a aspectos financeiros e contábeis, tais como balanço, fluxo de caixa e índices, uma vez que esses aspectos condicionam aspectos intangíveis, como a definição da visão e da missão da organização.correção: existem outros vetores além do financeiro.c) O BSC é contraindicado em várias situações que envolvam a dinâmica do negócio, como, por exemplo, no caso de a missão e a estratégia não serem conhecidas, compartilhadas e entendidas.correção: o BSC é indicado em diversas situações, inclusive o mapa estratégico serve para tornar a missão e estratégias conhecidasd) De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento. > corretae) O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional fundamentada em um sistema de indicadores.correção: planejamento estratégico
-
Discordo do gabarito, aprendizagem e crescimento seria o correto. E na C como vamos colocar o BSC sem conhecer a missão e estrategia da organização?
-
a) o enunciado viajou, são 4 as perspectivas de avaliação, financeira, de clientes, processos internos e apredizado e crescimento (Kaplan e Norton). ERRADA
b) Estes são aspectos TANGÍVEIS. ERRADA
c) As empresas devem usar o BSC para realizar processos críticos, entre os quais, de classificar e traduzir a visão e a estratégia da empresa, portanto o enunciado da questão é absurdo! ERRADA
d) Rodrigo Rennó também incluí junto ao aprendizado a perspectiva de crescimento portanto CORRETA
e) ERRADA, o BSC é uma ferramenta para o CONTROLE ESTRATÉGICO, sendo, entre outras, a sua principal.
-
Letra D falou tudo ;)
-
Letra D.
Desta forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.
Desta forma, neste modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento
Prof. Rodrigo Rennó
www.estrategiaconcursos.com.br
-
não entendi o erro da C
"no caso de a missão e a estratégia não serem conhecidas, compartilhadas e entendidas" não só o BSC mas a maioria das ferramentas seriam contraindicadas, uma empresa com essas características não funciona!
-
Balanced Scorecard é uma ferramenta de controle estratégico. Que trabalha em quatro perspectivas:
- financeira
- clientes
- processos internos
- aprendizado e conhecimento
Macete:
APRENDI c/ o CLIENTE sobre o PROCESSO FINANCEIRO do BSC.
-
Com esse mnemônico do nosso colega Thiago eu consegui acertar a questão!!
O BSC é uma ferramenta que FICA PRO CRESCIMENTO
FInanceira
Cliente
Aprendizado
PROcessos internos
CRESCIMENTO
-
O X da questão é que ora se fala em traduzir a missão, ora se fala em traduzir visão.
-
Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração