GABARITO: "E"
O elemento central de processamento e armazenamento dos dados e informações na nuvem é o DATACENTER, conservando a estrutura de interligação em redes e a VIRTUALIZAÇÃO é o principal serviço de TI do DATACENTER. A virtualização é o elemento central da nuvem, na medida em que permite aperfeiçoar o uso dos recursos e viabilizar o modelo de computação sob demanda.
Com a virtualização tem-se a possibilidade de rodar (emular) vários sistemas operacionais em uma mesma máquina SEM a necessidade de sair do sistema operacional padrão (também chamado aqui de hospedeiro); é uma forma de abstrair o hardware de um único sistema operacional.
Para Waters (2007), virtualização é a tecnologia usada para criar uma camada de abstração entre o hardware e o software, possibilitando uma visão lógica dos recursos de hardware e permitindo que várias máquinas lógicas rodem em um único hardware.
É correto afirmar que há sistema operacional funcionando em uma máquina virtual no caso de sistemas operacionais Windows e Linux estarem instalados em um notebook e o usuário, tendo selecionado o Windows para iniciar o computador, poder, com o apoio de um software (como o VMware, executar simultaneamente o Linux.
Comentário 1:
Existem 2 grandes serviços de virtualização: VMWare e da Virtual PC. Trouxe um vídeo da VMWare animado para você, veja: https://www.youtube.com/watch?v=-9fcJ8KVeuw
Comentário 2 – Definições do próprio site da VMware
O que é virtualização?
Virtualização é o processo de criar uma representação de algo baseada em software (ou virtual), em vez de um processo físico. A virtualização pode se aplicar a servidores, armazenamento, aplicativos e redes e é a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade para empresas de todos os portes.
Benefícios da virtualização
A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI e, ao mesmo tempo, permitir uma economia significativa. A implantação de cargas de trabalho é mais rápida, o desempenho e a disponibilidade são maiores e as operações se tornam automatizadas. Tudo isso resulta em uma TI mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar. Os benefícios adicionais incluem:
Reduzir despesas operacionais e de capital.
Minimizar ou eliminar o tempo de inatividade.
Aumentar a produtividade, a eficiência, a agilidade e a capacidade de resposta da TI.
Aprovisionar aplicativos e recursos com mais rapidez.
Permitir a continuidade de negócios e a recuperação de desastres.
Simplificar o gerenciamento de data centers.
Crie um verdadeiro data center definido por software
A máquina virtual
Um sistema de computadores virtual é chamado de "máquina virtual" (VM, Virtual Machine): um contêiner de software rigidamente isolado que contém um sistema operacional e aplicativos. Cada VM em si é completamente independente. Colocar múltiplas VMs em um único computador permite que vários sistemas operacionais e aplicativos sejam executados em um só servidor físico ou "host".
Comentário 3 - Falando de forma que você entenda:
Bom eu trouxe todo um conceito para agregar valor e conhecimento, mas o que você precisava saber para matar essa questão é que ela gira em torno da palavra chamada VIRTUALIZAÇÃO.
A grosso modo seria um programinha que instalo no meu computador, chamado VMWare, Virtual PC (ou qq outro que faça virtualização) e dentro desse programinha eu crio máquinas virtuais, essas máquinas podem ter qualquer sistema operacional.
Então eu “entraria” no meu computador com o sistema operacional Windows por exemplo, abriria o programa VMWare, “ligaria” a máquina virtual com sistema Linux (seria como se fosse um computador virtual dentro de uma janela no meu computador real).
Conheça: www.visaoefoco.com.br