SóProvas


ID
1764361
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história registra.
Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.
As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local, sendo que nos três meses seguintes vários trabalhadores morreram em decorrência do contato com os materiais radioativos.
Entretanto, em virtude da propagação da nuvem radioativa, milhões de outras pessoas sofreram as consequências do contato com o iodo e o césio liberados na explosão, resultando em doenças e más-formações das pessoas nascidas de mães e pais contaminados. As áreas que mais foram afetadas foram a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, sendo que este último país concentrou 60% do pó radioativo em seu território. O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas lançadas pelos EUA ao final da II Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. (Mundo Educação)

No primeiro parágrafo do texto 2 há uma série de adjetivos; sobre um desses adjetivos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ocorrida, localizada e federada são adjetivos? Parece-me estranho... Em caso positivo, que tipos de adjetivos seriam?

  • Gabarito B. Conforme gramática Cunha e Cintra, adjetivos de relação estabelecem junto ao substantivo uma relação de tempo, de espaço, de matéria, de finalidade, de propriedade, de procedência. Os adjetivos de relação, derivados de substantivos, são de natureza classificatória, ou seja, precisam do conceito expresso pelo substantivo, restringindo-lhes, pois, a extensão do significado. Não admitem graus de intensidade e vêm normalmente pospostos ao substantivo. (CUNHA e CINTRA, 2014. Pag: 259, 260)

  • Douglas, é só você desenvolver esses termos: eles se transformam em orações adjetivas, portanto, têm função adjetiva. Veja:

     Ocorridas (QUE OCORRERAM)

    localizada (QUE SE LOCALIZA),

    federada (QUE É FEDERADA).

  • Orações reduzidas de particípio podem ser adjetivas.

  • A) ERRADA. ocorrida é um adjetivo não de caráter subjetivo, mas objetivo de sequência. Porque se trata de uma sequência de explosões, não dá margem para leitor interpretar de forma subjetiva (sequência de números? sequência do alfabeto?), é objetiva - sequência de EXPLOSÕES.

    B) CERTA. Usina de que tipo? Nuclear (adjetivo).

    C) ERRADA. Localizada refere-se à usina nuclear.

    D)  ERRADA. Federada é adjetivo da República.

    E) ERRADA. Maiores refere-se a acidentes.

  • Adjetivo de relação

    - possui aspecto objetivo, nunca opinativo.

    - deriva de um substantivo ( nuclear -> núcleo)

    -não admite variação de grau. ( não é possível mais nuclear, nem menos nuclear.)

  • Discordo, Rafael Carneiro. Acho que a banca coloca como adjetivo nas alternativas a fim de que sejam as primeiras a serem eliminadas. Oração reduzida de particípio é oração; se fosse adjetivo, teria tal nome. 

  • Acrescentando aos comentários.

    Tipos de adjetivo: Relacional: é aquele que é derivado de um substantivo por derivação sufixal, tem valor semântico objetivo, vem normalmente depois de um substantivo e nao varia em grau. Ex.: " o vinho chileno (do Chile) é ótimo". " a plataforma petrolífera (de petróleo) foi fechada"

    Fernando Pestana. A Gramática Para Concursos Públicos. 3 ed. p.219.

  • FGV= deveria ser VFG= vou foder geral

  • FGV= deveria ser VFG= vou foder geral

  • a) "Ocorrida" é um adjetivo objetivo (não exprime a opinião do autor).

    b) "Nuclear" é um adjetivo de relação (para identificar adjetivo de relação basta inserir o termo "MUITO" antes do adjetivo, se não tiver sentido, é adjetivo de relação - não faz sentido usina MUITO nuclear). Além disso, se refere ao termo "usina".

    c) "Localizada" se refere à usina nuclear.

    d) "Federada" se refere à República.

    e) "Maiores" se refere à acidentes.

    Abraços !!

  • Na  verdade Ueslei a sigla  é 

     

    Fodendo Geral de Verdade

  • Afinal, a relação é de matéria, finalidade ou propriedade?

  • Adjetivo de relação é aquele que a) tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista; b) é derivado por sufixação de um substantivo; c) vem colocado após o substantivo; d) não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado.

    Oremos!

  • Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história registra.

    “ocorrida” é um adjetivo de caráter subjetivo OBJETIVO que se refere a “sequência”;

    “nuclear” é um adjetivo de relação que se refere a “usina”; -> GABARITO

    “localizada” é um adjetivo de caráter objetivo que se refere a “Chernobyl” USINA;

    “federada” é um adjetivo que indica uma qualidade e se refere a “URSS REPÚBLICA”;

    “maiores” é um adjetivo com variação de grau que se refere a “químicos” e “nucleares ACIDENTES”.

  • ADJETIVO OBJETIVO ou DE RELAÇÃO

    1. INDEPENDE DE OPINIÃO
    2. VEM DEPOIS DO SUBSTANTIVO
    3. NÃO ACEITA O "MUITO"